Comportamento e educação financeira em pauta no Rio

Psicanalista propõe autoconhecimento para ter uma vida financeira melhor durante workshop que é destaque da Agenda Positiva esta semana

Se as crises também significam oportunidade, o brasileiro tem, neste momento, ótimas chances de aprender, de uma vez por todas, como cuidar das finanças pessoais e se preparar para um futuro mais promissor. Diante do cenário econômico turbulento, não faltam eventos que procuram indicar saídas para o desequilíbrio financeiro.

Nós mesmos aqui do ViDA & Ação realizamos, no último dia 15 de maio, o II SuperAção reunindo especialistas que abordaram a saúde mental e financeira. No domingo, a psicanalista Márcia Beatriz Prema Devi tratará do assunto em uma oficina no Leblon.

A campanha Mulher + Solidária do Hemorio, o já tradicional Ação Global na Unisuam e a ação Vem Viver o Sesc no Engenhão também estão na Agenda Positiva desta semana.

Boa leitura!

Circuito da Palavra abre espaço para educação financeira

Autoconhecimento, relações humanas, motivação, transformação pessoal e profissional. Estes são alguns dos temas tratados durante o Circuito da Palavra, encontro periódico ministrado pela pedagoga, psicanalista, jornalista e escritora Márcia Beatriz Prema Devi. Já realizado em diferentes palcos pelo Brasil, o evento propõe reflexões e abordagens sobre temas do cotidiano. O objetivo é ajudar o público a solucionar questões internas que têm reflexo no mundo externo. Neste domingo (27), o Circuito será realizado no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, das 9h às 18h, e o tema não poderia ser mais apropriado para o momento: Educação Comportamental e Financeira.

Estudiosa da educação e do comportamento humano, Prema Devi tem a palavra como ponto central de seus trabalhos e pesquisas.  A profissional, cuja primeira graduação se deu aos 13 anos, acredita na transformação por meio do exercício em que o silêncio e a expressão oral interagem e se complementam a favor da investigação individual, da auto-observação e da aprendizagem em amplo espectro.

O tema tem muito a ver com o que estamos passando nos dias atuais. A Educação Comportamental e Financeira atua, basicamente de duas maneiras: primeiramente, a proposta educacional é conduzir o ser humano a uma compreensão dele mesmo e com seus aspectos de vitimização, heroísmo, vilão, o que, muitas vezes, você traz para a própria personalidade e joga no exterior, seja na vida pessoal ou profissional. Como se programar ou se reprogramar para lidar com a vida financeira, seja ela abundante ou restrita?, diz Márcia.

Segundo a especialista, a economia é somente um reflexo de tudo o que está “se desmontando dentro do indivíduo”. Não é possível alinhar-se com a prosperidade quando não se está alinhado consigo mesmo, em função de comportamentos diversos e do próprio ego. “ É necessário descobrir como lidar com matrizes que são, ao mesmo tempo, seus campos de defesa e ataque”, diz Prema Devi.

Durante a oficina também serão abordados temas como a prosperidade comportamental e o impacto do Planejamento Financeiro Pessoal. As inscrições podem ser feitas pelo email pmendeshl@gmail.com. Outras Informações pelo telefone (21) 9.8830.7738.

 

Universidade participa da 27ª edição da Ação Global

A Unisuam participa neste sábado (26), da 27ª edição da Ação Global Nacional, que tem como objetivo proporcionar à população o acesso a serviços gratuitos de utilidade pública, além de ações socioeducativas e preventivas. O “mutirão de cidadania” com a participação da universidade acontece, das 9h às 16h, na quadra da escola de samba Salgueiro – Rua Silva Teles, nº 104, Andaraí, Zona Norte do Rio.  De acordo com Arapuan Netto, reitor da instituição, é um orgulho participar mais uma vez da Ação Global, evento que vai ao encontro da missão da universidade, que é contribuir para a transformação social do país.

Além de serviços como emissão de documentos (certidão de nascimento, RG, CPF e título de eleitor), os participantes poderão ser avaliados gratuitamente, e encaminhados a tratamentos,  da dor lombar crônica, oferecidos pelo curso de Fisioterapia da Unisuam. Com a presença do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição, o público receberá atendimento jurídico, especialmentenas áreas de Direito da Família, Trabalhista e Previdenciário.

Numa ação educativa sobre saúde alunos do curso de Biologia irão orientar sobre as principais doenças causadas pelo contato e pela ingestão de água contaminada, oferecendo, ainda, conhecimento sobre os parasitas intestinais. Já os integrantes dos cursos de Nutrição e Educação Física vão oferecer orientação nutricional, avaliação física e orientações básicas para a prática de exercícios. Serão apresentadas também palestras sobre dores crônicas, além de atendimentos individuais aos interessados, por meio dos professores do curso de Mestrado em Ciência da Reabilitação.

Desde 1991, a Ação Global Nacional já prestou mais de 46 milhões de atendimentos e serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de saúde. Baseado nos princípios de informação e de mobilização como estratégias de inclusão e cidadania, a iniciativa é considerada a maior mobilização de responsabilidade social do país.

Engenhão terá megaação do Sesc

Com objetivo de promover entretenimento, prática esportiva e atendimentos de saúde gratuitamente, o Sesc RJ proporcionará uma série de atividades educacionais e recreativas neste sábado (26). A expectativa é receber até 15 mil pessoas entre 9h  e 14h no Vem Viver o Sesc no Estádio Nilson Santos (Engenhão), no Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro. São mais de 40 atividades das áreas de Esporte e RecreaçãoCultura, Meio Ambiente, Assistência, Educação, com ações socioculturais e recreativas para adultos e crianças.

