Depois do #fiqueemcasa, é a vez do ‘Fica, Mandetta’

Mais entidades médicas divulgam notas de apoio ao ministro da Saúde, que

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait) divulgou nesta segunda-feira (30) um manifesto de apoio ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ratificando as estratégias do Ministério da Saúde de combate ao COVID-19. Esta é mais uma das ações da entidade na tentativa de achatar a curva de contaminação, que também vai impactar diretamente o atendimento ao paciente politraumatizado, que precisa de atendimento nos serviços de urgência e emergência de todo o País.

“Como as urgências e emergências nunca param, nós, que atendemos nos prontos-socorros, estaremos lidando diretamente com pacientes que podem – ou não – estar contaminados. Muito provavelmente, diante da urgência do nosso atendimento e da falta de testes rápidos para coronavírus, sequer teremos tempo de confirmar o diagnóstico antes de realizar os procedimentos necessários ao paciente. Estamos muito preocupados com essa situação”, ressalta o presidente da SBAIT, Tércio de Campos, que também é cirurgião do Trauma.

O manifesto de apoio é mais uma das ações da SBAIT, que vem trabalhado com conscientização do público leigo e troca de experiência entre os profissionais de saúde. Recentemente, reforçou a importância de as pessoas ficarem em casa para evitar casos de trauma, como acidentes de trânsito. “Com as pessoas em casa, além de uma menor contaminação por coronavírus, temos um efeito benéfico secundário, que é a redução dos casos de trauma no trânsito, por exemplo. Isso nos ajuda a desafogar os leitos de enfermarias e UTI´s em todo o país. Precisamos destinar todo recurso possível aos pacientes de COVID-19”, destaca Campos.

Além dessas orientações, a SBAIT lançou também uma campanha em suas redes sociais com o tema “Fique em Casa”. Formada por cinco peças, a campanha orienta sobre a importância do isolamento social neste momento, mas destaca que pode sair de casa quando o objetivo é doar sangue, outra grande preocupação atual. “Os estoques de bancos de sangue estão baixos. E isso não pode ser mais um problema a ser enfrentado. As pessoas podem doar sangue com segurança porque os bancos estão preparados para isso”, afirma o presidente da entidade.

Entre os médicos, a sociedade tem promovido duas reuniões virtuais semanais para, com cirurgiões do Brasil e do exterior, trocar experiência. “Qualquer informação é muito bem-vinda neste momento. Nessa troca, uns aprendem com os outros. É um momento muito complexo, que envolve gestão, segurança do paciente contaminado, segurança do paciente não contaminado, segurança da equipe, otimização de EPI´s. Todas essas preocupações estão na pauta diariamente”, explica. “Além disso, temos um grupo de whatsApp, com profissionais de saúde de todo o País, que nos permite monitorar como está a situação no Brasils, de acordo com a experiência dos hospitais em que trabalham”, comenta.

Por todos esses fatores, a SBAIT reforça que, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), é fundamental que o distanciamento social seja mantido. “Nem todos têm o privilégio de ficar em casa, mas quem puder, que o faça. Por si, por sua família, por todos nós”, reforça.

Manifesto de apoio ao Ministro da Saúde

A SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) manifesta apoio integral ao nosso Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, por sua liderança em um momento tão difícil para o nosso país, conduzindo de forma exemplar e transparente as estratégias de combate ao COVID-19, em alinhamento total com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

A SBAIT tem feito recomendações públicas para reduzir os casos de Trauma no trânsito, com o objetivo de reduzir internações e ocupação de leitos de UTI. Além disso, estamos fazendo uma campanha em todos os meios para a doação de sangue, única situação para sair de casa

A SBAIT também tem contribuído no auxílio aos profissionais de saúde de como se protegerem de contaminação. E temos, ainda, reforçado nossa campanha para que as pessoas fiquem em casa, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O Ministro Mandetta conta com todo o apoio da SBAIT e, com certeza, das Sociedades Médicas do país.

Tercio De Campos

Presidente da SBAIT

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!