De carona na solidariedade alheia, embalados pelo espírito natalino

Marcas, empresas e instituições aproveitam clima típico de fim de ano para vender mais ou reforçar imagem de responsabilidade social

Conhecida marca de aves temperadas faz campanha de marketing e anuncia doação de 250 mil chesters para programa que atende famílias com fome (Foto: Reprodução de internet)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!


De olho no “marketing do bem”, diversas marcas e instituições de diferentes segmentos apostam em campanhas solidárias para reforçar sua preocupação com a responsabilidade social – um atributo cada vez mais valorizado pelos consumidores – e ainda aproveitam para vender mais nesses tempos natalinos, especialmente pelo e-commerce, já que boa parte dos brasileiros pretende realizar suas compras pela internet. Muitas ações também são fruto da solidariedade de clientes e parceiros, sem que para isso as marcas precisem desembolsar recursos próprios. Conheça algumas dessas iniciativas e avalie se vale a pena ajudar:

Marca anuncia doação de 250 mil aves para Mesa Brasil Sesc

A Perdigão anunciou que quer ampliar o significado da campanha “O Natal Mais Generoso de Todos os Tempos” apresentada no início de dezembro, e investe pelo quinto ano consecutivo na doação de Chester em parceria com o Mesa Brasil Sesc.  Somente este ano, a marca destina 250 mil unidades de aves para beneficiar famílias cadastradas no programa nacional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Para isso, promove uma campanha de marketing para estimular as vendas, com reforço desse viés social.

Em 2020 a iniciativa, realizada em parceria entre Perdigão e Mesa Brasil Sesc, atinge a marca de mais de 1 milhão de unidades de Chester Perdigão doados, que podem ser monitorados por meio do Portal da Generosidade, no qual é possível conhecer o “Mapa da Generosidade” – um gráfico interativo que possui um contador do volume das doações desde 2016, separados por regiões e estados do Brasil.

A ação, que segue todas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde, conta com equipes do Mesa Brasil Sesc, que retiram os produtos diretamente dos centros de distribuição BRF para destinar às instituições sociais parceiras, garantindo a higienização correta dos produtos, assim como a segurança de todos os envolvidos no processo e na iniciativa.

Marca de panettone promete doar um a cada dois vendidos a ONG

A Bauducco se une ao Magalu para uma ação social se uniram para promover uma parceria que irá distribuir mais de 7 mil Panettones para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade do estado de São Paulo. As unidades serão distribuídas por nove organizações sociais vinculadas à Gerando Falcões, uma plataforma de desenvolvimento social que atua em rede.  

Todos podem colaborar: ao comprar duas unidades de Panettone ou Chocottone® Bauducco de 500g, no Magalu, dentre os itens presentes no regulamento, as duas empresas doarão um Panettone de 500g às instituições contempladas. A ação acontece até o dia 20 de dezembro, para que as empresas consigam fazer a doação antes do Natal.

Todas os Panettones serão direcionadas para a ONG Gerando Falcões, uma organização social criada em 2011 que atua em periferias e favelas do país. Os projetos estão focados em esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos, sendo um motor de geração de renda para famílias.

Os consumidores podem efetuar a compra por meio do hotsite e Superapp do Magalu. Por meio do hotsite exclusivo da campanha, é possível acompanhar mais informações, obter novidades sobre produtos participantes e o regulamento. Não há limite máximo de compras por consumidor.

Ação para combater catarata em comunidades da floresta

Já a marca de perfumes e cosméticos de luxo L’Occitane en Provence, por meio da Fundação L’OCCITANE, anunciou que vai doar 100% dos lucros provenientes da venda do Presente Solidário para a Associação Médicos da Floresta neste Natal. A ONG atende indígenas de regiões remotas do Brasil que tem pouco ou nenhum acesso a serviços de oftalmologia.

No Brasil, o lucro da venda* do Presente Solidário será direcionado para o Amazonian Cataract Project, idealizado pela Associação Médicos da Floresta, no qual médicos voluntários viajam para comunidades indígenas para oferecer gratuitamente consultas e exames oftalmológicos. Após o diagnóstico, eles promovem cirurgias, oferecem tratamentos e distribuem óculos para pacientes com deficiência visual.

O projeto ainda oferece treinamento a autoridades locais de saúde para a detecção precoce da deficiência visual e da cegueira, assim a comunidade pode tornar-se mais independente de campanhas anuais e visitas esporádicas de ONGs através do encaminhamento direto a médicos oftalmologistas. No último ano, a doação de € 33.000 da Fundação L’OCCITANE permitiu que mais de 9.000 indígenas fossem beneficiadas.

O Presente Kit Solidário está disponível nas lojas e e-commerce da marca. O kit completo contém 1 Nécessaire, 1 Óleo Hidratante de Banho Amêndoa 35ml, 1 Citrus Verbena Leite Corporal 35ml e 1 Creme de Pés Nutrição Karité 10ml em uma caixa com design exclusivo, desenvolvida em parceria com a Kawagraf Embalagens, que apoiou o projeto arcando com parte dos custos. Preço de venda em lojas e e-commerce menos as taxas, transporte e custo de produção, limitados ao valor correspondente a 19 mil euros.

Outras ações – Apoiando deficientes visuais e incentivando pesquisas científicas na área desde 2006, a marca repete a parceira feita em 2019, como parte de sua luta contra a cegueira evitável. Desde 1997, a L’Occitane en Provence inclui informações em braille em suas embalagens para tornar seus produtos acessíveis a deficientes visuais e aumentar a consciência do público em geral sobre esta questão.

A marca iniciou um projeto mundial intitulado Union for Vision, que se dedica à prevenção e ao tratamento de deficientes visuais em todo o mundo. Mais de oito milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo projeto ao redor do mundo. Um dos objetivos foi alcançado esse ano, atingindo 10 milhões de beneficiados. A Fundação estabeleceu uma nova meta para 2025, que é aumentar esse número para 15 milhões.

Marca reverte 5% de vendas para campanha em benefício de pessoas com deficiência

Outra que aproveita o espírito de solidariedade para promover suas vendas é a Coloplast, empresa dinamarquesa que desenvolve produtos para usuários que precisam de cuidados especiais com estomias, continência, tratamento de feridas e urologia. A empresa decidiu apoiar a Maratona Fest das Casas André Luiz, que atende a cerca de 1.700 pessoas com deficiência intelectual e/ou física em São Paulo. De 17 a 20 de dezembro, 5% das compras de produtos selecionados pela loja online, no valor superior a R$ 199,90, serão revertidas à instituição instituição filantrópica e sem fins lucrativos.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 1

Curativos, cremes, adjuvantes e cateteres estão entre os 47 itens selecionados para a ação. No dia 20/12, uma live das 12h às 0h, irá reunir todos os parceiros do Maratona Fest. A Coloplast é uma das convidadas e, na ocasião, vai também anunciar a doação de produtos das linhas de estomia, continência e feridas à instituição. A live do Maratona Fest será transmitida pelas redes sociais das Casas André Luiz e também pelos parceiros, em transmissão simultânea pelo FacebookYouTube e Linkedin

O evento conta também com o apoio e a participação de antropólogos, filósofos, jornalistas, esportistas, atores, empresários e ativistas, como Antonio Fagundes, Fábio Porchat, Claude Troigros, Paulo Betti, Maria Paula, Heródoto Barbeiro, Mário Sérgio Cortella, André Trigueiro, Ana Maria Braga, Amyr Klink, Toquinho, entre diversos outros. 

Brinquedos para 150 crianças que vivem em lixão na Baixada

Neste dia 18 de dezembro, a subsidiária da farmacêutica sul-africana Aspen Pharma no Brasil, entrega brinquedos para 150 crianças que vivem em Jardim Gramacho, bairro em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que sustentou por três décadas o maior lixão de América Latina.

A arrecadação dos brinquedos foi feita toda de forma online para evitar aglomerações por conta da pandemia. Até 16 de dezembro, por meio de um link de uma loja de brinquedos, os colaboradores podiam escolher os presentes com preços que variam entre R﹩22,99 e R﹩99,99. Na véspera da entrega, dia 17, a loja ficou de separar e embalar todos os brinquedos comprados e uma equipe pequena da Aspen vai retirar e fazer a entrega no Jardim Gramacho, no dia 18.

A distribuição ocorre em parceria com o Instituto IDE (Inclusão e Desenvolvimentos pelo Esporte), organização sem fins lucrativos, que atua há mais de 10 anos oferecendo atividades para o resgate da dignidade dos moradores do local por meio do esporte, educação e cultura.

Natal solidário para mais de 60 mil idosos e crianças

O Instituto Juntos Somos Mais Solidários promove campanha de Natal durante o mês de dezembro para doação de kits com alimentos, presentes e produtos de higiene e cuidados pessoais a mais de 60 mil pessoas. A ação irá beneficiar crianças e idosos em situação de vulnerabilidade, assistidos por mais de 700 instituições sociais em todos os estados do Brasil. No Rio de Janeiro, os kits seguirão para diversos abrigos como Instituto da Criança e Instituto Pereira Passos.

As doações não têm um valor mínimo e podem ser feitas por qualquer pessoa, com o super app da Ame. É possível também doar com cashback. Para reforçar o combate ao aumento de casos de Covid-19 no país, as entregas dos kits já começaram com o suporte logístico do Universo Americanas. Criado pelo Universo Americanas durante a pandemia, o Instituto e parceiros já doaram mais de R﹩ 68 milhões.

Empresa de condomínios faz ação para arrecadar brinquedos

A Lello Condomínios, ao lado da Central Única das Favelas (CUFA), criou a ação Natal do Bem #SomosTodosNoel, na qual 20 condomínios administrados pela Lello receberão uma árvore de natal cada, com cartões de indicações de presentes a serem dados pelos moradores para crianças moradoras de favelas a serem indicadas pela CUFA.

A ação deve ter participação de 5.500 moradores e a ideia é que sejam arrecadados 2.000 brinquedos para as crianças. Quem se interessar em ajudar, também pode fazer uma doação de R﹩ 30 por meio do projeto Benfeitoria, uma plataforma eletrônica de mobilização de recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental. A Lello também irá realizar a doação de 300 brinquedos. O endereço é: https://benfeitoria.com/nataldobem .

Instituto doa 1,5 mil livros para comunidades carentes

Para celebrar o Natal, o Instituto Invepar, que atua nos segmentos de aeroportos, mobilidade urbana e rodovias, reuniu colaboradores e parceiros para realizar a doação de cerca de 1,5 mil livros para crianças e adolescentes moradores de comunidades do Rio de Janeiro, localizadas no entorno das estações do MetrôRio e da Linha Amarela.

Receberemos as doações com grande alegria, especialmente neste ano difícil. Contamos com parceiros, como o Instituto Invepar, para manter ações educativas para crianças e adolescentes, e os livros fazem parte deste processo ao estimular a curiosidade e o aprendizado”, afirma Marcelo Andriotti, do Projeto Favela Mundo. 

Os exemplares serão destinados à ONG Rongo, Associação de Moradores da Mangueira, ao Projeto Favela Mundo e Museu da Maré, das comunidades da Pavuna, Mangueira, Cidade de Deus, Acari e Maré. As entregas dos livros começaram dia 17 e respeitarão o protocolo de segurança de prevenção à Covid-19.

As publicações a serem doadas são provenientes de parceria com o Projeto Gentilezinha, com a autora de livros infantis Ana Moreno e de ação interna do grupo que estimulou a doação entre os colaboradores.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!