‘É só ter força de vontade’: 10 mitos e verdades sobre emagrecimento

Especialista em emagrecimento saudável tira as principais dúvidas que cercam o ganho de peso e o combate ao sedentarismo e a má alimentação

Dados recentes levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) mostram que 60% da população, acima dos 18 anos, estão acima do peso. O número corresponde a 96 milhões de brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), a taxa de obesidade no Brasil teve um aumento de 72% nos últimos 13 anos.

Depois de perder 24 quilos, a fisioterapeuta Edivana Poltronieri criou seu próprio método para secar com saúde e resolveu ensinar outras pessoas. Tornou-se especialista em emagrecimento saudável com o 5S – Estilo de Vida Saudável.

Para esclarecer dúvidas sobre a obesidade fugindo de um olhar preconceituoso e de julgamentos, ela explica os mitos e verdades que cercam o ganho de peso. Confira!

1 – É só ter força de vontade

Mito. É comum ouvir que pessoas com obesidade são “preguiçosas” ou não têm motivação. Porém, existem vários fatores que contribuem para o aumento do peso, como o estresse, a ansiedade, hormônios, medicamentos, genética entre muitos outros motivos. A obesidade costuma ser multifatorial, por isso, é importante que cada pessoa seja acompanhada de perto por um profissional, que vai indicar o tratamento adequado para o seu caso.

2 – Todo obeso come muito

Mito. Há diversos influenciadores mentais e físicos que causam impactos significativos na abordagem com a alimentação. Quem sofre de ansiedade ou está preocupado, por exemplo, provavelmente vai comer o que vier, sem se importar se é saudável ou não.  A obesidade está ligada, em grande parte, à má qualidade da alimentação e não na quantidade.

3 – E dormir mal, engorda mesmo?

Verdade. Noites mal dormidas podem gerar fome exagerada ao longo do dia. Isso se dá porque a noites mal dormidas produzem hormônios que estão ligados diretamente ao sobrepeso, como o cortisol, que é um dos responsáveis por acumular gordura na barriga.

4 – Se a família é obesa todos serão também

Mito. A genética influencia na obesidade, mas não é uma regra. Adotar simples mudanças no dia a dia, como incluir 30 minutos diários de atividades físicas e cuidar mais na qualidade dos alimentos ajudam a diminuir o risco da obesidade.

5 – Comer regularmente no café da manhã protege contra a obesidade

Mito. Embora seja bem importante comer depois de uma noite de sono para repor as energias, o ganho de peso está associado aos hábitos alimentares e não a uma simples refeição. Há pessoas que não comem pela manhã e exageram no almoço e há aquelas que comem pela manhã e seguem se alimentando moderadamente e, com qualidade, ao longo do dia.

6 – A obesidade estimula o câncer de mama

Verdade.  Prova disso é que a Agência Internacional de Pesquisas em Câncer estima que cerca de 25% dos tumores de mama ao redor do mundo sejam decorrentes de obesidade e sedentarismo.

7 – Eliminar o sedentarismo ajuda no combate da obesidade

Verdade. Abandonar o sedentarismo é a chave do sucesso para fazer as pazes com a balança e ter longevidade com saúde e equilíbrio. Mas é essencial procurar ajuda profissional para que os resultados sejam alcançados com segurança.

8 – Atividade física é solução para resolver obesidade

Mito. Apenas o exercício não é suficiente para a pessoa deixar de ser obesa. O tratamento deve ser multidisciplinar, com acompanhamento especializado de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.  As atividades físicas ajudam apenas de 3% a 5% a emagrecer e ajudam a manter o peso depois que os quilos são eliminados. Nem sempre eles fazem parte do plano inicial do tratamento, dependendo da condição do paciente.

9 – Adicionar frutas e vegetais à dieta resulta na perda de peso

Mito. Incluir mais calorias de qualquer tipo sem fazer nenhuma outra alteração pode causar ganho de peso. Comer frutas e vegetais é saudável, mas é preciso fazer uma reeducação alimentar para conseguir vencer a obesidade.

10 – A obesidade é causada por fast-food

Mito. Nenhuma categoria de alimentos isolada causa obesidade. O problema é o resultado do consumo de muitas calorias durante um longo período. Comer fast-food vez ou outra não vai engordar. Hamburgueres e frituras não fazem ganhar peso, mas sim a nossa decisão de comer muito e não ter um estilo de vida saudável.  O problema é não ter o controle do que se come e exagerar na frequência. Gerenciar esse equilíbrio é o mais importante para evitar o sobrepeso.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais