Consultas médicas online gratuitas ou bem em conta

Diversos aplicativos para agendamento de consultas oferecem serviços gratuitos ou a preços especiais durante a pandemia

Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, muitas iniciativas têm surgido para ajudar a população a cuidar da saúde sem precisar sair de casa. A principal ferramenta é a informação correta de profissionais de saúde. Listamos uma série de serviços gratuitos para ajudar você neste período. Confira!
Missão Covid: atendimento online gratuito tira dúvidas sobre coronavírus

Líderes de todo mundo todo vêm seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e incentivado o isolamento social como medida de combate à proliferação da doença. No Brasil, várias administrações estaduais e municipais estão seguindo as recomendações para combater o coronavírus e optaram pelo fechamento de escolas, incentivo ao distanciamento social e ainda o fechamento de negócios não essenciais.

Iniciativas individuais também vêm surgindo neste momento para ajudar aqueles que têm dúvidas se têm ou não a doença sem que precisem se deslocar até o hospital. O Missão COVID (www.missaocovid.com.br) – projeto idealizado por médicos e profissionais de tecnologia – é uma dessas ações e visa acolher especialmente a população de baixa renda que não possui muitas alternativas.

Depois que o Conselho Federal de Medicina autorizou, em caráter de excepcionalidade, o uso da telemedicina para atendimento de casos de covid-19, a plataforma Missão Covid foi criada para abraçar a causa reunindo médicos com CRM ativo de todas as especialidades e realizar atendimento gratuito da população pela internet. Até o momento já são cerca de 300 médicos que aderiram ao projeto como voluntários e fizeram o atendimento de 3 mil pessoas de 64 países.

Para utilizar como paciente, basta acessar o site, fazer um breve cadastro e aguardar que um dos médicos entre em contato por chamada de vídeo para fazer as devidas orientações àqueles que possuem sinais e sintomas que levem a suspeita do COVID-19. O tempo de espera até o atendimento é de cerca de 10 minutos.

O objetivo da ação é atender a população para evitar o deslocamento desnecessário aos hospitais, o que acabaria por sobrecarregar o sistema de saúde, principalmente o público. Sendo assim, qualquer pessoa que esteja com dúvidas e até mesmo sintomas relacionados ao coronavírus pode obter auxílio de maneira simples, prática e sem sair de casa.

A velocidade de contágio do coronavírus no país tem avançado cada vez mais rapidamente: foram registradas 114 novas mortes nas últimas 24 horas, um aumento de 21%. Sem fins lucrativos e com médicos voluntários, o Missão Covid tem o objetivo de prestar assistência a saúde por meio da tecnologia e da humanização neste momento sem precedentes na história.

Clínica popular do Rio oferece atendimento online gratuito

Diante da pandemia da covid-19, a atenção e cuidados com a saúde ficaram em pauta em âmbito mundial. Cuidados redobrados com a higiene, além do isolamento social estão fazendo a população mudar seu cotidiano, tendo consequências em vários aspectos sociais e econômicos. Neste cenário, um setor que está auxiliando as pessoas a terem acesso rápido à consultas médicas e exames é o de clínicas populares.

No Rio de Janeiro, a Alba Saúde, rede de clínicas que atua há 12 anos no mercado, com seis unidades – sendo uma recém-inaugurada em Botafogo e atendimento em mais de 40 especialidades, está ampliando o alcance de seus atendimentos através da Consulta Online e do funcionamento de suas unidades sem redução de horário, de segunda a sábado.

Autorizada pelo Conselho Federal de Medicina, a Consulta Online (orientação e monitoramento à distância), para enfrentar a pandemia do coronavírus será disponibilizada na rede de clínicas populares via WhatsApp em todas as especialidades e de forma gratuita durante o mês de março.

TRATAMENTO DE ASMA GRATUITO NA BAIXADA

Em meio à pandemia com o novo coronavírus, o Brasil Sem Alergia está oferecendo gratuitamente 1.500 kits para o tratamento de asma a moradores da Baixada Fluminense. Durante este período, é ainda mais importante que pacientes asmáticos mantenham o tratamento da doença, especialmente por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19.

O Brasil Sem Alergia é uma ação social que já realizou mais de 450 mil atendimentos gratuitos para prevenção e tratamento de alergias e doenças imunológicas em seus quatro postos na Baixada Fluminense.  Para mais informações sobre como adquirir o kit, os interessados devem ligar para os telefones (21) 4063-8720 ou (21) 3939-0239.

Outras iniciativas

 ProRadis: a healthtech liberou acesso gratuito em sua plataforma de telerradiologia que permite que médicos radiologistas possam trabalhar remotamente. O sistema permite ainda realizar laudos em ambiente centralizado, atendendo diversos centros de diagnósticos e clínicas em uma lista de trabalho unificada. Também estará disponível, sem custo, uma ferramenta de IA para detectar automaticamente anomalias em exames de tórax, o que ajuda a acelerar e priorizar diagnósticos de COVID-19. Válido por seis meses. Acesse aqui.

BoaConsultapp conecta pacientes a médicos, aposta em telemedicina, com múltiplos atendimentos em um único período de tempo. Os teleplantões são disponibilizados gratuitamente para os cadastrados na plataforma e cerca de 10 médicos farão atendimentos gratuitos entre 15 e 20 minutos. O tira dúvidas em relação ao COVID-19: quais os sintomas, quais as medidas que devem ser tomadas pelo paciente, entre outros.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais