Dia da Vigilância Sanitária terá distribuição de canudos em Copacabana

Também neste domingo, Sesc promove caminhada pela defesa dos direitos da pessoa idosa. A partir deste domingo, começa fiscalização para coibir venda de produtos para suplementação alimentar de bebês

Redação
canudos plásticos proibidos no Rio

Neste domingo, dia 5, técnicos da subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses estarão na orla de Copacabana, a partir das 9h, distribuindo canudos biodegradáveis, para orientar consumidores e comerciantes sobre o material permitido pela nova lei que obriga restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares autorizados pela prefeitura a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável individual. Do dia 19, quando começaram as inspeções, até hoje, já foram 673 estabelecimentos intimados a substituir os canudos em até 60 dias.

A ação faz parte da celebração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído pela Lei N°13.098, de 27 de janeiro de 2015. Além da distribuição de canudos, os técnicos irão afixar nos quiosques, barracas de praia e restaurantes um adesivo com orientações sobre o descarte adequado do canudo e a responsabilidade de cada estabelecimento em providenciar a reciclagem.

Ações para incentivo à amamentação

dia 5 de agosto também será marcado pelo início da fiscalização do Agosto Dourado, o mês da amamentação, em que os técnicos irão coibir o incentivo à substituição do aleitamento materno por produtos como alimentos à base de leite, papinha, cereais, mamadeiras, bicos e chupetas, em supermercados, mercados, mercearias, lojas de departamento e farmácias. Essa fiscalização no mês da amamentação é norteada pela NBCal – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A equipe de zoonoses também vai participar das comemorações ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária com vacinação de cães e gatos contra a raiva, para animais que tenham mais de três meses de idade e que apresentem bom estado de saúde. Todos os técnicos estarão à disposição para esclarecer sobre fiscalização de alimentos, saúde, licenciamento sanitário, cursos, vacinação contra a raiva e informações sobre outras doenças que os animais transmitem aos homens.

Além de celebrar, a ação deste domingo tem o objetivo de trabalhar a prevenção de riscos à saúde dos cariocas, algo que é feito diariamente, por meio de outras ações. Somente neste ano, já foram realizadas 17.671 inspeções no setor de alimentos, 11.841 em saúde e 3.225 no setor de zoonoses, emitidas 10.343 licenças sanitárias, realizado 252 cursos com capacitação de 6.343 pessoas. A subsecretaria alerta que a prevenção de riscos também pode ser feita pela população, por meio de denúncias encaminhadas à central de atendimento 1746.

Caminhada Pela Defesa Dos Direitos Da Pessoa Idosa

Também neste domingo, em Copacabana, o Sesc realiza a Caminhada Pela Defesa Dos Direitos Da Pessoa Idosa, O objetivo é promover uma reflexão sobre o envelhecimento, a defesa, o respeito e a valorização dos idosos, levando ao público ponderações sobre os diversos tipos de violência sofrida pela população idosa e suas formas de combate. A inscrição contará com ingressos solidário: basta levar 1 kg de alimento não-perecível, que serão revertidos para o Mesa Brasil, programa de Assistência Sesc RJ que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os às mais de 300 instituições sociais parceiras.

Com concentração marcada para às 9h, na praia, altura da Rua Santa Clara, a caminhada será realizada das 9h30 às 11h, até próximo ao cruzamento com a Rua Xavier da Silveira, quando o público retorna para o ponto inicial. O percurso promete ser animado, com Trio Elétrico acompanhando o público com músicas e frases de mobilização e incentivo, bloco de carnaval com pernas de pau e muitas faixas e estandartes sobre a campanha.

Além das atividades do percurso, o Sesc RJ leva para a caminhada o melhor da sua programação para promover ao público e participantes entretenimento, prática esportiva, oficinas de promoção da saúde, além de uma série de atividades educacionais e recreativas a partir das 9h até as 16h.

Atividades de Educação e Assistência

Ao longo do percurso, atores e idosos da unidade Copacabana estarão distribuindo abraços e afeto às pessoas presentes na Caminhada. Um abraço pode transmitir conforto, alegria, amor e respeito. Nos estandartes e faixas não mãos dos idosos estarão representando as memórias, reinvindicações, direitos e desejos de uma vida com mais respeito. Para os saudosistas, haverá resgate e valorização das brincadeiras antigas, tais como carrinho de rolimã, pezão equilibrista, corda, pião, elástico e muito mais.

Quem for à Copacabana poderá conferir oficinas de plantio, exposição sobre o meio ambiente, Oficina de bolsa para squeeze, customização de faixas de cabelo, tecidos e cangas, oficina de customização de alça para garrafinha de água, oficina de chaveiros e marcadores de livro com dizeres em respeito a pessoa idosa, todas apresentam uma possibilidade de geração alternativa de renda. Haverá também exposição e venda de produtos artesanais e oficina de brinquedos e jogos, organizada a partir das produções dos alunos da Educação Infantil e do Sesc+ Infância.

15 anos do Estatutot do Idoso – m 2018, a principal lei de defesa do idoso, o Estatuto do Idoso, celebra 15 anos. Na ocasião, de acordo com os dados do IBGE, 8,5% da população tinha 60 anos ou mais — cerca de 15 milhões de brasileiros. Atualmente, o grupo soma cerca de 13% da população, mais de 27 milhões de pessoas.

Como missão, a entidade visa estimular práticas sociais, educativas e ambientais para indivíduos e comunidades, partindo de crianças a idosos, passando por jovens e população adulta. Ao todo, a instituição contará com mais de 30 atividades das áreas de Assistência, Cultura, Educação, Esporte, Saúde e Turismo. A programação completa poderá ser conferida no site http://www.sescrio.org.br.

Cultura e Esporte – Os fãs de esportes também têm espaço na programação do Sesc RJ. Na chegada do evento, estão programadas atividade de Ritmos, de pintura facial, de bola mania e de badminton. Na largada, haverá aulas de ritmos e alongamento para entreter o público e contribuir para um melhor condicionamento físico. Durante todo o percurso, um trio elétrico vai entreter os participantes com muita música e frases de mobilização.

Saúde e Turismo – Na área de saúde, serão disponibilizadas consultas para orientação nutricional com profissionais de nutrição do Sesc RJ. Também haverá orientação sobre escovação e fluoretação adequada. O público presente também poderá receber sessões de shiatsu e outras dicas de saúde. A área de Turismo organizou grupos de idosos de locais distantes, como Campos, que vão receber hospedagem além de transporte, ação dentro do projeto Com o SESC Por Aí.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.