Dezembro Laranja: garis levam conscientização à praia

No mês de prevenção ao câncer de pele, ação na Praia do Arpoador chama atenção para os altos índices da doença no Estado do Rio

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Conhecidos pelo uniforme laranja, os garis do Rio de Janeiro se transformam nos mais novos agentes da campanha Dezembro Laranja, mês de prevenção ao câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), promoveu na manhã desta sexta-feira (17/12) uma ação de conscientização na Praia do Arpoador, Zona Sul do Rio.

A ação foi animada pelo grupo Chegando de Surpresa, garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização. Os integrantes do grupo e todos os 140 garis que trabalham na limpeza das praias de Ipanema e Leblon vestiram a camiseta laranja e o laço símbolo da campanha. Houve distribuição de folhetos e sachês de protetor solar para chamar a atenção dos banhistas.

“As pessoas devem ter consciência da prevenção do câncer de pele desde pequeno. É um conjunto de medidas, incluindo protetor solar, óculos escuros e boné”, lembrou Fabiano Leal, presidente da SBD Rio. Durante a ação, foram produzidos pequenos vídeos para serem veiculados nas redes sociais da Comlurb e tornar a campanha ainda mais abrangente.

A campanha recomenda que, além do uso do álcool em gel, máscaras e respeito ao distanciamento social, a população adote hábitos de fotoproteção para garantir sua saúde de modo pleno. Isso implica em passar protetor solar, evitar a exposição em horários mais quentes (entre 9h e 16h) e não esquecer o chapéu, o boné e os óculos escuros quando a pessoa estiver ao ar livre.

Magno Neves, 30 anos, morador do Cantagalo, surfista desde os 6 anos e instrutor da escola de surfe no Arpoador, assistiu a ação e disse que apoia o Dezembro Laranja.

“Tem que se prevenir porque o câncer de pele é uma coisa muita séria. Eu começo o dia passando protetor solar no meu corpo inteiro para me proteger dos raios solares. Quando eu não estou com a roupa de borracha, eu uso uma blusa com proteção UV, que é muito importante”, afirmou o surfista.

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, ressaltou que a companhia orienta os garis, principalmente os de praia, a usarem o uniforme oficial completo, com o boné legionário (que possui proteção UV no tecido), além de filtro solar. A companhia disponibiliza de forma permanente em todas as suas gerências sachês com protetor solar para serem distribuídos aos garis e incentiva que eles façam uso do produto.

“Nos sentimos muito honrados com o convite da SBD para participarmos do Dezembro Laranja. Tem tudo a ver com a companhia. Não só pelo laranja, cor do conhecidíssimo uniforme dos nossos garis, como também pelo fato dos nossos 14 mil profissionais da limpeza urbana trabalharem sob o sol e é muito importante que se protejam”, disse.

Detecção e prevenção do câncer de pele

A SBD esclarece que o câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele, considerado o maior órgão do corpo humano. Trata-se do tipo de câncer mais comum no Brasil. A incidência é maior do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença mais frequente no Brasil e ocorre, principalmente, em regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas e pescoço. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por cerca de 180 mil novos casos da doença por ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca),.

Já o câncer de pele melanoma tem em torno de 8,5 mil casos novos por período.  A Sociedade também chama a atenção para a detecção precoce da forma mais agressiva da doença – o tipo melanoma, que embora represente somente 3% das neoplasias malignas da pele, tem grande poder de metástase, ou seja, de disseminar o câncer para outros órgãos.

A exposição aos raios ultravioletas de forma exagerada ou repetida ao longo da vida e os episódios de queimadura solar são os principais fatores de risco do câncer de pele. Esse problema de saúde pode afetar qualquer pessoa, principalmente as que têm pele, cabelos e olhos claros; aquelas com histórico familiar da doença; os portadores de múltiplas pintas pelo corpo; e pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados.

A incidência do câncer de pele é maior entre pessoas com mais de 40 anos, porém, devido à exposição sem proteção aos raios solares, a detecção de tumores cutâneos na população mais jovem vem aumentando, segundo o Inca. A boa notícia é que, quando descoberto no início, esse tipo de câncer tem mais de 90% de chances de cura

“O autocuidado é fundamental para prevenir esse tipo de câncer e demais doenças da pele. Precisamos ampliar a conscientização da população para que as medidas de proteção ao sol se tornem um hábito para toda a vida, começando na infância”, explica a médica Eliane Guimarães, gerente do Programa de Medicina Preventiva (Special Life) do Grupo Assim Saúde.

Entre os cuidados para evitar a doença estão usar o filtro solar nas áreas expostas ao sol diariamente, reforçar a proteção com chapéus, óculos escuros e camisetas UV, além de permanecer na sombra e se manter hidratado. A médica alerta que os cuidados com a pele devem ser tomados por pessoas de todas as idades e que a visita ao dermatologista precisa ocorrer assim que seja notado qualquer transformação na pele ou, de forma preventiva, pelo menos uma vez ao ano para obter uma avaliação clínica de rotina.

Sobre o Dezembro Laranja

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tradicionalmente organiza o Dezembro Laranja, campanha que é realizada desde 2014.O tema da iniciativa deste ano é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!”. A mensagem alerta os brasileiros sobre a necessidade de reforçar as medidas de prevenção contra o covid-19 sem ignorar a importância da fotoproteção.

Este ano, a campanha conta com a adesão voluntária dos atores Tony Ramos e Carmo Dalla Vecchia, das cantoras Kelly Key e Karol Conká, da modelo Claúdia Liz e dos jornalistas Tom Borges e Eliane Cantanhede. Também aderiram à iniciativa instituições públicas e privadas, como o Congresso Nacional, a Federação das Indústrias de São Paulo, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Federal de Medicina, governos estaduais e prefeituras municipais.

Para ampliar a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de pele, assim como orientar sobre os fatores de proteção individual contra as radiações solares, o Grupo Assim Saúde realizou a live “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, no dia 15 de dezembro.

O bate-papo com o médico dermatologista da operadora e titular da SBD, João Pedro Almeida, faz parte das ações da operadora em adesão à campanha nacional Dezembro Laranja, promovida pela SBD, em parceria com instituições públicas e privadas do país.

Com Assessorias

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