Coração do Cristo Redentor vai bater por uma boa causa

Campanha que será lançada na terça-feira, para esclarecer sobre riscos cardiovasculares entre diabéticos idosos, é o destaque da Agenda Positiva desta semana

Redação
Cristo Redentor no Rio de Janeiro iluminado de laranja (Foto: UNIC Rio/Célio Durães)

Nesta terça-feira (24), às 20h30, o coração do Cristo Redentor,  no Rio de Janeiro, vai “bater” por uma boa causa: o lançamento do “Movimento Para Sobreviver”  (www.movimentoparasobreviver.com.br) que tem como objetivo alertar a população e poder público sobre os riscos cardiovasculares em idosos com diabetes, que em pessoas acima dos 65 anos mata mais que HIV, tuberculose e câncer de mama.

Uma projeção inédita do tamanho do monumento vai ilustrar o batimento de um coração e marcará o início da campanha. A arte conta com elementos que simbolizam hábitos nocivos à saúde e que podem levar ao diabetes tipo 2, e por consequência ao infarto do miocárdio e ao AVC. Entre os participantes deste movimento estão associações de pacientes, sociedades médicas e indústrias.

Na ocasião, estarão presentes autoridades da cidade do Rio de Janeiro e os presidentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), das ONGs Associação Diabetes Brasil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Instituto Lado a Lado Pela Vida, Rede AVC Brasil e das indústrias farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly do Brasil.

Atendimento dentário a preços populares

A Faculdade São Leopoldo Mandic, Unidade Rio de Janeiro (RJ), está com vagas abertas para atendimentos dentários para adultos e crianças. Os pacientes que precisam realizar procedimentos relacionados à Implantodontia, Ortodontia (Aparelhos Ortodônticos) Endodontia e Dentística (Estética) já podem procurar a Instituição para avaliação e agendamento. O número de vagas para cada especialidade é limitado.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 2205-8857 e agendar um horário no departamento de triagem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento será feito por alunos e professores dos cursos, na São Leopoldo Mandic, localizada à Rua Sorocaba, 316, Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).

Curso sobre literatura médica na internet

“Como pesquisar a literatura médica em bases eletrônicas de dados?” é a questão a ser respondida pelo novo curso de extensão que a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverá na serra fluminense. O objetivo é capacitar estudantes e profissionais da área de saúde na utilização de formas mais adequadas de pesquisa. O curso será realizado no dia 11 de agosto, ábado, das 8h às 17h, no laboratório de informática da FMP/Fase.

Serão abordados tópicos como cenário científico atual, pergunta clínica, PICO, descritores, BD de estudos primários e secundários, entre outros. Outro dado que merece destaque é que os alunos que fizerem o curso saem na frente no Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG), o maior concurso de residência médica do país em número de instituições participantes.

O curso será ministrado por Luís Eduardo Fontes, coordenador do Centro Afiliado Rio de Janeiro, do Centro Cochrane do Brasil e coordenador da UTI Adulto do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em Petrópolis. A Cochrane é uma rede global independente, que auxilia no aprimoramento da tomada de decisões em saúde, com base nas melhores informações científicas disponíveis, promovendo informação de alta qualidade aos profissionais de saúde, pacientes, cuidadores, pesquisadores, financiadores e gestores de políticas de saúde. No Brasil, essa rede conta com o apoio de cinco centros afiliados, sendo que um deles funciona em Petrópolis, no campus da FMP/Fase.

Mais informações sobre o curso e as inscrições, que estarão disponíveis até o dia 8 de agosto, no site www.fmpfase.edu.br.

Corrida do Amigo na Vila da Penha

Neste domingo, a contece a “Corrida do Amigo 2018”, que o Carioca Shopping promoverá em parceria com a Carioca Run. O evento terá percursos para adultos e crianças, e promete movimentar as ruas da Vila da Penha. Para participar, os corredores devem se inscrever no site www.ativo.com e depois retirar o kit da corrida no Carioca Shopping, nos dias 20 e 21 de julho. O kit conta com camiseta personalizada, sacola de treino, número para colocar na camiseta e chip. É importante colocar o número e o chip para que o tempo seja cronometrado. No mais, basta ter animação e fôlego para encarar os percursos. 

A garotada entre 7 e 14 anos participará da Corrida Infantil, com largada às 8h, e percurso de 1k na Rua Oliveira Belo. Já os jovens e adultos, a partir de 15 anos, participarão da Corrida Adulto, com largada às 8h30 para percorrer 5km em várias ruas da região, incluindo a Av. Brás de Pina, a Rua Oliveira Belo e o Largo do Bicão.

A Corrida do Amigo será disputada nas categorias individual masculino e individual feminino, com premiações variadas. Os cinco atletas mais bem colocados no geral masculino e feminino adulto receberão troféu e prêmio em dinheiro. Os três primeiros colocados em cada faixa etária (Infantil e Adulto) levarão uma medalha especial. E todos que concluírem o percurso ganharão medalha de participação. O evento terá, ainda, um troféu para o grupo que tiver o maior número de participantes inscritos.   

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de julho Evento seguirá as regras da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo. Vale conferir.