Na área de saúde, serão disponibilizadas consultas para orientação nutricional com profissionais de nutrição do Sesc RJ. Também haverá orientação sobre escovação e fluoretação adequada. O público presente também poderá aferir pressão arterial, glicose e colesterol além de receber outras dicas de saúde no “Horóscopo da Saúde”, atividade com interação com o público sobre temas diversos de saúde, doença, tratamento, dieta, vacinação, etc. Quem participar das ações de saúde, poderão ainda ser contemplado com a Sopa Amiga, alimento que será distribuído de forma controlada aos participantes do evento.

Como missão, o Sesc visa estimular práticas socioambientais nos indivíduos e comunidade, para isso, realizará a Oficina de Plantio de mini rosas, no qual participantes conhecerão todo o processo para o plantio de rosas; Oficina de bijuteria com reaproveitamento de jornais e revistas, incentivando a reciclagem e a reutilização do papel, bem como o não desperdício do mesmo, além de promover a apresentação “O som do lixo”, com músicas que falam sobre meio ambiente executadas ao vivo com instrumentos feitos com material reaproveitado.

A programação completa poderá ser conferida no site http://www.sescrio.org.br.

Mulher + Solidária: por mais doadoras de sangue

Thalita Rebouças é madrinha da campanha Mulheres + Solidárias
A escritora Thalita Rebouças é a madrinha da campanha este ano (Foto: Divulgação)

Termina nesta sexta-feira (25) a nova campanha do Hemorio lançada esta semana para atrair doações de sangue para o principal hemocentro do estado. É mais uma edição da campanha Mulher + Solidária, que busca aumentar o número de doadoras de sangue. A escritora Thalita Rebouças é a madrinha da edição 2018, que celebra também os 15 anos da campanha. “Eu amo doar sangue. Faço isso desde os 18 anos. E o que eu puder fazer para ajudar a divulgar esse ato de amor, eu faço com prazer. Bora doar!”, convoca da autora de livros infanto-juvenis.

Nestes últimos 15 anos, atrizes como Letícia Spiller, Cleo Pires, Luiza Brunet, Maitê Proença, Cacau Protásio, Suzy Rego, entre outras, cederam sua imagem para apoiar a causa. Para esse ano, a meta do hemocentro é ter 50% de doadoras, entre o total, superando a representação do público feminino do ano passado, que foi de 41% dos voluntários. “Hoje temos 41% de mulheres entre os doadores, em 2011 eram 32%”, afirma  a enfermeira Neusimar Carvalho, chefe responsável pelo setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio.

Durante os três dias da campanha, o salão de doadores da unidade recebe decoração especial e uma programação pensada para elas. Estão previstas palestras sobre violência contra a mulher, aulas de artesanato e confecção de sabonetes, bazar solidário, aula de auto-maquiagem, apresentação de dança do ventre, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e dicas de nutrição e, ainda, a distribuição de mudas de plantas, doadas pelo projeto Replantando Vida, da Cedae. A ação tem apoio da Cruz Vermelha e do Instituto Arcádia.

Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.  Não é necessário estar em jejum.  O voluntário deve evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes de comparecer ao hemocentro. Mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes por ano. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08, Centro, e funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.  Mais informações pelo Disque Sangue: 0800 282 0708.

Mostra fotográfica revela projeto de inclusão na Fiocruz

Norma Maria, idealizadora do projeto, com o filho, Kevyn Johnson Crédito: Jeferson Mendonça

A partir desta quinta-feira (24) até o dia 16 de junho a exposição fotográfica ‘Projeto Marias”, em cartaz na Fiocruz (Centro de Recepção do Museu da Vida – Av. Brasil, 4,365, Manguinhos, Zona Norte do Rio) o público poderá conhecer parte da potência do trabalho idealizado pela psicopedagoga Norma Maria, cujo objetivo é oferecer informação para famílias em que há pessoas com deficiências e necessidades especiais. A iniciativa propõe ações que ampliem o acesso dessas famílias à saúde e educação, assim como ao mercado de trabalho e outros direitos de cidadania já garantidos por lei.

O “Projeto Marias” compõe uma rede de apoio para mães e familiares, e atualmente também oferece atividades de reforço escolar para crianças com dificuldade de aprendizagem. As  ações do projeto contam com participantes de outros locais do Rio de Janeiro, não se restringindo aos moradores de Manguinhos.

As imagens em exposição foram feitas por Jeferson Mendonça e Leo Salo, da própria Fiocruz, que desde 2016 registram ações desenvolvidas pelo projeto, fruto da parceria entre a ASFOC-SN, o Museu da Vida, o Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e o Coletivo Experimentalismo Brabo.

Palestra gratuita sobre a tireoide

Endocrinologista do Centro Médico do Hospital Pró-Cardíaco, a médica Dhiãnah Santini ministra a palestra “Como a Tireoide Pode Influenciar a sua Qualidade de Vida” nesta quinta-feira (24), a partir das 8h30, no auditório do hospital. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da mobilização em torno do Dia Internacional da Tireoide (25 de maio). A inscrição para participar da palestra é gratuita e pode ser feita pelos telefones (21) 2717-2990 ou (21) 99988-8082; ou pelo email procardiaco@nytyeventos.com.br.

 *Com assessorias

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais