Cristo Redentor é cenário de tributo às vítimas da Covid-19

Ato marcado pela CNBB e Cáritas Brasileira conta com bênção especial do Papa Francisco. Voluntários anônimos e profissionais da saúde também são lembrados

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O Brasil atingiu a marca de mais de 60 mil vítimas da Covid-19 e, no mundo, mais de 500 mil pessoas perderam a vida. Para homenageá-las, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, com apoio do  Verificado  – iniciativa das Nações Unidas para combate à desinformação -, promoveram na noite desta quarta-feira, dia 1º de julho, uma missa no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Com o tema “Para Cada Vida”, a missa em tributo às vítimas da Covid-19 em um dos maiores cartões-postais do mundo teve uma mensagem de solidariedade e uma benção do Papa Francisco, vibrando pela chegada de dias melhores. A cerimônia foi presidida pelo cardeal brasileiro Dom Orani João Tempesta,  que também deixou uma mensagem de apoio: “Nós não só lembramos daqueles que partiram, mas que também vemos os que ficaram. Coragem, vamos avante”.

A celebração foi transmitida ao vivo no YouTube e Facebook do CNBB, Facebook da Cáritas Brasileira e no canal oficial do Youtube da cantora Alcione. Juntos, os canais digitais atingiram cerca de 87.000 expectadores no YouTube da CNBB.

O padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de campanhas da CNBB, reforçou a importância da iniciativa: “Para Cada Vida é muito mais do que um evento, é uma oportunidade singular para interrompermos nossa rotina, que foi alterada pela Covid-19, a fim de que juntos possamos pensar, refletir, rezar e renovar o nosso compromisso de cuidar da vida de cada pessoa. Nos reunimos no amor de Cristo, celebrando a fé naquele que, de braços abertos, acolhe nossos medos e incertezas. A pandemia vai passar”.

Em seguida, uma projeção foi transmitida no Cristo Redentor. A celebração terá como cenário uma das sete maravilhas do mundo, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco,

A celebração trouxe mensagens de solidariedade às famílias fortemente afetadas pelas perdas nesta pandemia; de gratidão aos trabalhadores e voluntários anônimos, assim como aos profissionais da saúde que estão atuando diante de um desafio mundial, e de esperança a todos os brasileiros.

A celebração, com apresentação da atriz Cris Vianna, teve a honra de contar com uma mensagem de solidariedade e uma benção do Papa Francisco. “Com saudades do Brasil, concedo-lhes a benção apostólica pedindo a Nossa Senhora Aparecida que interceda por todos nós”, disse o Papa.

No encerramento, a cantora Alcione, que contribuiu com sua música para promover um momento de esperança, essencial em meio ao sentimento de fragilidade do cenário atual, afirmou: “Saí da quarentena por uma boa causa. Temos que juntar forças neste momento pelo qual o mundo vem passando. Juntos somos mais fortes”.

A nossa arquidiocese foi escolhida para ser o lugar de manifestar a nossa solidariedade e oração por aqueles que faleceram com essa pandemia. Justamente nesse altar, que é o Cristo Redentor, queremos colocar todas as pessoas do mundo inteiro que partiram, para que sejam recebidas na casa do Pai. E rezar pelos seus familiares para que consolados prossigamos na procura do bem e da paz”, disse o Cardeal.

Com a celebração, a CNBB, a Cáritas Brasileira e o Verificado têm o objetivo de proporcionar uma homenagem para cada vida, além de humanizar este momento crítico pelo qual o mundo está passando, dando luz às vidas perdidas, que tendem a serem apenas estatísticas devido ao alto número de óbitos diários.

A celebração “Para Cada Vida” conta com o apoio do projeto Verificado, uma iniciativa global da Nações Unidas, que busca inundar os canais de comunicação com informações verificadas e transmitidas pela ONU envolvendo os temas de ciência, solidariedade e soluções, combatendo assim, a infodemia de desinformações em meio a esta pandemia que assola o mundo.

O projeto conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e com o apoio de articulação do Nexus, movimento global que facilita espaços de encontro entre as novas gerações de filantropos, empreendedores sociais e investidores de impacto.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!