Dia das Boas Ações inscreve voluntários no Rio

Rosayne Macedo

boasacoes

Já pensou em ajudar na melhoria e instalação de postes solares em uma praça na Rocinha? Ou com a limpeza do Arpoador? Estas são algumas das iniciativas bacanas que vão acontecer no Rio de Janeiro e que precisam de voluntários  precisamente 10o pessoas em cada ação. Os interessados já podem se inscrever  na segunda edição brasileira do Dias das Boas Ações, movimento global que será realizado nos dias 1 e 2 de abril.

Até a quarta-feira, 29 de março, pessoas interessadas poderão se inscrever para participar de boas ações e atividades que vão desde oficinas gratuitas até distribuição de flores, incluindo criação de hortas comunitárias e doação de roupas e de alimentos, entre outras. As atividades disponíveis para a inscrição de voluntários podem ser consultadas por cidade, no site www.diadasboasacoes.com.br.

Seguindo o princípio de que cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo, o Dia das Boas Ações (Good Deeds Day) é um movimento global de voluntariado presente em mais de 70 países,  idealizado pela filantropa Shari Arison. A primeira edição foi em 2007, em Israel, e foi realizado pela organização não governamental Ruach Tova.

Realizado no Brasil pelo Atados, a primeira edição aconteceu em 2015 e trouxe dois dias de atividades distribuídas por mais de 40 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas em quase 300 iniciativas. Este ano, o evento conta com patrocínio da  AMA, água mineral do Grupo Ambev cujo lucro da venda é 100% revertido para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro, e tem produção da Muda Cultural.

Para Nina Scheliga, uma das coordenadoras do evento, o Dia das Boas Ações é um dia para fortalecer o que já tem sido feito por milhares de pessoas, ligadas à organizações sociais ou não. “Queremos gerar oportunidades de engajamento em causas sociais, despertando o sentimento de coletividade, para mostrar que gerar impactos positivos na vida das pessoas pode começar com um gesto simples”, explica.

No sábado, voluntários, ONGs e entidades oferecem ações que serão realizadas simultaneamente em todo o Brasil, com a intenção de reunir cerca de 10 mil voluntários em quase 200 atividades distribuídas por dezenas de cidades brasileiras. Já no domingo,as ações se concentram em parques das cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, com programação essencialmente cultural e artística em um grande evento para celebrar quem atua para uma sociedade melhor e convidar mais pessoas a participar de iniciativas sociais.

Fonte: Atados

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.