É gostoso… mas não engorda!

Médica endocrinologista lança livro com 93 receitas simples, saudáveis, e com pouca gordura. Para fazer qualquer um comer sem culpa

Redação
Alimentação saudável é um dos principais cuidados para a prevenção do câncer (Foto: Reprodução de internet)

Quem não gosta de comer bem e ficar despreocupado com as gordurinhas extras? Comer sem engordar é um sonho de quem tem aquela tendência desagradável de aumentar medidas com a maior facilidade. A médica endocrinologista Ana Luisa Mac Dowell chama a atenção sobre a necessidade de diminuir a quantidade de gordura dos pratos e garante que refeições equilibradas, com alimentos saudáveis, podem ser muito prazerosas.

Para dar dicas aos seus pacientes, ela resolveu escrever um livro de receitas lights para ajudar a introduzir hábitos saudáveis no dia a dia das pessoas. A proposta é ensinar como fazer receitas simples, saudáveis, com pouca gordura e comer sem culpa. Com 93 receitas, que vão desde entradas, saladas, sopas, sanduíches, acompanhamentos, risotos, peixes e frutos do mar, aves, carnes e até sobremesas, o livro ‘É Gostoso…mas não engorda’ será lançado nesta segunda-feira, dia 8 de julho, na Livraria Argumento do Leblon, às 19h.

É um guia para as pessoas diversificarem as suas refeições e não enjoarem, mas sempre podendo trocar uma coisa pela outra, dependendo do que elas têm em casa. Eu faço isso. A minha sugestão é que as pessoas possam cozinhar de forma simples e gostosa, usando sempre produtos frescos”, afirma a médica.

Atenta às novidades, a médica adora cozinhar.  Desde pequena, sempre que podia, costumava observar a avó Lourdes e sua tia avó Lili colocando a mão na massa. Subia em um banquinho e ajudava a lavar a louça.

A cozinha pra mim é uma paixão. Acho que herdei o dom da família. Gosto de cozinhar para o meu marido, minhas filhas e meus amigos. E claro, ensinar as receitas para os meus pacientes me deixa ainda mais realizada”.

COMO SURGIU A IDEIA DO LIVRO

Ana Luisa Mac Dowell nunca tinha pensado em publicar suas receitas, até que recebeu a dica de lançar um livro de sua astróloga. Amigos também já tinham sugerido que ela fizesse uma coletânea de suas receitas. Afinal, Ana tinha tudo em casa, bastava reunir o material, tirar as fotos e escolher os pratos.  Após a tomada de decisão, era preciso arranjar um bom título. Ouviu várias sugestões e acabou escolhendo É Gostoso… Mas Não Engorda:

As pessoas no consultório acham que tudo que é gostoso engorda e quero mostrar que não é bem assim. Lembre-se que gordura não é sinônimo de tempero. Temperos são: alho, cebola, pimentão, salsa, cebolinha, manjericão, orégano, alecrim, entre outras ervas. Além de mostarda, molho inglês, shoyo, noz moscada, pimenta, enfim, um número de especiarias que realçam nos alimentos um enorme sabor”, diz a autora.

A médica chegou a lançar uma pequena edição em 2018 que serviu de teste para os amigos e alguns pacientes. A maioria adorou. Fez os ajustes necessários e agora lança a primeira edição ao grande público em 2019.

Sobre a autora

Filha de diplomata, Ana Luisa Mac Dowell nasceu no Canadá, mas se considera carioca. Graduada em Medicina pela UFRJ, fez residência no IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia). Há 30 anos atende os pacientes no consultório, localizado em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Com a profissão e a prática no consultório, começou a fazer as receitas lights que foi elaborando ao longo do tempo. Os pratos possuem um toque de sofisticação, resultado de anos de experiências em harmonização de pratos com vinhos, quando frequentou os cursos da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

Serviço:

É Gostoso…Mas Não Engorda

Autora: Ana Luisa Mac Dowell

Editora: Kelab Produções

216 páginas

Preço do livro: R$ 48,00

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.