Confinamento forçado não é motivo para relaxar

Personal trainers, academias e apps oferecem exercícios online para incentivar as pessoas a manter treino em casa. E o melhor: tudo de graça!

Redação
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A pandemia mundial do coronavírus impôs uma nova rotina de vida aos brasileiros, que passa, principalmente, pela adoção do isolamento social, uma das fundamentais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a propagação do vírus. Esta realidade está fazendo com que muitos brasileiros se adaptem temporariamente a um novo estilo de vida. Para quem pratica atividade física, permanecer ativo é crucial neste momento de incerteza.

Diante desse novo cenário, muitas pessoas encontram um desafio para se manterem ativas mesmo “trancadas” dentro de casa. “Exercício físico ajuda na saúde do corpo como um todo e é uma excelente estratégia para aproveitar o tempo ocioso e se manter ativo”, informa o educador físico Persio Schiapim, da Scelta, academia parceira da ClassPass, rede mais flexível do mundo de experiências de fitness e bem-estar .

O  personal trainer defende que, em períodos reclusos em casa, as pessoas podem e devem manter suas rotinas de atividades físicas com treinos adaptados para essa realidade temporária. Segundo ele, além de manter o corpo ativo, o exercício é fundamental para equilibrar a saúde mental, especialmente nesse momento de tensão. Schiapim reuniu algumas orientações e dicas sobre atividade física em tempos de coronavírus:

Academia ou atividades ao ar livre?

As recomendações de quais espaços são aptos para a utilização ou não dos praticantes ainda depende da situação de cada região do País e do mundo. Em algumas cidades,  os estabelecimentos estão fechados, o que impossibilita as atividades nesses locais. Em situações de quarentena como na Itália ou Espanha, por exemplo, a restrição implica que a pessoa tenha interação com outras apenas em situações imprescindíveis como ir ao supermercado e à farmácia.

Segundo o profissional, para se exercitar em casa, as modalidades variam conforme o interesse de cada pessoa. Algumas atividades, no entanto, são mais indicadas, pois são mais fáceis de serem feitas com segurança na ausência de um profissional especializado e equipamento adequado. Yoga, Funcional, HIIT, Meditação e Alongamento são boas opções nesse caso, pois não precisam de aparelhos específicos, e é possível treinar com a ajuda de aulas online.

Nas academias e estúdios

Caso a pessoa esteja em uma região em que ainda não foi escalado um fechamento dos lugares públicos, Schiapim recomenda seguir as orientações da OMS para higienização pessoal e do espaço do treino. As regras são as básicas:  lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool em gel, higienização constante dos aparelhos e cuidado com as mãos no rosto, especialmente nariz e boca. Também é importante respeitar o espaço de distância entre as pessoas recomendado pelos órgãos de saúde. Por esse motivo, o ideal é evitar aulas que tenham contato, como os treinos coletivos.

Apps são importantes para monitorar a saúde

Em tempos modernos, a tecnologia é uma grande aliada da saúde e do condicionamento físico. De acordo com a consultoria GfK, 29% das pessoas que malham utilizam aplicativos móveis e dispositivos vestíveis para monitorar a própria saúde. De acordo com a pesquisa, realizada com pessoas em 16 países, o Brasil já está lado a lado com os Estados Unidos quando o assunto é o uso destes recursos.

“As videoaulas são uma excelente opção para se manter em movimento nesse período”, aconselha o personal. Hoje em dia temos muito conteúdo gratuito disponível nas redes. A plataforma ClassPass, por exemplo, possui uma série de atividades em áudio e vídeo sem custo. “Qualquer pessoa tem acesso gratuito às videoaulas em nosso aplicativo. Além disso, estamos indicando aulas de nossos parceiros que também estão disponibilizando conteúdo para as pessoas se manterem ativas por meio das redes sociais da marca”,  detalhou Diou Faria, diretor de Marketing da plataforma no Brasil.

Por isso, a Life Fitness oferece a plataforma Digital Coach, produto já utilizado pelas academias, também ao consumidor final com treinos diários gratuitos por tempo limitado. O praticante pode realizar em qualquer ambiente da casa um treino diferente. Os exercícios estão disponíveis na plataforma a partir do preenchimento de um formulário instantâneo e podem ser acessados via desktop ou mobile. O Digital Coach reúne treinamentos em vídeos que utilizam o peso corporal e habilidades como força e flexibilidade.

Acesse ostreinos do Digital Coach da Life Fitness pelo site
https://go.lifefitness.com/wod?utm_source=instagram&utm_medium=post&utm_campaign=wod