Conheça os alimentos anticâncer

Médico oncologista e nutricionista especializada em pacientes com câncer apresentam vegetais e frutas que atuam na prevenção e tratamento da doença

Redação
alimentação saudável

Que alimentação equilibrada significa saúde e prevenção de doenças, disso pouca gente duvida. Hipócrates, filósofo grego e conhecido como “pai da medicina”, já afirmou: “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. Atualmente, as pesquisas já demonstram que os alimentos naturais (não processados) têm propriedades preventivas e curativas.

Ou seja, alguns deles, se ingeridos na quantidade e maneira corretas, são verdadeiros aliados para a saúde. Já a ingestão de alimentos processados e gordurosos, além de fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo e uso abusivo de álcool são responsáveis por aproximadamente 30% dos cânceres em países desenvolvidos. Coloridos, saborosos e bonitos, verduras, legumes e frutas são capazes de nutrir e melhorar as funções do corpo, fortalecer o organismo e ainda proteger contra diversas doenças, entre elas, o câncer.

Estudos da OMS evidenciam que uma dieta balanceada, desde à infância, à base de frutas, legumes e grãos integrais, por exemplo, pode prevenir não só metade das mortes por doenças cardiovasculares, mas também um terço das causas de câncer”, explica o oncologista Auro Del Giglio, do HCor.

Dados baseadas nos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR) e em outros estudos relevam que a alimentação e a nutrição inadequadas ocupam a segunda posição  na lista de causas de câncer que podem ser prevenidas. Elas correspondem até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Campeões “anticâncer”

O American Institute for Cancer Research (AICR), um dos mais importantes institutos de pesquisa sobre o câncer dos Estados Unidos, recomenda que dois terços do prato sejam preenchidos com alimentos considerados “anticâncer”. Ou seja, ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. “Na dieta brasileira, esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como grãos integrais, leguminosas, vegetais e nas frutas. Aliás, uma dieta baseada nestes itens oferece diversos benefícios à saúde das células e do organismo como um todo”, esclarece o Dr. Del Giglio.

O  oncologista do HCor acrescenta que o ponto chave de uma dieta “anticâncer” é a sinergia de compostos que trabalham em conjunto no organismo para oferecer proteção para as células saudáveis contra o desenvolvimento do câncer. Há uma extensa lista de alimentos considerados “anticâncer”. Confira alguns e inclua em sua dieta diária:

Frutas e vegetais: maça, uva, brócolis, couve, e outros vegetais folhosos verde-escuros ajudam na proteção para os cânceres de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago;

Fibras: arroz integral, abóbora, chia, aveia crua são protetores para o câncer do intestino grosso;

Legumes e grãos: tomate, feijões, ervilhas, lentilhas ajudam na prevenção do câncer de estômago e pâncreas.

Vegetais e frutas que atuam na prevenção e tratamento

nutricionista oncológica Paula Pratti, do Centro de Excelência Oncológica, unidade do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro, explica os benefícios de alimentos, que podem, ainda, ser cultivados em casa. E como cada um deles atuar no combate a essa doença. Ela ainda preparou a lista  com vegetais e frutas que atuam na prevenção e tratamento do câncer.

  1. Crucíferas (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho)– São alimentos sulfurados, que contêm o composto indol-3-carbinol, que atua na diminuição do estrogênio na circulação sanguínea, impedindo o aparecimento de células cancerígenas, que utilizam esse hormônio para crescer.  Esses alimentos ajudam a manter os níveis normais de estrogênio no sangue. Um grande número de pesquisas tem relacionado o consumo regular de crucíferas com a prevenção do câncer. Eles também deve ser utilizados durante o tratamento oncológico.
  2. Suco de romã – Estudos in vitro mostram que ele reduz a replicação de células cancerosas da próstata, além de reduzir as chances de metástases.
  3. Vegetais verde-escuro – Couve, agrião, espinafre, Bretanha são ricos em ferro e ácido fólico, o que fortalece o organismo durante a quimioterapia. Eles também têm sido relacionados à prevenção do câncerde pulmão em fumantes e câncer colorretal.
  4. Vegetais allium –  Alho, alho-poró e cebolas verdes. Esses alimentos são ricos em vitaminas B1, B6 e C, fósforo ferro, potássio, zinco, magnésio, selênio, iodo, cobre, cálcio, além de compostos biologicamente ativos, como a alicina, tiosulfinatos. Pesquisas realizadas com animais mostram que o alho ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de colaborar na prevenção do câncer do cólon e do esôfago.
  5. Dieta alcalina – Ingerir frutas, verduras, legumes, azeite em pelo menos 3 refeições do seu dia e evitar alimentos processados. Não adianta ingerir apenas água alcalina e comer alimentos industrializados em todas as refeições.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.