Fertilização em pauta em Copacabana

Movimento da Fertilidade

 Neste sábado (dia 21), a partir das 8h no Posto 6 da Praia de Copacabana acontece o Movimento da Fertilidade, um encontro de especialistas na área de reprodução assistida, para esclarecer dúvidas da população sobre o tema. O evento tem o objetivo de alertar sobre a possibilidade de preservar a capacidade de ter filhos, a fertilidade natural e as limitações do ciclo reprodutivo.

A iniciativa da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) pretende orientar àqueles que desconhecem os riscos da gravidez tardia, como tirar proveito da fertilidade natural, e o momento que se deve recorrer aos procedimentos de reprodução. O público terá a oportunidade de esclarecer dúvidas com relação a fertilidade e infertilidade, baseados em conceitos cientificamente comprovados. Entre os presentes, estarão os médicos Maria Cecília Erthal e Paulo Gallo, especialistas em Reprodução Humana Assistida.

A programação matinal contempla ações educativas com foco na saúde, entre elas: aulas de dança, treinamento funcional e massagens express. A inscrição é solidária, e deve ser realizada no ato do evento. Os interessados devem levar um pacote de fraldas, que será doado a entidades de acolhimento a mães e bebês carentes. Outras duas capitais da região Sudeste também sediarão a segunda etapa do Movimento, Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) no dia 21 de julho. 

A primeira etapa do projeto aconteceu em Junho – mês mundial de conscientização sobre a fertilidade – na Região Nordeste. Mais de 500 pessoas estiveram presentes em Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). As próximas ações acontecem no dia 28 de julho nas cidades de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e, no dia 4 de agosto, em Brasília (DF). As primeiras 200 pessoas ganharão um kit com camiseta + viseira. 

EM SÃO PAULO

Debate gratuito sobre tuberculose

De acordo com o Ministério da Saúde, a Tuberculose é uma doença que tem em torno de 70 mil casos ao ano no Brasil, causando 4,5 mil mortes, em média, anualmente. No mundo, aproximadamente um milhão de pessoas veem ao óbito por conta da doença. Para debater o diagnóstico da tuberculose, o Grupo Dasa realiza o evento voltado para médicos e profissionais de saúde neste sábado, 21, das 8h30 às 12h20, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Para o vice-presidente da área médica do Grupo Dasa, Dr. Emerson Gasparetto, o evento tem grande relevância para debater métodos de diagnósticos com o corpo clínico. “É extremamente importante promover esta discussão entre os médicos, visto que a tuberculose ainda acomete grande número de pessoas no mundo”, diz Gasparetto.

O encontro trará atualização de números e estatísticas da doença no Brasil; debaterá a tuberculose latente e os métodos de diagnóstico baseados na avaliação da resposta imune celular específica; além da discussão sobre os casos clínicos e tuberculose latente em pacientes transplantados, com HIV/AIDS e em crianças.

Entre os palestrantes estão Alberto Chebabo, infectologista e gerente médico dos laboratórios do Grupo Dasa no Rio de Janeiro (como Sérgio Franco e CDPI); José David Urbanez, primeiro secretário da Sociedade Brasileira de infectologia; Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, médica pesquisadora da disciplina de infectologia pediátrica da Unifesp e Masae Kawamura, palestrante internacional e diretora de Assuntos Médicos e Científicos da Qiagen para o diagnóstico da tuberculose.

Os interessados que não puderem comparecer podem acessar o webinar no link http://zoom.us/webinar/register/WN_z3c72QUTR6ioZfx1CkaCZQ A inscrição pode ser feita por e-mail para beatriz.anselmo@dasa.com.br é gratuita.

Inteligência emocional por um ambiente de trabalho mais saudável

A Fundação Getulio Vargas realiza em São Paulo, de 23 a 27 de julho, a sexta edição da “Semana de Educação Executiva”, com 12 palestras gratuitas de grandes nomes do mercado sobre os seguintes temas: Big Data Analytics; O perfil do novo profissional de Relações Governamentais que o mercado busca; Gestão da Mudança – Aspectos Comportamentais e Emocionais; Como Traduzir uma Estratégia Global na Realidade Local e Nacional; A Importância da Medicina Baseada em Evidência para Gestão de Clínicas e Hospitais; Inteligência Emocional: como liderar você mesmo e a equipe; A exclusão dos benefícios fiscais do ICMS das bases de cálculo do Imposto de Renda; Fake News; Como alavancar sua carreira, criando mais valor para sua empresa; Democracia Internacional e Planejamento Tributário como Ferramenta de Gestão de Valor para Profissionais de Finanças.

As palestras ocorrem a partir das 19h, na Unidade da FGV localizada na Rua Itapeva, 432 e contam com a presença de Eduardo Ramalho, Raul Cury Neto, Tauan Mendonça, Guilherme Maciel, Bruno Perman, Edmarson Barcelar Mota, Marcos Gaio, Fábio Ferreira de Carvalho Junior, Joceli Drummond, Renato Nunes, Salomão Fridman, Douglas Silveira, Paula Miraglia, Antonio André, José Henrique Bortoluci e Renan Santos. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo link http://portal.fgv.br/eventos/6a-semana-educacao-executiva

 

In the news
Leia Mais