Em pauta, os desafios e riscos da maternidade em tempos de pandemia

Projeto #PapodePandemia traz especialistas no universo materno-infantil para discutir cuidados especiais a gestantes e puérperas, que fazem parte do grupo de risco

Redação
Editora do Portal ViDA & Ação, Rosayne Macedo conversou com a educadora perinatal Bia Carneiro e a ginecologista e obstetra Sílvia Piza

Oito em cada 10 gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) mortas por Covid-19 no mundo todo são brasileiras. Os dados alarmantes são de um estudo brasileiro publicado em julho no International Journal of Gynecology and Obstetrics. Afinal, o que está acontecendo com nossas grávidas? E como elas podem se cuidar mais e prevenir os riscos?

Neste sábado, 15 de agosto, Dia da Gestante, o projeto #PapodePandemia do Portal ViDA & Ação traz duas especialistas no universo materno-infantil. Uma delas é a médica ginecologista e obstetra Silvia Piza, chefe do Setor de Gravidez de Baixo Risco da Santa Casa de São Paulo. A outra é a educadora perinatal Bia Carneiro, fundadora do Mama Amma, que divulga a Ayurveda e outras práticas integrativas de saúde para mulheres e crianças no Rio de Janeiro.

Mediada pela jornalista Rosayne Macedo, mãe da Clarinha e editora do Portal ViDA & Ação, a 12ª edição do #PapodePandemia é transmitida ao vivo pelo Facebook e está disponível também no canal oficial do V&A no Youtube e em breve estará também no Instagram.

Confira como foi o Papo de Pandemia com Bia Carneiro e Silvia Piza neste sábado, 15 de agosto)

Desafios e riscos da maternidade

A Dra Sílvia, que também professora assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, falou sobre os desafios e riscos da maternidade em tempos de Covid-19. Entre os temas, está a importância do pré-natal junto a profissionais de saúde e das medidas de prevenção do novo coronavírus pelas gestantes e familiares.

Associada da Sogesp (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo), a especialista também comenta sobre o Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno. Sílvia é presidente da Comissão Nacional Especializada de Aleitamento Materno da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Bia Carneiro fala sobre como as práticas integrativas de saúde podem auxiliar as futuras mamães a manter o necessário equilíbrio durante a fase da gestação – ainda mais neste momento de tantas dúvidas. Mãe de Vicente, de 5 anos, Bia é idealizadora do projeto Mulheres que Inspiram, que leva informações a mulheres que já são mães, querem voltar a ser ou são “aspirantes” ao cargo (risos).

Saiba mais sobre o projeto #PapodePandemia

O #PapodePandemia é um projeto do PORTAL VIDA & AÇÃO (www.vidaeacao.com.br) criado em junho de 2020, por ocasião do quarto aniversário do site, que é voltado para os temas de saúde, bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade.

A proposta da série de lives é promover uma conversa virtual sobre temas importantes da atualidade, durante o período de enfrentamento da pandemia mundial do novo coronavírus que vivemos desde meados de março de 2020.

Passando a contar em agosto com duas edições semanais (quartas e sábados), a conversa virtual traz como convidados especialistas de diferentes áreas, de uma maneira mais simples, leve e descontraída, contando com a participação do público por meio de mensagens em tempo real.

Quem já participou das lives

Entre os especialistas participantes, estão personalidades como o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão; o sanitarista e vice-diretor do Icist-Fiocruz, Christovam Barcelos; a epidemiologista Liz Almeida, chefe do Serviço de Vigilância do Inca.

Também participaram o cirurgião de cabeça e pescoço e pesquisador da Uerj Leonardo Rangel; a psicanalista Renata Bento; a psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias, a especialista em comunicação não-violenta Marie Bendelac, dentre outros.

Além de especialistas, semanalmente o projeto traz alguns personagens, pessoas comuns que contam suas experiências de SuperAção em diferentes contextos. Jornalistas que venceram a Covid-19, como Alberto Corona e Aziz Filho, e as campeãs do Miss Cadeirante 2020, as estudantes paraplégicas Karen Aguiar e Alice Bekker, participaram das lives.

Alcoolista em recuperação e consultora em Dependência Química Luciana Lage – que assina a seção Agenda Positiva do ViDA & Ação – também foi uma das personagens de destaque. Na última edição, um dos convidados foi Cezar Sant´Anna, homem trans, vencedor do Festival de Cannes com um filme sobre diversidade na paternidade.

Veja as edições do Papo de Pandemia

LIVE 1 – 5 de junho de 2020 – ESTREIA – Aniversário ViDA & Ação

Como ser sustentável em tempos de pandemia

LIVE 2 – 13 de junho de 2020

Pandemônio em casa: como evitar conflitos familiares

LIVE 3 – 20 de junho de 2020

Como controlar a ansiedade com hipnose a distância

LIVE 4 – 27 de junho de 2020

Álcool e outras drogas no isolamento: apoio ou ilusão? 

LIVE 5 – 4 de julho de 2020

Miss Cadeirante 2020: Lindas, empoderadas e sem limites

LIVE 6 – 11 de julho de 2020

Da ‘gripezinha’ aos 70 mil mortos: a realidade sem máscaras

LIVE 7 – 18 de julho de 2020

Adolescentes confinados, mentes aborrecidas ou criativas

LIVE 8 – 25 de julho de 2020

Os riscos da volta às aulas com o fim do isolamento

LIVE 9 – 01 de agosto de 2020

A cura do câncer tem pressa: como evitar uma epidemia no pós-Covid-19

LIVE 10 – 05 de agosto de 2020

As lições do ex-ministro que enfrentou a epidemia de H1N1

LIVE 11 – 08 de agosto de 2020

Diversidade na paternidade: Com quantos pais se faz uma família?

LIVE 12 – 15 de agosto de 2020

A espera de quem está esperando em tempos de incertezas

In the news
Leia Mais