Dia D para vacinar contra a gripe na rede pública

Aulas de graça em academias para as mães e um seminário sobre maconha na Medicina também são destaques nesta semana

Luiza Xavier

Na Agenda Positiva desta semana temos a reta final da campanha de vacinação contra a gripe, com o Dia D neste sábado (12 de maio). Mães de alunos de duas redes de academias do Rio terão acesso livre para malhar neste sábado, por conta do Dia das Mães.

Cursos gratuitos sobre boas práticas de Vigilância Sanitária para profissionais e proprietários de salões de beleza, consultórios e clínicas médicas e um seminário sobre o uso da maconha na Medicina também merecem destaque nesta programação.

Boa leitura!

 Dia D contra a gripe acontece neste sábado

Neste sábado, dia 12, órgãos estaduais e municipais de saúde farão o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza) com a abertura de postos de saúde nos 92 municípios do Rio de Janeiro. Na capital, além das clínicas da família e centros municipais de saúde, que funcionarão das 8h às 17h, haverá postos volantes de vacinação espalhados por toda a cidade para facilitar o acesso à vacina – serão 536 locais no total.

Gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas devem ser vacinados até 1º de junho. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o estado, mas as autoridades de saúde lembram que é importante não deixar para se vacinar nos últimos dias, quando normalmente as filas e o tempo de espera são maiores.

Nos dias 16, 23 e 30 de maio, quem for da população alvo da campanha e passar pelas estações do Metrô da Carioca, Maria da Graça, Jardim Oceânico e General Osório entre 9h e 16h poderá receber a vacina. Para tanto, é necessário levar documento de identidade e, quem tiver, deve apresentar também a caderneta de vacinação. Neste sábado, há outras opções de locais de vacinação: os shoppings Via Brasil, Ilha Plaza e Jardim Guadalupe.     

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 7 de maio deste ano, foram notificados 263 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo seis deles causados pelo vírus H1N1 e 18 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificadas 24 mortes em decorrência da síndrome, sendo três por H3N2.

A vacinação tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da doença e é aplicada às vésperas do inverno, período de maior incidência da doença. Estudos demonstram que a vacina contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 1746.

 

Academias oferecem acesso gratuito a mães de alunos

smart fit-zumba-sh´bam
Algumas unidades da rede de academias Smart Fit oferece aulas de zumba e sh´bam (Foto: Divulgação)

Neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de maio, Smart Fit e Bio Ritmo, que fazem parte do Grupo Bio Ritmo, abrirão as portas de todas as suas unidades para receber as mães dos alunos, que poderão se exercitar gratuitamente. A ação Acesso Livre vai acontecer durante todo o período de funcionamento das unidades. Espaço e equipamentos estarão à disposição, além de profesores.

Os familiares que quiserem aproveitar a oportunidade e começar a praticar exercício físico para buscar mais qualidade de vida e saúde, devem ir até a unidade da academia mais próxima, junto com o aluno, e fazer o cadastro na hora para ter sua entrada liberada. O aluno poderá levar até duas pessoas, sendo uma no sábado e outra no domingo. Nos sites http://www.smartfit.com.br/ ewww.bioritmo.com.br é possível conferir os endereços das unidades e a programação de aulas de cada uma delas.

Uso de maconha na Medicina é tema de seminário

Discutir de forma mais profunda o uso terapêutico da Cannabis, as formas de acesso, resultados de pesquisas, regulamentação e o uso na saúde pública. Este é o objetivo do Seminário Internacional “Cannabis Medicinal – Um olhar para o futuro”, que acontece dias 18 e 19 de maio, no Museu do Amanhã. Na programação estão previstas palestras sobre a ciência canabinoide, o uso terapêutico no Brasil e no mundo, as implicações sócio-políticas e o relato de pacientes que já utilizam a Cannabis medicinal. As inscrições são gratuitas, para conferir a programação completa, acesse o link.

O evento é realizado pela Fundação Fiocruz em parceria com a Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi), com apoio da HempMeds® Brasil, subsidiária do grupo americano Medical Marijuana, Inc. e primeira empresa autorizada pela Anvisa a importar um produto à base de canabidiol para o país.

O grupo ressalta que não vende ou distribui quaisquer produtos que violem a Lei de Substâncias Controladas dos Estados Unidos (US.CSA). Estas empresas produzem, vendem e distribuem produtos à base de cânhamo e estão envolvidas com a distribuição federalmente legal de produtos médicos à base de maconha em determinados mercados internacionais. O canabidiol é um componente natural do óleo de cânhamo.

