Pais, que tal lerem mais com e para seus filhos?

Neste Dia dos Pais, confira dicas de 24 livros e audiolivros para cada estilo diferente de pai

O Dia dos Pais no Brasil é celebrado tradicionalmente no mês de agosto. A data foi importada pelo publicitário Sylvio Behring, com base em modelo norte-americano. Neste período completamente atípico de isolamento social, um bom livro é mais que um presente, é um gesto de carinho, uma forma de dizer muito obrigado por tudo e de reforçar a relação entre pais e filhos.

Cada pai é único, tem estilos, rotinas e visões de mundo diferentes. Existem infinidades de figuras paternas, como: o pai aventureiro; clássico; escritor; espiritualizado; religioso; despojado; profissional; radical; super família; aquele que ama viajar, entre outros! 

É por isso que, neste Dia dos Pais, 9 de agosto, eles merecem presentes que combinem com suas personalidades e, melhor que isso, que se encaixem no dia a dia. Para surpreender aquele que se ama nessa data tão especial, listamos 10 tipos de pais e sugerimos alguns livros que combinem com o jeito dele de ser. Veja qual combina melhor com o seu e surpreenda o paizão com a literatura:

RADICAL

 A Isca: esse é o tipo de pai que adora uma adrenalina e enfrentar novos desafios no dia a dia. Ele tem espírito livre e ama desbravar tudo de novo que o mundo pode oferecer! Para esse tipo de pessoa, indicamos o livro A Isca, do autor João Pedro Portinari Leão. Essa obra baseada em fatos reais, mostra a história de João Tubarão, que saiu para velejar em Búzios (RJ) num dia de sol e muito vento. O que ele não sabia é que aquela véspera de feriado de Tiradentes traria o maior desafio pelo qual passaria na vida: sobreviver ao ataque de um tubarão-branco de quase quatro metros de comprimento.
Onde comprar: Amazon | Disponível na versão física e em e-Book.

VIAJANTE

Cinco Máscaras: com certeza é aquele tipo de pai que ama conhecer novos lugares, que nunca recusa um bom passeio e menos ainda, uma viagem. Ele é curioso e sempre se surpreende ao conhecer uma nova cidade ou país. O pai que, mesmo em época de isolamento, permite-se viajar pelo universo das palavras e conhece novos mundos sem sair do conforto do lar. Para os papais viajantes, indicamos o livro Cinco Máscaras, do escritor Carlo Antico. Nesse livro, conhecemos o vexilologista, Prince Lafitte, que acabou de perder uma de suas melhores amigas para o câncer e descobre que outro amigo está na mesma situação. A única chance de Prince salvar seu amigo é seguir as pistas espalhadas pelo mundo, usando todo o seu conhecimento sobre bandeiras, e reunir as cinco máscaras, as chaves que abrem o tesouro escondido para, enfim, encontrar a cura da doença. Ele embarcará em diversas viagens para encontrar o que precisa.
Onde comprarAmazon | Disponível na versão física e em e-Book.  

RELIGIOSO

Homem do Reino : Esse é o pai esperanço, repleto de fé e acredita nos dias melhores que virão. Também é muito protetor e zela pela família. É aquele pai que não mede esforços para a segurança e bem-estar daqueles que ama. Ele sempre tem uma oração para proteger os filhos e aprofundar a comunhão com Deus.  Então, para esse tipo de figura paterna, sugerimos o livro Homem do Reino, publicação da Editora Mundo Cristão. Esse título desperta reflexões sobre os problemas do homem na sociedade atual, sempre apontando para soluções que a palavra de Deus oferece.
Onde comprar: Amazon | Disponível na versão física e em e-Book.   

HISTORIADOR

 IV – Melpômene: esse pai se amarra em uma boa história, principalmente se for fatos reais, mas também encara de braços abertos uma boa ficção. Ele ama estudar a antiguidade para compreender melhor o mundo a sua volta. Para esse tipo de pai, sugerimos o Livro IV – Melpômene, escrito por um dos maiores pesquisadores da humanidade, Heródoto Halicarnasso e publicado pela Editora Edipro. Esse clássico narra a expansão do Império Persa na Ásia e traz detalhes sobre a cultura dos citas e líbios. Heródoto registra os costumes e os hábitos desses povos centrando-se em suas práticas cotidianas.
Onde comprar: Amazon Disponível na versão física.Espiritualizado

 ESPIRITUALIZADO

Desperte sua Vitória: com certeza esse é o pai “good vibes“, que busca um caminho suave e cheio de luz para trilhar a vida. Ele está sempre antenado nas palavras que usa, nas energias e vibrações do ambiente, e no que ele atrai para o dia a dia. Para esse tipo de pessoa, indicamos o livro Desperte sua Vitória, escrito pelo best-seller William Sanches e publicado pela Luz da Serra Editora. William apresenta métodos poderosos para destravar as crenças limitantes e criar uma nova realidade. Além disso, ao longo dos capítulos ele mostra conceitos e técnicas para que todos possam reprogramar a mente e mudar completamente o modo de vida. E tudo isso de uma maneira fácil, prática e leve.
Onde comprar: Amazon Disponível na versão física e e-Book.  

ESCRITOR

Copywriting: o tipo de pai que ama escrever, desde um bilhetinho até um livro enorme. É aquele sonhador que expressa tudo o que sente por meio das palavras e nunca se cansa de escrever, seja para aqueles que ama ou no trabalho. Para essa figura paterna, indicamos o livro Copywrintingdo autor Paulo Maccedo. Essa obra ajudará a desenvolver técnicas únicas de escrita, além de aumentar o poder de comunicação e ensinar a desenvolver discursos altamente persuasivos e vendedores.
Onde comprar: Amazon Disponível na versão física e e-Book.   

SOCIÓLOGO

A ética protestante e o espírito do capitalismo: aquele pai curioso e questionador. Está frequentemente estudando a sociedade para compreende-la melhor. Ele é engajado na história econômica, da ação de grupos sociais motivadas por crenças culturais, conceitos religiosos, etc. Sem dúvidas, para esse tipo de pai indicamos o lançamento da Editora Edipro, A ética protestante e o espírito do capitalismo, clássico livro de Max Weber, um dos criadores da sociologia. Nela, o sociólogo alemão investiga as doutrinas de predestinação e êxito material como graça divina das religiões protestantes, em suma a influência do Calvinismo sob a economia, traçando um paralelo destas visões de mundo com o desenvolvimento do capitalismo moderno.
Onde comprar: Amazon Disponível na versão física e e-Book.  

AVENTUREIRO

Szabo: o tipo de pai que ama novas aventuras e sempre procura fazer coisas inéditas. Ele é criativo e movido a conexões com pessoas e ideias, também adora assistir filmes, séries e ler bons livros com muita ação, mistério e desbravar lugares. O tédio nunca entra na sua lista de afazeres. Para esse pai, indicamos o livro Szabo, do escritor Gino Netto. Nessa narrativa cheia de adrenalina, conhecemos a história de Claudio Marcondes, o ex-agente secreto que é acusado de assassinato enquanto trabalha como motorista particular de um milionário. Então, ele precisará desvendar os mistérios por trás do crime antes que seja preso pela polícia espanhola.
Onde comprar: Amazon Disponível na versão física e e-Book   

SUPER-FAMÍLIA

Sono: para esse pai, não importa onde ele esteja, o importante é estar sempre com a família! Ele preza pelos momentos de união, alegria e amor. Os mais valiosos para ele é o bem-estar de todos a sua volta e poder passar momentos com os filhos e ao lado de quem ama. Para essa figura paterna, sugerimos o livro Sono, lançamento da Saíra Editorial e escrito pela autora Luciana Romã. Uma obra perfeita para ler junto da família, no qual mostra a dificuldade para dormir de uma pequena garotinha, que passa a imaginar monstros na escuridão depois do beijinho de boa-noite dos pais. 
Onde comprar: Amazon Disponível na versão física e e-Book.   

OBSERVADOR

Eu sei que você mente: esse é o tipo de pai que não deixa passar nada despercebido. Ele está ligado nos mínimos detalhes e gosta sempre que sejam sinceros com ele. Para esse tipo de pai indicamos o livro “Eu sei que você mente” do escritor e criminólogo Georg Frey. Essa obra é perfeita para os papais observadores, pois o autor mostra aos leitores os diferentes tipos de mentiras e como descobri-las. O conceito de verdade e mentira tem dois pesos e duas medidas em nossa realidade. Podemos contar uma mentirinha para não machucar o próximo ou podemos falar a verdade correndo o risco de magoar quem tem importância em nossas vidas. Eu Sei Que Você Mente! ajudará você a detectar mentiras audazes capazes de ferir mais que uma verdade bruta e crua. 
Onde comprar: Amazon Disponível na versão física e e-Book.

5 livros para celebrar o amor incondicional

Disal  montou uma lista especial para ajudar na escolha certa com foco em diferentes perfis, do poeta ao aventureiro.    

Dança Macabra – O Terror No Cinema E Na Literatura Dissecado Pelo Mestre Do Gênero– Stephen King

Prepare-se: Stephen King, o mestre do terror, irá guiá-lo em uma jornada pelas mais variadas formas do medo. Em “Dança Macabra”, obra de referência sobre o gênero que o consagrou mundialmente, King revela o fascínio causado pelo terror no cinema e na literatura, sem deixar de fora os quadrinhos, a televisão e o rádio. Qual foi o primeiro filme de terror a que você assistiu? Lembra aquele filme que te deixou com os olhos arregalados, no escuro do quarto, sem conseguir dormir? Que livros fizeram você sentir um frio na espinha e pular de susto ao menor ruído? Em Dança macabra, o autor fala de como o fenômeno do terror foi explorado pelo cinema, pela literatura, pela televisão e pelas demais mídias ao longo de diferentes épocas.

Saiba mais: https://cutt.ly/AdqrmS8

Box Sherlock Holmes: Obra Completa – Arthur Conan Doyle

Em 1887, o escritor escocês Sir Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes, o infalível detetive a quem os agentes da Scotland Yard recorriam para solucionar os mistérios mais intrigantes da Inglaterra vitoriana. Desde então, as aventuras do mestre da investigação atraem leitores ávidos por chegar à última página e ver o enigma desvendado. Esta obra completa reúne os quatro romances e os 56 contos sobre as aventuras do detetive mais famoso do mundo e de seu fiel companheiro, o Dr. Watson. Para desvendar mistérios, o faro e a astúcia de Sherlock Holmes levam às fontes menos óbvias, às informações mais precisas. Um modelo que influencia até hoje a literatura policial e revela fôlego para impressionar gerações de leitores através dos tempos.

Saiba mais: https://cutt.ly/RdqrN3l

Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã–Yuval Noah Harari

Neste Homo Deus uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller “Sapiens uma breve história da humanidade”, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.

Saiba mais: https://cutt.ly/gdqtxG8

Toda Poesia – Paulo Leminski

Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia – do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer–se em mostrar um ´à vontade´ que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Este volume percorre a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia.

Saiba mais em: https://cutt.ly/qdqtVNi

De Um Gole Só – A História Da Ambev E A Criação Da Maior Cervejaria Do Mundo – Ariane Abdallah

A biografia completa da Ambev, a cervejaria brasileira que se tornou a maior do mundo. Esta é uma história improvável. Sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do planeta em seu setor. Em “De um gole só”, a jornalista Ariane Abdallah reconstitui a biografia da AB Inbev — desde a compra da Brahma, em 1989, pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, passando pela formação da Ambev, em 2000, até se transformar na cervejaria número 1 do mundo. O livro narra como os brasileiros atraíram os líderes do setor mundial a se unirem a eles — ou a venderem seus negócios.

Saiba mais: https://cutt.ly/UdqyGtn

Dicas de audiolivros para pais que levam uma vida agitada

Para aqueles que têm a vida agitada, o tempo corrido ou que gostam de relaxar enquanto escutam uma boa história, a Tocalivros tem o presente perfeito: audiolivros. Eles combinam com todos os tipos de figura paterna. Confira abaixo nove dicas de audiolivros, veja qual combina melhor com o seu paizão e surpreenda-o com uma boa leitura:

1- Pai engraçado: Esse é o pai brincalhão que não perde uma boa piada e sempre faz trocadilhos. Ele é alto-astral, bem-humorado e se sente realizado quando faz as pessoas que ama sorrirem! Para esse pai indicamos o audiolivro “Hicstórias – Os Maiores Porres da História da Humanidade”, este livro conta de forma hilária, mas totalmente verdadeiro, os maiores porres de personagens marcantes da história da humanidade. Da Bíblia até hoje saltam vultos embriagados virando tudo que aprendemos na escola de cabeça para baixo. Não escapa ninguém! Acessehttps://bit.ly/paiengracadotoca

2- Pai persuasivo: Aquele tipo de pai que é determinado, convincente e sempre consegue o que quer! Ele tem faro aguçado, sabe quando alguém está mentindo e até consegue fazer os outros mudarem de opinião ou de comportamento. Para esse paizão, sugerimos o audiolivro “Manual de Persuasão do FBI”, que apresenta de que forma o agente especial do Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer, desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Nessa obra, o autor ensina como aplicar as técnicas no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Acesse: https://bit.ly/paipersuasivotocalivros

3- Pai umbandista: Esse pai é espiritualizado e sempre está alinhado com seus orixás. Ele busca um caminho suave e cheio de luz para trilhar a vida. Atento, busca sentir as energias ao seu redor, além de sempre cuidar fisicamente e espiritualmente de quem ele ama! Para esse tipo de figura paterna, indicamos o audiolivro “Lúcifer – A Estrada da Evolução”.O romance psicografado conta a trajetória evolutiva de um guardião-exu consagrado por Oxalá, Ogum e Obaluaê – desde a sua última encarnação durante a Segunda Guerra Mundial, passando pelas baixas esferas umbralinas, até a sua consagração em Aruanda e o seu posterior trabalho nos terreiros de Umbanda. Com título controverso, dada a história do famoso anjo católico que “caiu” do céu, este livro busca desconstruir a equiparação de exus a demônios, narrando o caminho trilhado pelo guardião Lúcifer, que nasce a partir do vazio de Oxalá. Acesse: https://bit.ly/paiumbandistatocalivros

 4- Pai observador: Esse é o tipo de pai que não deixa passar nada despercebido, adora conversar, analisar as pessoas e fazer um bom networking. Está ligado aos mínimos detalhes e gosta que sempre sejam sinceros com ele. Para esse pai líder, indicamos o audiolivro “Como convencer alguém em 90 segundos”, que ensina a liderar, vender, entrevistar, negociar, estabelecer negócios de trabalho e conseguir o que quer na vida pessoal e profissional. O autor e especialista Nicholas Boothma ensina como usar a atitude, o corpo, o rosto e a voz para causar uma primeira impressão marcante e impactante, estabelecendo confiança imediata. Afinal, para convencer é necessário criar conexões de significado.
Acesse: https://bit.ly/paiobservadortocalivros

5- Pai moderno: Esse é o tipo de pai descolado e jovial que está por dentro de todas as novidades, ama tecnologia e dialetos modernos. É o pai da galera, que cativa até os colegas dos filhos! Para ele, indicamos o audiolivro “Filosofia Sem as Partes Chatas”, que responde perguntas como: “temos livre-arbítrio?”, “Como sabemos a diferença entre certo e errado?”, “Se Deus existe, por que permite o sofrimento?”, etc. Essa obra apresenta uma linguagem clara e livre de jargões, proporcionando momentos de deleite e reflexão tanto para o pensador erudito quanto para qualquer pessoa que quer filosofar sobre os grandes enigmas da vida. Acesse: https://bit.ly/paimodernotocalivros


6- Pai geek: Aquele tipo de pai que ama “nerdices” e que às vezes faz uma piadinha nerd e solta a famosa frase de Star Wars: “Eu sou seu pai”. Ele está por dentro de todos os lançamentos de filmes, séries, animes, HQs, jogos, etc. Ama mostrar seu conhecimento sobre o mundo dos super-heróis e passa toda sua paixão do universo geek aos seus filhos! Para esse superpai, indicamos o audiolivro do “Almanaque Ei, Nerd”, que reúne curiosidades do universo Marvel, DC, animes e até sobre premiações, como o Oscar! Os assuntos são diversos e, ao mesmo tempo que nos informam, nos divertem e geram discussões apaixonadas. O canal Ei, Nerd, referência de conteúdo nerd e geek na internet, aceitou o desafio de reunir em um só lugar os temas que os nerds mais gostam. Acesse: https://bit.ly/painerdtocalivros

7- Pai Aventureiro: o tipo de pai que ama novas aventuras e sempre tem ideias inovadoras. Ele é criativo e movido a conexões, seja com pessoas ou ideias, adora assistir filmes, séries e ler bons livros com muita ação e mistério. O tédio nunca entra na sua lista de afazeres. Para esse pai desbravador, indicamos o audiolivro “Cidade da Meia-Noite”, a história de uma aventura eletrizante em que a Terra é invadida por alienígenas e ninguém sabe o motivo. Todos os adultos acabam obedecendo aos invasores e apenas os jovens de menos de 20 anos são imunes.  Acesse: https://bit.ly/paiaventureirotocalivros

8- Pai empresário: esse pai é antenado ao mercado financeiro e sempre busca novos meios para investir e conseguir uma renda extra. Ele está aberto a novos desafios e gosta de aprender novas lições, com frequência pesquisa sobre empreendimentos e tendências do mercado econômico. Para essa figura paterna, sugerimos o audiolivro “A Great Place to Work For All”, que mostra o atual ambiente de negócios definido pela velocidade, tecnologias sociais e pessoas que esperam “valores” além de valor. A obra é um chamado para liderar, para que as organizações desenvolvam cada grama do potencial humano e saibam extrair o melhor de todos e para todos! Acesse: https://bit.ly/paiempresario

9- Pai líder: é o tipo de pai entusiasmado, capaz de extrair o melhor de cada pessoa. Sabe demonstrar firmeza e motivar todos que estão ao seu redor. Iniciativa é o que não falta para ele! Para esse pai, indicamos o audiolivro “O Novo Líder”, no qual o especialista em vida profissional Lindsey Pollak apresenta um inovador manual de liderança, inteligente e oportuno para uma nova geração de líderes. Repleto de testes criativos sobre os diversos aspectos da vida profissional contemporânea, informações sobre redes sociais e as últimas tendências do mundo corporativo, além de aplicativos, tecnologias e sites que ajudam os profissionais no dia a dia. Acesse: https://bit.ly/pailidertocalivros.

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais