Doação de sangue: trote solidário em hospital do Rio

Rosayne Macedo
doação-sangue
O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) será palco de um trote solidário. Os calouros do campus R9 – Taquara da Estácio de Sá irão até o Hemonúcleo do HFCF doar sangue nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, e nos dias 5 e 6 de setembro. Um ônibus cedido pelo próprio hospital foi preparado para buscar dezenas de estudantes.
O trote solidário é uma iniciativa original e ao mesmo tempo importante, que ajuda a manter as reservas de sangue de unidades de saúde, além de incentivar jovens a serem doadores regulares. No HFCF, onde o atendimento de emergência aumentou 40% em 2016, em relação ao ano anterior, é ainda mais essencial. Esta é uma unidade de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a zona Oeste, região onde a cidade mais se expande atualmente.

“São em média 50 atendimentos todos os dias na emergência, que é hoje especialmente procurada por pacientes oncológicos. Em um cenário como este, de alto fluxo de pacientes, o ato de doação de sangue cresce em importância”, avalia a diretora do HFCF, Ana Paula Silva. A ação é realizada em parceria entre a unidade, a Universidade Estácio de Sá e o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH)

Bancos de sangue do Rio estão com estoques baixos

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e levar um documento original com foto. Grávidas e mulheres amamentando estão impedidas de doar, assim como pessoas que fizeram tatuagens ou maquiagem definitiva há menos de um ano.

Fonte: Hospital Federal Cardoso Fontes
1 Comment
  1. […] de Sá do Recreio aderiu à campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio, como parte do Trote Solidário. Além de alunos, professores e colaboradores, toda a comunidade pode participar. A ação […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.