Festa para crianças que dependem de hemodiálise para sobreviver

Atividades foram realizadas na véspera do Dia das Crianças, após sessão de tratamento que recebem em Botafogo. Neste domingo (14), haverá ação para criançada na Lagoa

festa para crianças que fazem hemodiálise

Criança não gosta de ficar parada, mas os pacientes de nefropediatria da Clínica de Doenças Renais de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, já sabem que é preciso respeitar o tratamento e aguardar enquanto conectados à máquina de hemodiálise.

Nesta véspera de Dia das Crianças, os pequenos foram surpreendidos com uma festa em homenagem a eles após realizarem o procedimento na unidade, que faz parte da rede de clínicas Fresenius Medical Care, empresa que oferece serviços e insumos de diálise.

Durante toda a manhã, além de lanches e distribuição de presentes, foram realizadas atividades de recreação para comemorar a data. Kamille da Silva de Souza, de 11 anos, que faz hemodiálise desde 2017, mostrou todos os seus dotes artísticos pintando e desenhando. “Hoje foi o dia mais maneiro de hemodiálise de todos!”, revelou.

Lucas Marrocos, de 7 anos, concordou. A festa teve um gostinho especial pra ele, que acabou de fazer aniversário. O menino, que já dialisa desde os 5 anos de idade, participou de todas as brincadeiras sob o olhar atento da mãe, Isabela.

“Ele lida bem com o cateter, mas lembra de tomar cuidado. A hemodiálise não impede em nada que meu filho leve uma vida normal. Aliás, quando ele sai da máquina, parece que fica com as energias renovadas! Foi uma surpresa linda chegar aqui e ver que tinha até bolo pra cantar parabéns pra ele”.

O ambiente lúdico cativou também os acompanhantes. Camiline Medeiros Lessa, mãe de Gabriel, de 2 anos, que faz hemodiálise três vezes por semana desde os seis meses, considera esse tipo de carinho um diferencial no tratamento.

“O procedimento de hemodiálise é igual em todo lugar, mas esse olhar especial, esse cuidado, tornam tudo mais fácil. Tenho certeza de que o Gabriel, mesmo sendo pequeno, não vai esquecer desse dia”, contou.

Festas para crianças em hospitais públicos

Para marcar o Dia das Crianças e alegrar os pequenos pacientes internados ou crianças carentes, três unidades da rede de saúde da rede pública municipal no Rio de Janeiro estão arrecadando doações de brinquedos novos ou em bom estado. Nos hospitais municipais Souza Aguiar e Salgado Filho, os brinquedos arrecadados serão distribuídos entre os pacientes internados na enfermaria de pediatria.

Tradicionalmente, os hospitais realizam festas do Dia das Crianças, que ajudam a alegrar os pacientes e reduzir o estresse causado pela doença e pelo período de internação. A festa no Souza Aguiar aconteceu no dia 10 e no Salgado Filho esdtá agendada para 17 de outubro.

Já o Centro Municipal de Saúde Dom Hélder Câmara, em Botafogo, destinará as doações a meninos e meninas carentes. A distribuição acontecerá no dia 15, às 9h, na Praça Nelson Mandela. A ação incluirá atividades recreativas e de promoção da saúde da criança, com foco especial na sensibilização sobre a importância da vacinação.

As doações de brinquedos podem ser entregues na brinquedoteca do Salgado Filho (Rua Arquias Cordeiro, 370, 6º andar, Méier) ou no Centro Administrativo São Sebastião (Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 719, Cidade Nova). O CMS Dom Helder Câmara funciona na (Rua Voluntários da Pátria, 136, Botafogo).

Grupo privado faz festa para crianças na Lagoa

Um dia cheio de atrações para as crianças na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. Neste domingo, 14 de outubro, acontece o projeto “Ambulância na Praça”, promovido pelo Grupo Prontobaby em homenagem ao Dia das Crianças. A ação gratuita vai levar saúde e atividades lúdicas para os pequenos, das 9h às 12h.

Profissionais de saúde vão verificar peso e altura das crianças, haverá ainda aferição de pressão arterial e medida de altura, além da distribuição de brindes. O encontro tem como objetivo conscientizar as famílias sobre os principais cuidados com a saúde dos pequenos.

A programação contará com Paint Kids, quando serão oferecidas maquiagens e tatuagens infantis. As crianças ainda vão poder se divertir com a presença de palhaços, todos voluntários que atuam no Centro Pediátrico da Lagoa (CPL), no Prontobaby – Hospital da Criança e no Criança 24 horas Méier, hospitais do Grupo Prontobaby. Haverá ainda distribuição de sorvetes.

O Centro Pediátrico da Lagoa ganhou esta semana uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardíaca, sob o comando da pediatra e neonatal Cristiane Gomes. Ao todo, são oito leitos destinados ao tratamento de doenças cardiácas cirúrgicas e clínicas para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.

Da Redação, com Assessorias

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais