Crianças brasileiras ganham padrinhos internacionais

Foram mais de 128 mil pessoas impactadas pela ChildFund Brasil em 53 anos, graças aos mais de 1.500 voluntários em 55 municípios. Veja outras iniciativas de voluntários

Redação
Projeto da ChildFund Brasil atende crianças em situação de miséria no Brasil (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, o ChildFund Brasil completa 53 anos de atuação. A instituição, que já ofereceu novas oportunidades para milhares de crianças, adolescentes e jovens, ainda tem um longo caminho a percorrer em busca de mudar a realidade de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Mas não faltam motivos para comemorar! Em 2018, foram arrecadados cerca de R$ 29 milhões que beneficiaram 30 mil famílias e também 41 mil crianças, adolescentes e jovens. Foram mais de 128 mil pessoas impactadas, direta e indiretamente. Isso só foi possível graças aos mais de 1500 voluntários em 55 municípios, nos estados Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Bahia e Goiás, onde a ONG atua.

O trabalho do ChildFund Brasil depende diretamente das doações e do apadrinhamento. Em 2018, foram mais de 25 mil padrinhos internacionais e 8 mil nacionais. Com essa ajuda, o Fundo consegue investir e promover seus programas e projetos sociais para apoiar o desenvolvimento de crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade para que sejam capazes de realizar melhorias em suas vidas e tenham oportunidade de se tornarem jovens, adultos, pais e líderes que conferirão mudanças sustentáveis e positivas às suas comunidades.

De acordo com o Diretor Nacional do ChildFund Brasil, Gerson Pacheco, é urgente a integração entre sociedade civil, iniciativa privada e poder público, uma vez que o poder público não resolverá o futuro sozinho. “É preciso assumir uma aliança estratégica dos três para fazer acontecer a mudança do mundo”. Para ele, “o que enxergamos no presente é uma realidade que continua desafiadora e que pode resultar em um futuro ainda desigual e sem oportunidades adequadas para crianças, no contexto mundial”, explica.

O ChildFund Brasil é afiliado ao ChildFund International, com 80 anos de experiência. A rede atua em prol da superação da pobreza do mundo e contemplaram mais de 15 milhões de pessoas.

Promovido pela apresentadora Bela Gil, o ‘Bela Baby Box’ é um dos serviços levados às comunidades pela ong. O kit  oferece um enxoval com um mini berço, projetado para um sono seguro, e produtos de alta qualidade e úteis para o começo da vida: sling, roupas de algodão orgânico, lenços reutilizáveis, fralda de pano moderna, pomada vegana para troca de fraldas, toalhas de banho, babadores impermeável, ecoabsorvente para o pós parto e chá orgânico para amamentação.

Os itens do kit, inspirados em uma ação do governo da Finlândia, são acompanhados por oficinas de educação em saúde, oferecidas aos moradores da cidade. Os cursos abordam temas como assistência ao parto, autocuidado no pós-parto, cuidados básicos com o recém-nascido, entre outros.

Médicos se unem para levar serviços de saúde a comunidades

O espírito de doação ao próximo levou, há três anos, os médicos Luiz Roberto Londres e Marcio Meirelles (fodos) a criar o Instituto de Medicina e Cidadania (IMC). Desde então, já foram realizados mais de sete mil atendimentos médicos voluntários nas comunidades onde o IMC atua no Rio de Janeiro: Morro Azul, no Flamen go; Parque da Cidade, na Gávea e Tavares Bastos, no Catete, além de consultórios médicos com consultas com hora marcada.

A rede de amigos só cresce: o IMC conta com 15 profissionais de saúde, de várias especialidades, que atendem gratuitamente os pacientes que precisam de algum atendimento especializado. Esses atendimentos incluem as seguintes especialidades médicas: clínica médica, pediatria, psicologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, homeopatia, oftalmologia, proctologia e urologia e fisioterapia.

O trabalho realizado pelo IMC oferece atendimento médico gratuito e tem contribuído para uma melhor qualidade de vida dos moradores. Para que esse trabalho continue e consiga se manter, o Instituto de Medicina e Cidadania precisa de voluntários. Para saber mais sobre o trabalho do IMC, acesse: http://www.medicinaecidadania.org.br/

EM SÃO PAULO

Plataforma exclusiva para voluntários da zona norte

A zona norte de São Paulo vai ganhar uma plataforma de voluntariado exclusiva. A Transforma ZN é resultado da parceria entre o Instituto Center Norte e o Atados, um programa online que conecta pessoas com oportunidades de voluntariado em causas sociais. A plataforma visa conectar ONGs da ZN com moradores da região que queiram ser voluntários e contribuir com suas habilidades e conhecimentos e o cadastramento deve ser feito por meio do site (www.transformazn.com.br).

Na plataforma digital, gratuita a todos, é possível encontrar oportunidades para doar tempo e habilidades, que podem ser filtradas por assuntos de interesse (educação, meio ambiente, saúde e cultura, por exemplo) ou por público atendido (crianças, jovens, idosos, entre outros).

Projetos e organizações sociais podem se inscrever no site para receberem voluntários de acordo com suas necessidades, de modo pontual ou recorrente, presencial ou à distância. No lançamento, a plataforma já conta com mais de 40 vagas devoluntariado e 30 organizações participantes.

Ao doar tempo e compartilhar suas habilidades, os voluntários fortalecem organizações sociais e se transformam em cidadãos mais conscientes, conectados a outras realidades e causas”, afirma Beatriz Basile, coordenadora do projeto pelo Atados.

Feira de orgânicos – Ainda para marcar o Dia Nacional do Voluntariado, a Feira de Orgânicos Lar Center, evento já tradicional aos domingos no shopping, vai trazer algumas ações especiais no dia 1° de setembro, com destaque para as oficinas de horta orgânica. Realizado em parceria com a AAO (Associação de Agricultura Orgânica), o evento reúne diversos produtores e dispõe de uma barraca especial com diversificado cardápio orgânico para o café da manhã, espaços para refeição e convivência, uma área para as crianças brincarem, além de bicicletário e bebedouros para pets. A Feira de Orgânicos Lar Center acontece todos os domingos, a partir das 8h, no estacionamento do shopping.

Da Redação, com Assessorias

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.