Crianças sofrem com doenças típicas do inverno

ursinhoSempre que chega o inverno é a mesma coisa. A Maria Clara, minha filha de 10 anos, fica toda entupida, com tosse e sofre com a sinusite. Já foram várias consultas, algumas de emergência, e muito medicamento desde que o tempo começou a virar, ainda no outono.

A doença é só mais uma no leque das muitas que atacam principalmente as crianças nesta época do ano. Muitas pessoas desenvolvam alergias, resfriados, rinite e outras tantas doenças.

As pediatras Cristiana Meirelles, Flávia Bello e Cristina Makarenko, fundadoras da Homeped – serviço de atendimento domiciliar infantil, reuniram informações rápidas sobre cada uma delas e dicas simples para enfrentá-las. Mas para saber precisamente o que seu filho tem é fundamental a consulta médica presencial.

– Resfriado
Em geral causa inflamação. É uma infecção viral aguda do nariz e da garganta. Os sintomas mais comuns são espirros e congestão nasal, podendo eventualmente haver tosse e dor da garganta. Em caso de febre alta ou sintomas graves, um médico deve ser consultado.

– Gripe
É uma infecção mais grave do que o resfriado. Causada por vírus, geralmente ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Indivíduos mais suscetíveis, tais como crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico fraco, apresentam mais risco de adoecer. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse, dores musculares, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.

– Rinite
Inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Os sintomas mais comuns são olhos lacrimejantes, espirros, congestão nasal e coceira na garganta e nos olhos.

– Laringite
“É a inflamação da laringe. Pode ser causada por vírus, bactéria ou alergia. Os sintomas são febre baixa ou moderada, rouquidão, tosse seca e dor de garganta.

– Asma
Asma é uma alergia que causa inflamação das vias aéreas ou brônquios. Os sintomas são tosse seca, dificuldade ao respirar, dores no peito, respiração pela boca, respiração rápida ou respiração sibilante (chiado) e ansiedade.

– Bronquite
É a inflamação dos brônquios. Apresenta sintomas como tosse persistente com expectoração de catarro. Pode ter origem alérgica.

– Bronquiolite
Bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, de origem viral. Geralmente acomete crianças de baixa idade. Os principais sintomas são: tosse, respiração sibilante (chiado) e dificuldade respiratória. Os sintomas também são muito parecidos com os da asma.

– Pneumonia
Doença inflamatória aguda, geralmente de origem viral ou bacteriana, que pode atingir um ou ambos os pulmões, que se enchem de fluidos ou pus. Os sintomas são febre, dificuldade para respirar, tosse com expectoração e dores no peito, palidez e comprometimento do estado geral.
Dicas das pediatras:
– mantenha suas crianças bem hidratadas;
– aposte sempre numa alimentação saudável e natural;
– em caso de tosse persistente ou febre não espere; agende rapidamente uma consulta para a criança;
– mantenha a casa bem arejada, bem ventilada e livre de poeira e umidade;
– faça passeios ao ar livre se o dia estiver ensolarado;
– mantenha a meninada bem agasalhada; use bonés, casacos, chapéus se necessário;
– evite levar as crianças doentes para frequentar escola, para evitar o contágio dos amiguinhos

In the news
Leia Mais