Cursos gratuitos da Vigilância Sanitária

Já estão abertas pelo site www.prefeitura.rio/vigilanciasanitaria as inscrições para cursos gratuitos da Vigilância Sanitária Municipal do Rio para ambulantes e profissionais de estabelecimentos que comercializam alimentos e serviços e produtos relacionados à saúde humana e animal. O objetivo é trabalhar mais a prevenção e, assim, minimizar os riscos à saúde dos cariocas.
São cursos para ambulantes, salões de beleza, indústria de alimentos, unidades escolares, culinária oriental, bares e restaurantes, consultórios médicos e odontológicos, gabinetes de podologia, farmácias e drogarias, clínicas veterinárias e pet shops, e distribuidoras de produtos de saúde. Somente neste ano foram capacitadas 4.020 pessoas, em 151 cursos oferecidos. No ano passado foram 12.844 pessoas em 1.213 cursos.
Consultórios, clínicas médicas e dentárias ganharam, neste ano, o curso sobre “Processo de limpeza, desinfecção e esterilização instrumentais, conforme classificação”, com aula no dia 11 de maio. As farmácias também ganharam curso neste ano, sobre “orientações técnicas e licenciamento sanitário”, marcado para o dia 30 de maio, mesmo dia do curso com para empresas com atividades de distribuidora, armazenadora e transportadora de produtos de saúde.
Já o curso para salões de beleza será no dia 14 de maio e vai oferecer orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, Aids, micoses, dentre outras.
Todas as aulas serão ministradas no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, no Centro, e têm capacidade para 50 pessoas. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail geducavisa@gmail.com.
‘Vascaíno Sangue Bom’ quer mobilizar doadores
Vascaíno Sangue Bom é o nome da quarta edição da campanha que o Banco de Sangue Serum realiza no Rio de Janeiro entre 10 e 25 de maio, e que vai ajudar a salvar centenas de vidas. O gol de placa será, segundo o captador Alexandre Paladino, reverter os estoques baixos do banco de sangue, infelizmente típicos nesta época do ano, quando o tempo mais seco e as doenças comuns nas temperaturas mais baixas afastam doadores da unidade.

Os primeiros doadores do time de voluntários em prol da vida serão homenageados com copos exclusivos da ação. O captador lembra que, apesar de a campanha ser com o apoio dos vascaínos, todas as torcidas são benvindas ao Banco de Sangue Serum. A unidade atua há mais de 24 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro, atendendo aos hospitais públicos e privados da região, e precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes de 18 hospitais públicos e privados localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

Para doar basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro – próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem recentemente precisa aguardar seis meses após o procedimento. Quem colocou piercing, pode doar após 3 dias, exceto se for na língua ou região genital. Nesse caso a doação está liberada um ano após retirada.

Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento. Quem toma algum medicamento deve entrar em contato antes com o Banco de Sangue para confirmar se impede a doação temporariamente ou definitivamente e, quem tomou a vacina contra a febre amarela, só pode doar após 30 dias.

Semana da Enfermagem promove serviços gratuitos

No mês de maio, entre os dias 12 e 29, a FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá e a rede de escolas de educação básica Futuro Vip promovem uma série de eventos que abordará importantes temáticas acadêmicas e práticas para os profissionais da área de Enfermagem. No dia 12, abertura da Semana Nacional da Enfermagem, alunos e professores da graduação e do curso técnico em Enfermagem da FIJ estarão na Praça Professora Camisão, no Largo da Freguesia, Jacarepaguáentre 8h30 e 14hs, participando como voluntários da Feira de Saúde e Cidadania.

evento é público e gratuito. Na ocasião, quem passar pelo local poderá aferir pressão arterial, fazer medição do índice de glicemia e receber orientações sobre alimentação saudável. Por conta de uma parceria Futuro Vip/FIJ e Fundação Leão XIII, será possível também tirar a 2ª via de documentos como RG, certidões de nascimento e casamento e atestado de óbito.

Com o objetivo de refletir sobre as principais questões da agenda atual dos profissionais no Brasil, a FIJ promove entre 14 e 29 de maio palestras e workshops para estudantes de Enfermagem, sempre de 19h30 às 21h30, na sede da instituição, em Jacarepaguá. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Masoquismo em pauta  no Rio

Acontece nesta sexta-feira, dia 11, às 17h, no Rio de Janeiro, um encontro para ampliar o debate sobre as questões apresentadas pela recentemente pela psicanalista Marilia Aisenstein na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). ‘O Enigma da Dor’, que apresenta o conceito de masoquismo, é um dos textos a profissional de origem grega e radicada na França que é considerada uma referência no tema.

A discussão  será moderada por Admar Horn, psicanalista da SBPRJ, membro  do Instituto de Psicossomática de Paris (IPSO), do qual Marília foi presidente, e coordenador do Instituto de Psicossomática-RIO (IPSO-Rio). Casos clínicos serão reapresentados pelas psicanalistas Margaret Waddington Binder (IPSO e IPSO-Rio) e Sônia Bromberger (IPSO-Rio), membros da SBPRJ.

“Ecos do encontro com Marilia Aseinstein” é voltado para profissionais e estudantes que participaram do encontro e, também, para  quem não participou e tem interesse no tema. Será cobrada taxa de R$ 20 – membros Febrapsi e IPSO são isentos. Mais informações tesourariasbprj@sbprj.org.br e (21) 2537-1115 / 1333. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80 – Humaitá.

