Não ao estresse: 10 sugestões para uma vida mais leve

Psicóloga especializada em hipnose clínica mostra dicas valiosas como se livrar do estresse sem perder a saúde

Estresse: psicóloga ensina dicas simples para evitar o estresse (Reprodução de Internet)
Estresse: psicóloga ensina dicas simples para evitar o estresse (Reprodução de Internet)

No extenso calendário da saúde, tem dia pra tudo. Inclusive para o estresse, um mal que já atinge 90% da população, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). O Dia Nacional de Combate ao Estresse – que este ano caiu justamente num sábado, o ‘dia internacional da balada’ – nos leva a refletir sobre como podemos reduzir a tensão nossa de cada dia. Principalmente nesses tempos de tanta instabilidade econômica, política e social no país e de tanta violência, especialmente se você vive no Rio de Janeiro. Fora a rotina corrida, contas para pagar, pressões e insegurança no trabalho, preocupação com os filhos, trânsito caótico das grandes cidades…

A psicóloga Miriam Pontes de Farias, que é pós- graduada em hipnose clínica e acupuntura,  esclarece que nem sempre se desenvolve um quadro de estresse grave. Mas o que no primeiro momento são apenas sinais de estresse e cansaço, com o passar do tempo vivenciando estas situações intensamente e continuamente pode levar ao desenvolvimento de doenças sérias e perigosas à saúde.

Mas como saber se realmente está sofrendo um quadro de estresse? Alguns órgãos do nosso corpo são diretamente atingidos pelos efeitos do estresse e secretam mais hormônios do que normalmente produzem, causando outros transtornos no organismo, por exemplo a fadiga adrenal e a redução da produção de cortisol. Existem exames laboratoriais que podem diagnosticar a doença.

Parâmetros como a alfa-amilase e o IgA salivar também são componentes neurobiológicos da resposta do estresse e podem ser avaliados em testes laboratoriais assim como o cortisol salivar. A EuroImmun, por exemplo, disponibiliza no mercado brasileiro testes diagnósticos completos para avaliação do estresse na saliva.

A psicóloga Miriam Farias explica que o estresse altera e modifica o ritmo natural da pessoa. E recomenda tanto a hipnose quanto a acupuntura como terapias focais contra os sinais da doença. Ela também ensina 10 dicas simples para se prevenir e aliviar o estresse nosso de cada dia:

10 sugestões para combater o estresse 

1 – Procure identificar o que te faz bem, o que promove prazer e pratique.

2 – Realize a atividade física que goste mais, para que este momento seja agradável.

3 – Busque ter contato com a natureza: pode ser uma praia, montanha, cachoeira, floresta. A natureza é um lugar de muito equilíbrio, faz bem para o corpo e para mente.

4 – Quando tirar férias, procure sair da rotina. Se possível faça uma viagem: viajar é uma experiência muito rica.

5 – Crie laços com pessoas amáveis, flexíveis e solidárias. Estas características são contagiantes. Aproveite para exercer o seu lado fraterno e solidário.

6 – Desenvolva a capacidade de adaptação. Nas situações de estresse ficamos muito irritados. Comece a fazer coisas diferentes para você se sentir melhor.

7 – Cuide de suas emoções. Procure ajuda profissional de um psicólogo que faça hipnose. Existem varias técnicas de hipnose para controlar o estresse.

8 – Seja amável, gentil e paciente com você. Valorize o que você tem de melhor e agradeça por tudo, até mesmo pelas coisas mais simples da vida.

9 – Procure viver o agora. A maioria dos sofrimentos humanos acontece porque focamos no passado ou no futuro e esquecemos do mais importante: O AGORA. Lembre-se: a vida acontece AGORA, viva o AGORA plenamente.

10 – Precisamos compreender e aceitar que muitas coisas que acontecem conosco não dependem de nós. Não podemos controlar a vida. Ela flui naturalmente. É preciso sabedoria para entender este processo da vida.

 

Conheça os sintomas do estresse psicológico e do estresse físico e como age a hipnose 

Fonte: Miriam Farias e Euroimmun

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais