Confira o roteiro especial de Boas Ações da Semana Mundial do Ambiente

Plantio de árvores nativas na Floresta da Tijuca; limpeza de praias cariocas e distribuição de cartões com sementes de árvores são algumas das iniciativas

Redação

No dia 5 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estipulada pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 1972, para dar mais visibilidade aos problemas ambientais. A data é uma oportunidade para todo o conjunto da sociedade refletir sobre sua relação com a natureza e como reverter o seu atual quadro de degradação

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental estão diretamente relacionados com o futuro das próximas gerações. E, especialmente, com a saúde do planeta e de cada indivíduo. ViDA & Ação, que também celebra três anos nesta data, reuniu uma série de Boas Ações neste roteiro especial comemorativo para a Semana Mundial do Ambiente. Confira e se engaje em uma boa causa pela natureza. A sua própria saúde também agradece!

Parque Nacional da Tijuca ganha 300 mudas de árvores nativas

Os quase quatro mil hectares de floresta do Parque Nacional da Tijuca (PNT) são um símbolo de que quando a sociedade se mobiliza, é possível salvar a natureza. Dando continuidade ao processo de reflorestamento iniciado há dois séculos, voluntários se reúnem neste sábado, 1º de junho, no casarão do Parque Lage, para o plantio de 300 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Serão plantadas mudas das seguintes espécies: Pau-rei (Basiloxylon brasilienses), Cutieira (Joanesia princeps), Pau d’alho (Gallesia intergrifolia), Paineira (Ceiba speciosa), Aldrago (Pterocarpus violaceous), Carrapeta catiguá (Trichilia silvatica), Mamão jaracatiá (Jacaratia spinosa) e Embiruçu (Pseudobombax grandiflorum).

O evento promovido pelo Instituto Conhecer para Conservar, do Grupo Cataratas, tem parceria com a Prefeitura do Rio e dos Escoteiros do Brasil, em comemoração às ações da Semana Mundial do Meio Ambiente que acontecem em todos os ativos da empresa (Parques Nacionais do Iguaçu, Marinho de Fernando de Noronha, AquaRio, RioZoo e outros). Todas as iniciativas têm vínculo com o tema da ONU deste ano, que propõe ações de combate à poluição atmosférica.

Desde que assumiu a concessão de Paineiras Corcovado, em 2016, o Grupo Cataratas realizou o plantio de mais de duas mil mudas em ações de reflorestamento do Parque Nacional da Tijuca. Metade das mudas plantadas neste sábado foram doadas pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria do Meio Ambiente.

Limpando e reciclando as praias do Rio

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ortobom participa do evento ‘Limpando & Reciclando’, neste sábado (1º de junho). A ação tem como objetivo conscientizar o público sobre o descarte correto do lixo, destacando a importância da sustentabilidade.

O evento acontece em quatro pontos diferentes da orla do Rio de Janeiro: Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Recreio. Sacolas recicladas e luvas serão distribuídas para coletar o máximo de resíduos das areias cariocas que serão reaproveitadas a fim de evitar o descarte em aterros sanitários.

Com 15 anos, o ‘Limpando & Reciclando” traz uma novidade nesta edição. A Associação dos Recicladores do Rio de Janeiro esteve em Copacabana recebendo e separando resíduos coletados e reaproveitando o máximo de lixo recolhido junto com os organizadores do evento. A atividade acontecerá das 16h às 18h.

Ação contra desperdício de alimentos em ponto turístico

O desperdício de alimentos é um dos grandes vilões do meio ambiente e impressiona pelos números: por ano, cada brasileiro desperdiça mais de 41 quilos de alimentos. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a cada ano, os alimentos produzidos no mundo e que não são consumidos causam um gasto de água equivalente à vazão do rio mais longo da Europa, sendo responsável por gerar 3,3 bilhões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Diante desses dados, o Grupo Cataratas — principal concessionária de turismo sustentável doBrasil — sugere uma reflexão durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, para que os visitantes das atrações turísticas adotem novos hábitos de consumo que impactem menos no meio ambiente.

Uma das atrações geridas pela empresa, o Centro de Visitantes Paineiras, no Rio de Janeiro, realizará uma oficina gratuita de aproveitamento integral de alimentos. Comandada pela bióloga Danielle Souza, do projeto Favela Orgânica, a ação acontece no dia 6 de junho, a partir das 10h.

Na ocasião, será mostrado como aproveitar integralmente os alimentos, já que cascas, caules, talos, folhas, ramas e sementes podem ser transformadas em deliciosas e nutrientes receitas e também utilizáveis no processo de compostagem, que ajuda a ter legumes, verduras de melhor qualidade.

Virada Sustentável no Rio já tem data marcada para outubro

De 18 20 de outubro o Rio de Janeiro vai receber o maior festival de cultura da sustentabilidade do Brasil e a cidade será ocupada por centenas de atrações e atividades durante a terceira edição da Virada Sustentável RJ. A plataforma tem como objetivo aumentar o engajamento da sociedade em relação à sustentabilidade, unindo causas e organizações transformadoras. O festival busca unir causas e organizações transformadoras, proporcionando uma virada de consciência na população.
Neste ano, a Virada Sustentável Rio de Janeiro será realizada em mais de cem locais da cidade e a previsão é de que pelo 60 mil pessoas sejam impactadas. A programação reúne atrações culturais, apresentações musicais, atividades infantis, shows, performances, atividades de bem-estar e saúde, oficinas, rodas de conversa e painéis de conhecimento com temas relevantes no cenário atual da sustentabilidade, conduzidos por formadores de opinião reconhecidos nacionalmente.

PELO PAÍS

Rede distribui cartões para plantar árvores

Do dia 1º ao 5 de junho, a Bio Mundo, rede de lojas que busca gerar saúde e bem estar por meio de produtos saudáveis, realiza uma campanha para conscientizar seus clientes da importância de cuidar do Meio Ambiente.

Para celebrar a data, durante os cinco dias da campanha os clientes que fizerem compras acima de R$ 60 nas unidades da Bio Mundo vão ganhar um cartão para plantar. Os produtos feitos de papel semente são nas opções tomate, cenoura, margarida e almeirão.

A forma de plantar as sementes é simples. Basta picar o cartão, molhar com água e enterrar o papel na terra. Em 20 dias já devem aparecer os primeiros brotos.

NA INTERNET

Tudo começa com uma semente

O Hurb, agência online de viagens líder nacional, entrou nessa corrente ecológica e, em parceria com a empresa Ecooar Biodiversidade, lançou no seu site a campanha: ”Tudo começa com uma semente”. O viajante poderá adquirir no site um “pacote” para a compra de uma muda de árvore, pelo valor de R$ 48. Todo o valor arrecadado com esse pacote será repassado para a empresa parceira Ecooar, para o plantio em áreas de preservação permanente, previamente estabelecidas.

O Hurb enviará para a Ecooar todas as informações de compra dos seus clientes (e-mail, nome, quantidade de árvores compradas por cada usuário).  Em seguida, o viajante receberá um e-mail com a espécie da árvore que será plantada e, em até 90 dias após o e-mail de confirmação da espécie, os dados referentes ao plantio (localização e certificado) serão enviados para cada usuário. Para participar, basta acessar a página da agência de viagens.

Da Redação, com Assessorias

 

In the news
Leia Mais