Deficientes visuais têm entrada gratuita na Bienal

Pela primeira vez em 19 edições a tradicional feira internacional do livro promove visitas guiadas para deficientes visuais, com entrada gratuita

Redação

Cega desde a infância,  Sara Marques saiu de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, com a amiga Letícia Drumond e o seu cão-guia Kajavu, um labrador preto, para realizar um sonho: visitar a maior feira internacional de livros que acontece a cada dois anos no Rio de Janeiro. As estudantes foram visitar estandes de editoras que produzem materiais para cegos e acompanhar algumas palestras, entre elas, a da escritora inglesa C.J. Tudor.

Para Sarah Marques, deficiência visual não precisa ser um obstáculo para apreciar um bom livro. “Muitas pessoas com deficiência visual gostam de ler. Hoje em dia, a tecnologia tem ajudado bastante. Por isso, se você tiver um celular, um computador, aproveite. Se houver bibliotecas com acessibilidade em sua cidade, procure esses lugares. Ler é sempre muito bom”, disse.

Para valorizar a diversidade e a inclusão, a Bienal do Livro Rio está oferecendo um serviço gratuito de visita guiada para pessoas com deficiência visual. As visitas ocorrem no espaço Pela estrada a fora, no pavilhão infantil, sempre pela manhã: às 9h, de segunda a sexta, e às 10h, aos sábados e domingos. Todas as sessões da programação oficial também têm, este ano, tradução em libras. As inscrições estão abertas pelo site.

As atividades guiadas podem ocorrer em grupo ou individualmente. O visitante, acompanhado de um guia, será recebido na entrada do Pavilhão das Artes e irá percorrer o pavilhão infantil (de cor laranja) até chegar à floresta cenográfica do espaço, um grande livro de pop up que ganha vida com sons e iluminação.

O passeio tem duração de cerca de duas horas e, em todo o trajeto, os guias usam recursos de audiodescrição para permitir aos deficientes visuais a oportunidade de terem uma experiência sensorial dos ambientes da floresta, três tocas, que remetem a contos clássicos infantis, lendas e fábulas. Nesses espaços, os leitores terão contato com livros em braile.

Mostra MSF em Campo

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) traz para a 19ª Bienal Internacional do Livro Rio a exposição “MSF em Campo”. A mostra, inédita na cidade carioca, é um cenário que replica, em tamanho real, uma tenda de atendimento médico-humanitário e outros elementos comuns às realidades vividas pelas pessoas assistidas nos projetos da organização. Profissionais de MSF que estiveram em campo compartilharão as próprias experiências em visitas guiadas e gratuitas para públicos de todas as idades. É a primeira vez que a organização participa do evento.

“São narrativas que trazem histórias verídicas de mundos onde a realidade é tão extrema que pode ser confundida com a ficção”, observa Diogo Galvão, coordenador de Projetos Especiais de MSF. “Queremos aproximar o público de situações comuns a inúmeras pessoas que vivem em condições extremas e que muitas vezes contam apenas com a ajuda humanitária para ter acesso a cuidados muito básicos de saúde”.

O público poderá interagir com os objetos da mostra e aprender um pouco sobre as experiências contadas pelos profissionais e por meio de óculos de realidade virtual, disponíveis ao final da visitação. A Bienal acontece no Riocentro, Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.

Como chegar

Com todo o investimento feito na cidade por ocasião dos Jogos Olímpicos, o acesso ao Riocentro se tornou mais fácil e rápido, sobretudo por transporte público. O centro de exposições é atendido por duas estações do BRT: Riocentro e Olof Palme. Para quem for de carro, haverá estacionamento no local e vgas extras no condomínio Ilha Pura, que fica ao lado do Riocentro.

Por meio de parceria com o BRT, a Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e a Metrô Rio, a Bienal do Livro Rio conta com um esquema especial de transporte para os fins de semana e uma linha extra do BRT. A linha 99 – Jardim Oceanico x Terminal Recreio (ViaBienal) Expresso – vai operar nos dias 31 de agosto e 1, 7, e 8 de setembro, de 9h30 às 22h45. Os visitantes deverão desembarcar na estação Olof Palme.

Estações atendidas pela linha Extra especial:

Terminal Jardim Oceânico/ Estação Barra Shopping/ Terminal Alvorada/ Estação Via Parque/ Estação Rio 2/ Estação Morro do Outeiro/ Estação Olof Palme (Bienal) /Terminal Recreio

Serviço

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Data: 30 de agosto a 8 de setembro de 2019

Dias da semana: 9 às 21h

Sexta-feira: 9h às 22h

Finais de semana: 10h às 22h

Valor: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia-entrada)

Compra online: http://www.bienaldolivro.com.br/

>> Entrada sem fila para qualquer dia do evento

Ponto de vendes no Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, em Botafogo): de terça a domingo, das 15h às 19h30.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.