11 dicas para aproveitar o verão com mais equilíbrio

Beber muita água, manter alimentação leve, evitar exagero de bebida alcóolica… São algumas orientações de médicos para curtir a estação

Redação
vida-saudável

Natal e o Ano Novo, férias… e com eles inúmeras comemorações, viagens e alegria, mas isso não quer dizer que podemos exagerar e descuidar da saúde. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para não acabar com as comemorações de final de ano.

Até o final do verão, temos alguns obstáculos para driblar: várias confraternizações, festa da empresa, reencontro de amigos.Tudo é uma questão de equilíbrio e planejamento para não por tudo a perder.

“Os pacientes querem um projeto saúde e corpo bonito para o verão. Com  tantas festas e eventos é importante termos alguns cuidados”, explica a endocrinologista Juliana Garcia Dias, membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia e da Endocrine Society, que elaborou cinco dicas (confira abaixo).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Também para aproveitar a temporada sem correr riscos, Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, também elabou 6 dicas bem importantes:

1) Beba muita água

Durante essa época do ano, com os dias normalmente mais quentes, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais do nosso organismo. Por esse motivo, a ingestão de água é tão importante. Mas se você é daqueles que não consegue tomar água com facilidade, o Dr. Aier dá outra dica: uma boa opção para os dias de calor é a água de coco, que, além de conter baixo número de calorias, tem uma composição natural semelhante à do soro fisiológico, hidratando o organismo com mais eficácia.

2) Cuidado com o que você come

Outro sintoma comum nos dias de calor é a falta de fome, porém, é muito importante que a pessoa se alimente para não correr riscos. O melhor jeito para driblar o problema é consumir alimentos leves e de fácil digestão, entre eles saladas, frutas, legumes e carnes magras. É importante tomar cuidado com os petiscos e sobremesas, que são naturalmente mais pesados e de difícil digestão.

3) Mantenha sua rotina e horários

É muito comum que nessa época do ano as pessoas abram mão da sua rotina e dos seus horários, acordando mais tarde e programando atividades ao longo do dia que não fazem parte do seu dia a dia, o que acaba afetando diretamente a saúde. Se você consegue manter o controle, sair da rotina pode não trazer consequências, mas existe pessoas que, quando saem do ritmo normal, acabam exagerando. É importante descansar e se divertir, mas estabelecer horários mais próximos aos do seu dia a dia evitam maiores riscos.

4) Cuidado com a conservação dos alimentos

No Verão, os alimentos podem perecer mais rapidamente. Por isso, quando for comprar os alimentos para as festas, entre eles frutas, verduras e legumes, é bom verificar o seu estado geral. Evite alimentos que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também ao armazenar, já que o consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares, estragando a sua festa.

5) Cuidado com aquela cervejinha a mais

Especialmente nas festas de final de ano, bebidas alcoólicas são consumidas com maior frequência.  O problema é que além das bebidas alcoólicas serem calóricas, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação, já que o álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético. Uma dica para quem quer aproveitar as festas sem exageros é intercalar a bebida alcoólica com o consumo de água, ajudando o organismo a manter-se hidratado.

6) Divirta-se, mas sem descuidar da saúde!

Nada melhor que aproveitar a vida. Com tantas comemorações, comidas e bebidas gostosas, fica muito difícil resistir. Devemos, sim, nos divertir e aproveitar esses eventos, mas o equilíbrio é fundamental para que 2019 comece como todos queremos: com o pé direito!

5 dicas para garantir o equilíbrio até o fim do verão

A endocrinologista Juliana Garcia Dias elaborou cinco dicas para ajudar nesse período :

  1. Festa à noite? Mantenha a alimentação certinha ao longo do dia, e saia do seu planejamento  apenas na última refeição! Se possível, se sirva apenas uma vez e use prato pequeno.
  2. Comece pela salada, proteína e por último o carboidrato. Controle os doces, pelo excesso calórico.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  3. Movimente-se! “Aumente a frequência da atividade física nestas semanas de dezembro!”, recomenda Dra. Juliana.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  4. Vai beber? Então tente escolher comidas mais leves para acompanhar, como opções mais proteicas e com menos carboidratos.
  5. A bebida alcóolica pode ser um grande vilão, controle a quantidade. Intercale com água.
  6. Comece o dia bem com shot de antioxidante ou um suco verde feito na hora: 1/2 limão, 20 gotas de própolis, 1 medida de colher de café de cúrcuma, 1 medida de colher de café de gengibre em pó.

6 dicas

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.