Conexão do Bem visita hospitais públicos do Rio

No ar no “Zorra” e  na série “Pais de primeira”, George Sauma retorna ao cortejo de voluntários para visitar três hospitais públicos do Rio. Veja outros destaques do roteiro de Boas Ações

Rosayne Macedo

No ar no “Zorra” e  na série “Pais de primeira“, George Sauma retorna ao cortejo hospitalar da Conexão do Bem, do qual participou em sua criação, em 2012. Nos dias 22, 23 e 27 de novembro o ator se unirá aos integrantes da ONG para realizar o tradicional cortejo musical nos hospitais públicos Albert Schweitzer (Realengo), Hospital da Lagoa e Hemorio (Centro).

Músico e dançarino, Sauma compôs “Se não tiver amor“, tema de abertura da série que estreia dia 25 na TV Globo – e que já foi incorporada ao repertório da ONG desde setembro. A Conexão do Bem é um projeto social que surgiu do desejo de criar maneiras de inspirar as pessoas a viver, lançando um modelo de intervenção hospitalar que combina diversas expressões artísticas.

Dia da Consciência Negra com filme infantil

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a ONG Favela Mundo vai promover sessões gratuitas do filme “Dudu e o Lápis Cor da Pele”, de Miguel Rodrigues, na Rocinha e na Cidade de Deus, nesta quinta-feira, 22 de novembro.

O longa conta a história de um menino negro que, ao colorir um desenho da própria família, encontra um grande dilema: a professora o manda usar o lápis cor da pele. Sem entender por que um lápis de cor bege é referência de cor da pele, Dudu embarca em uma aventura para descobrir quem afinal tem esta cor, já que a cor clara não representa a pele dele, nem a da própria família.

As exibições gratuitas, seguidas de debate, acontecerão no EDI Sra. Perciliana de Alvarenga, na Cidade de Deus, às 10h e na Biblioteca Parque da Rocinha, às 14h, para cerca de 600 crianças e adolescentes atendidos pela Favela Mundo nas comunidades.

O projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lamsa e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.

Laboratório leva ação social a escola

A Escola Municipal Vitor Meireles, localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, irá receber a 12ª edição da Ação Comunitária Merck. Durante todo o dia 24 de novembro, sábado, as comunidades localizadas próximas à escola terão atendimentos gratuitos relacionados à saúde, cidadania e artes.

As novidades deste ano são o serviço de vacinação contra HPV e febre amarela, que será realizado em parceria com o Instituto Vencer o Câncer e a Secretaria Municipal da Saúde do Rio (SMS), e a Feira de Adoção de animais em parceria com a ONG Amor Peludo Rio de Janeiro.

A vacina do HPV, realizada em duas doses, protege contra vírus que provocam cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Meninas de 9 aos 14 anos e meninos de 11 a 14 anos poderão receber a imunização. É necessário a apresentação da carteira de vacinação para a aplicação da segunda dose.  Já a vacina da febre amarela pode ser tomada a partir dos 6 meses e são necessárias duas doses, com intervalo de 10 anos, para imunizar. A administração das vacinas poderá não ser realizada no caso de existência de eventual contraindicação.

Além disso, a população contará com outros serviços de saúde, como dosagem de glicemia e colesterol, exames oftalmológicos, medição de pressão arterial e IMC (índice de massa corporal). Os interessados também contarão com os serviços que serão fornecidos pelo Tribunal de Justiça do Rio, como registro de nascimento tardio, reconhecimento de paternidade/maternidade e conversão de união estável em casamento.

A Defensoria Pública também estará presente realizando trabalhos em prol da comunidade, entre eles serviços de habilitação de casamento e orientação jurídica em geral (exceto trabalhista) e segunda via de documentos, como carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito – inclusive de outros estados. A Operação Lei Seca também participará da ação realizando atividades de conscientização sobre o tema.

Já as atividades culturais contam com oficinas de brinquedos recicláveis, brinquedoteca, ateliê de artes e atividades físicas. Desde 2006, quando foi realizada a primeira edição da Ação Comunitária da Merck, mais de 25 mil pessoas já se beneficiaram das atividades realizadas.  Os atendimentos são limitados à disponibilidade e serão realizados por meio de senhas individuais, entregues a partir das 9h.

Orquestra faz apresentação única

O Palácio São Clemente será palco de concerto gratuito dos jovens músicos da Orquestra Instituto GPA. A apresentação está marcada para dia 24 (sábado), às 18h, e também contará com exibição solo do contrabaixista Waldir Bertipaglia. O espaço é o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro e tem capacidade para 200 pessoas. O evento é aberto ao público, com entrada por ordem de chegada.

O concerto apresenta clássicos de Mozart, Benjamin Britten e Giovanni Bottesini. Além desse repertório, a orquestra também executa músicas de famosos compositores sul-americanos, como o argentino Astor Piazzolla e o brasileiro Villa-Lobos.

Com quase duas décadas de existência, a orquestra é um dos programas socioculturais do Instituto GPA, braço social do GPA, e tem como objetivo fortalecer o aprendizado musical como ferramenta de transformação e desenvolvimento social. O grupo acumula quase mil apresentações, com público superior a 477 mil pessoas.

A apresentação da Orquestra Instituto GPA no Palácio São Clemente é uma parceria com o “Música no Museu”. Inspirado em grandes instituições mundiais de cultura, desde 1997 o projeto realiza concertos gratuitos em diversos espaços no Brasil e também no exterior.

Baía da Ilha Grande festeja 6 anos de projeto ambiental

O Projeto BIG 2050 e a Iniciativa BIG 2050 apresentam seus resultados em um grande evento que acontece nos dias 27 e 28 de novembro, em Angra dos Reis (RJ). São 6 anos atuando  para promover a conservação e o uso sustentável da Baía da Ilha Grande (BIG), uma das baías mais belas e turísticas do país. Ao longo deste período, foram criados 13 empreendimentos, ideias e projetos acelerados pelo Desafio BIG 2050. 
Na ocasião, serão divulgadas informações recém-atualizadas da saúde ambiental a partir do monitoramento da iniciativa, nomeado de “Radar BIG”, que revelou, por exemplo, uma piora na balneabilidade das praias da região. Será demonstrada a importância desta Iniciativa como exemplo para outras regiões litorâneas em referência, por exemplo, aos Compromissos Voluntários assumidos pelo Brasil na Conferência dos Oceanos na ONU, em 2017.
Nesta iniciativa, a gestão costeira e marinha passou a ser uma das prioridades do MMA, inclusive no desenvolvimento de uma estratégia nacional para combater o problema do lixo no mar. A cerimônia contará com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente, da FAO Brasil, da Secretaria do Estado do Ambiente e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A iniciativa conta com recursos do Global Environment Facility (GEF).

Rio receberá Fórum de Tecnologia em Sustentabilidade

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realiza no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29, o 1° Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS).

Nos dois dias do evento, realizado com o Centro Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade, em parceria com o Museu do Amanhã, especialistas discutirão o papel da inovação e da tecnologia no desenvolvimento sustentável.

Os painéis terão a participação de representantes de governos, da sociedade civil, do setor privado, da academia e de organismos internacionais, e debaterão desafios e oportunidades para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável, visando a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a proteção ambiental.

Outros temas a serem discutidos incluem educação e trabalho para um mercado inovador, agroeconomia, segurança alimentar e infraestrutura sustentável. Serão apresentados exemplos de projetos e iniciativas que dialogam com a temática do evento. Toda a programação tem como base o cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O FITS tem o patrocínio da GIZ (Agência de Cooperação Alemã no Brasil), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), do grupo italiano Terna e da companhia de energia elétrica Furnas. A inscrição é gratuita. Clique aqui para acessar a programação completa.

EM SÃO PAULO

Instituto Projeto Neymar Jr. promove concerto solidário

Grandes nomes da música nacional brasileira estarão reunidos na segunda edição do Concerto Feliz Natal Brasil – Believe interpretando as mais lindas canções natalinas. O evento é promovido pelo Instituto Projeto Neymar Jr. e WNB Produções, e acontece dia 27 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 15 de novembro, pelo site Ingresso Rápido. Os valores vão de R$50 a R$200, dependendo do setor.

O show será comandado pelo maestro Cláudio Cruz, artista renomado que já regeu orquestras pelo mundo e teve indicações ao Grammy. Ele conduzirá um coral de 250 vozes e mais de 100 músicos da Orquestra Jovem de São Paulo. Para acompanhá-los, os artistas convidados, Agnaldo Rayol, Alexandre Pires, Aline Barros, Caio Duran, Carmen Monarcha, César Menotti e Fabiano, Chitãozinho e Xororó, Israel Novaes, Iza, Ludmilla, Thaeme e Thiago, Joelma, Matheus e Kauan, Solange Almeida, Wanessa e Xand Avião.

O evento terá toda renda arrecadada revertida para o Instituto Projeto Neymar Jr., associação sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar as oportunidades de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. “Eu e minha família ficamos muito felizes em ver tantas pessoas unidas pela mesma causa. Esperamos que a segunda edição seja um sucesso ainda maior”, conta Neymar Jr., idealizador do projeto e responsável pela criação do Instituto. O especial será exibido pelo SBT no dia 25 de dezembro.

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.