Curso sobre inserção escolar para crianças com autismo

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realiza o curso de extensão em Estratégias de Inserção Escolar para Crianças com Autismo. Profissionais da educação, psicólogos, psicopedagogos e outros interessados em conhecer e auxiliar a inserção de crianças com TEA em ambiente escolar podem participar. As aulas estão previstas para os dias 5, 12, 19 e 26 de maio (sábados), das 14h às 18h. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br.

O aluno autista apresenta características próprias no desenvolvimento cognitivo, intelectual e um gosto maior pela escola. Assim, é necessária a criação de um suporte estrutural que habilite a sua inserção ao contexto escolar, favorecendo uma real inclusão”, frisa a psicóloga clínica Maria Dalva Barbosa do Monte, responsável pelo curso.

Ação de saúde com o Vigilantes do Peso

O Vigilantes do Peso e a Droga Raia vão promover neste sábado, 12, um dia voltado ao bem-estar. No evento, que começa a partir das 9h30, quem comparecer poderá participar gratuitamente de palestras sobre como adotar um estilo de vida saudável, mesmo com a correria do dia a dia, aferir a pressão arterial, calcular o índice de massa corporal (IMC), verificar o peso ideal e medir a glicose, além de concorrer a uma limpeza de pele.  A ação acontece a partir das 9h30 na unidade do Shopping Tijuca (Avenida Maracanã, 987, Torre 3 – 4o andar), estando sujeita à lotação.

EM NITERÓI

Cicloturismo é tema de bate-papo na Aliança Francesa

Andar de bicicleta é uma das paixões dos franceses. E para fomentar esse hábito também nos brasileiros, a Aliança Francesa Niterói recebe na próxima sexta-feira, dia 18, às 19h, os presidentes da associação internacional Vélophonie para um bate-papo sobre cicloturismo e políticas de acessibilidade no Brasil e na França.

Didier Feneron, engenheiro de transportes, e Annie-Claude Sebban, doutora em planejamento urbano, estão vindo ao Brasil para participar também do Velo-city 2018, maior evento de mobilidade urbana e bicicleta do mundo, que será sediado no Rio este ano.

Vélophonie já passou por diversos países, com o objetivo de valorizar a cultura do ciclismo, tão presente no estilo de vida francês. Indo de encontro com todos os públicos, ciclistas ou não, compartilham sobre a cultura do ciclismo em Bordeaux, apresentando a história da bicicleta, políticas de acessibilidade e o cicloturismo.

A entrada é gratuita e a palestra será em francês, traduzida simultaneamente em português.

EM SÃO PAULO

Incentivo à doação de leite materno

Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil consegue suprir apenas 60% da demanda de leite materno para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais, apesar de ser líder mundial em número de Bancos de Leite Humano. A razão é que há uma escassez de doadoras. Para incentivaras doações,  a partir deste mês de maio o Shopping Center Norte terá um espaço adaptado para a coleta de leite materno.

Em parceria com o Fadas do Leite, idealizadora do projeto, o empreendimento visa incentivar a doação e a reflexão sobre a importância do leite materno, que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos bebês, em especial aos recém-nascidos prematuros que se encontram em UTIs neonatais.

O Center Norte é o primeiro shopping a aderir ao projeto Fadas do Leite no Brasil e a expectativa da organização é aumentar em 30% o número de doadoras. Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, são realizados cerca de 2 mil partos por mês na região da Zona Norte de São Paulo.

Semana do Aleitamento Materno incentiva a prática entre mulheres de todo o mundo.

Para receber as mães, a Sala de Amamentação, localizada no fraldário do centro de compras, contará com poltronas confortáveis, ponto de água para a higienização das mãos, freezer com termômetro para o armazenamento do leite e um micro-ondas para esterilizar as bombas de leite, além, claro, de uma equipe devidamente treinada para orientar as doadoras desde o momento da retirada do leite até a forma correta de armazenamento nos potes.

“Isso acontece porque a mãe que amamenta não sabe que caminhos percorrer para doar. Eu mesma tive muito leite, quis doar, mas me perdi no processo”, afirma Taís Viana, uma das fundadoras do projeto Fadas do Leite.

EM BELO HORIZONTE

Especialistas debatem prevenção de lesões da pele

A capital mineira recebe, entre os próximos dias 15 e 17, o 5º Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele – Interpele. O evento tem como tema “Movendo para a Prevenção”, e busca promover a conscientização sobre a importância da prevenção de lesões de pele. Segundo os organizadores, o evento visa inspirar, colaborar e fornecer bases científicas aos profissionais e instituições na implementação de programas institucionais voltados para prática de prevenção, melhorando a prática assistencial.

A expectativa é que sejam reunidos cerca de 700 profissionais da saúde de todas as regiões do país e da América Latina com palestrantes nacionais e internacionais para a troca de experiências e informações sobre o que há de mais recente em evidências científicas, conceitos, tecnologias e boas práticas em prevenção de lesões de pele.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis em www.3m.com.br/InterPele2018.

*Com assessorias

In the news
Leia Mais