‘Drive-thru do amor’: casais oficializam união dentro dos carros no Rio

Cartório da Barra da Tijuca oferece cerimônia rápida dentro do carro. Casais ainda ganharam flores e chocolate no Dia dos Namorados

Drive-Thru do Amor, casais oficializam união dentro do carro (Fotos: Catarina Rodrigues/ 15º Ofício de Notas)

Neste sábado, Dia dos Namorados, o 15º Ofício de Notas, maior cartório de notas do Estado do Rio de Janeiro, promoveu uma ação para os apaixonados que queriam formalizar a relação: o drive-thru do amor. Casais que foram à unidade da Barra da Tijuca para declarar união estável ganharam buquê de flores e chocolate. Com as medidas de isolamento provocadas pela pandemia, o 15º Ofício adotou o sistema drive-thru realizando diversos tipos de procedimentos extrajudiciais, inclusive, uniões estáveis.

Queríamos há tempos oficializar a nossa união, mas estava com medo de ir a um cartório e me expor à contaminação pela Covid-19. Com esse sistema de drive-thru, tudo ficou mais fácil e seguro. E que data poderia ser melhor para celebrar o nosso amor do que o Dia dos Namorados?”, disse Ana Paula Ferreira Alves.

Ana Paula e Marco Aurélio formalizam união, testemunhada pelo filho Miguel (Catarina Rodrigues/ 15º Ofício de Notas)

Às 10 horas deste sábado, Ana Paula e seu companheiro Marco Aurélio de Oliveira declararam a união sem precisar sequer sair do seu carro. Como testemunha da troca de alianças e da assinatura no livro notarial, o filho do casal, Miguel, de 5 anos, que ficou todo o tempo no banco de trás e adorou participar. Não só pela alegria dos pais, mas também porque recebeu chocolates na hora da comemoração.

Quando a pandemia passar, queremos fazer um bolo para celebrar com a família e os amigos. Mas, por enquanto, vamos apenas compartilhar fotos e vídeos desse dia tão feliz”, disse Ana Paula.

Mais de um ano após o início da pandemia, os números mostram que muitos casais como Ana Paula e Marco Aurélio buscam, em meio a tantas incertezas geradas pela Covid-19, um pouco de segurança em suas relações. Levantamento realizado pelo 15º Ofício de Notas mostra que a quantidade de declarações de uniões estáveis cresceu 9,5% se comparados o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período deste ano.

Um acordo extrajudicial que garante às partes os mesmos direitos e deveres previstos no casamento civil em diversos aspectos como guarda dos filhos e partilha de bens. “Ficamos felizes ao perceber que muitos casais buscam em seus relacionamentos a força para enfrentar esse momento difícil. Cabe a nós do cartório viabilizar da melhor maneira possível esse desejo de união, apresentando opções seguras de atendimento”, afirma Michelle Novaes, substituta legal do 15º Ofício de Notas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais