Dentistas lançam campanha ‘Sem ética, Sem estética’

Redação

As redes sociais têm influenciado muitas pessoas a fazerem procedimentos estéticos. Cada vez mais é papel do cirurgião-dentista avaliar se essa intervenção vem do paciente ou é algo para agradar terceiros, orientando sempre para o melhor resultado. Essa é a essência da campanha nacional “Sem ética, Sem estética”, lançada pelo CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) de Saúde Bucal.

No primeiro dia da Semana Crosp, os cirurgiões-dentistas Soraya Monteiro Guedes Fernandez e Sérgio Brossi Botta lançaram um questionamento pertinente ao atual momento. Intitulada “A Odontologia e a ética estão andando juntas atualmente?”, a palestra dos cirurgiões trouxeram informações sobre responsabilidade civil, autoproteção, ética profissional e relação do profissional com as redes sociais.

A cirurgiã-dentista e presidente da Comissão de ética do Conselho, Sofia Takeda, relembrou, durante palestra sobre processos éticos, o código ético da profissão falando um pouco sobre a relação cirurgião-dentista e paciente e explicando quais os riscos aos quais os pacientes se submetem em um tratamento odontológico.

É importante que todos os riscos sejam apresentados, não como uma forma de se precaver, mas também como uma maneira de passar confiança para quem está realizando o tratamento, garantindo uma relação de confiança”, exaltou a presidente da Comissão.

Nesta segunda-feira (26/10), foi iniciada a terceira edição da Semana Crosp. O evento tem como objetivo reforçar a importância dos profissionais de odontologia e conta com a participação de conselheiros, membros e presidentes das câmaras técnicas da autarquia.

A cirurgiã-dentista Sumaia Ahmad El Zoghbi falou sobre os protocolos de controle e manutenção dos pacientes que fizeram procedimento de implante dentário durante a pandemia.

Durante as consultas de manutenção, o papel do implantodontista é fazer com que a higienização caseira seja facilitada para o paciente. Além de observar e tratar estabilidade, oclusões, bruxismo, conforto do paciente e possíveis inflamações como mucosite, peri-implantite”, contou a palestrante, ressaltando que as consultas on-line, junto com o histórico do paciente, ajudam na identificação da necessidade de exames e consultas presenciais.

A abertura foi marcada pela campanha em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista. “O Conselho tem inovado cada vez mais e valorizado iniciativas como esta, onde o profissional recebe capacitação e fica informado sobre as atualizações da classe de forma segura”, ressalta o presidente do CROSP, Marcos Capez.

Os conteúdos do primeiro dia do evento foram diversificados e contaram com a presença das Câmaras Técnicas de Especialidades em Hipnose, Dentística, Odontologia Legal, Saúde Coletiva, Implantodontia, Odontologia do Trabalho e Endodontia.

Do Crosp, com Redação