Em tempos de pandemia, diversão e informação vêm pela internet

Roberto Carlos quebra rotina de reclusão e faz live em casa no seu aniversário de 79 anos. Veja lista de atividades para você ficar em casa com segurança

Redação
O cantor Roberto Carlos, que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), á havia pedido a fãs que fiquem em casa (Foto: Divulgação)

Caminhar da cozinha para sala e do banheiro para o quarto não é suficiente para manter a saúde física e, muito menos, a mental. Com a população confinada em casa por conta do novo coronavírus, a busca por lives – transmissões ao vivo nas redes sociais -, tem se tornado um hábito dos brasileiros nesses tempos de quarentena. Diversos artistas também resolveram fazer lives para entreter os fãs em casa. 

De fato, o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus tem mesmo operado milagres e transformado a rotina de muitas pessoas. Até Roberto Carlos, avesso a redes sociais, decidiu fazer sua primeira live pelo Youtube. Com sua turnê cancelada desde meados de março, o cantor se apresenta neste domingo, 19 de abril, em comemoração ao seu aniversário de 79 anos. A apresentação deve durar cerca de 45 minutos – as duas primeiras músicas serão transmitidas pela TV Globo.

O horário não foi divulgado com antecedência para evitar aglomerações na porta da casa do cantor, na Urca, zona sul do Rio, mas a previsão é que inicie às 19h45. “Este é um ano diferente de todos os que já vivemos e a comemoração será dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde. Cercado de todo cuidado, como pede a ocasião em que passamos, Roberto Carlos preparou um roteiro especial e com muito amor”, diz o Instagram do cantor.

Acesse o Canal do cantor no Youtube para assistir a live completa

Rei, que sofre de TOC, pede a fãs que cumpram isolamento social

No domingo de Páscoa, o Rei também foi para o Instagram para falar sobre a data e sobre a pandemia do coronavírus que o mundo vive. Em um vídeo, aproveitou para reforçar as recomendações das autoridades para as pessoas evitarem sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus. “Continuem em casa. Fiquem em casa. A não ser por extrema necessidade”, pediu o cantor.

O Rei ainda falou para os seguidores evitarem cumprimentos físicos e disse que agora é a hora de usar “cumprimentos japoneses”, em que a pessoa apenas abaixa a cabeça em sinal de respeito. Cumprir os protocolos de higiene recomendados pelas autoridades sanitárias, aliás, não é nenhuma dificuldade para o Rei, que assumiu publicamente inúmeras vezes o diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia é uma rotina desde a década de 70 para o cantor, que vive recluso em um apartamento asséptico. Com a pandemia, o Rei passou a evitar ainda mais todo e qualquer contato direto com fãs e amigos. A única dificuldade é evitar o abraço, que ele costumava dar aos fãs que queriam cumprimentá-lo com um aperto de mão.

Na live deste domingo,  o germofóbico cantor já avisou que não chegará até a varanda de seu apartamento, para evitar aglomerações. No estúdio, estará acompanhado de apenas duas pessoas – o maestro Eduardo Lages e Tutuca Borba, nos teclados. O show completo pode ser conferido também no Globoplay e duas primeiras músicas no Domingão do Faustão na TV Globo.

Mais lives

Maior festival de música do mundo arrecadou US 128 milhões

Além de reforçar os pedidos de ‘fique em casa’, muitos artistas também aproveitam a audiência para pedir doações durante as lives. Neste sábado (18), milhões de pessoas ao redor do mundo puderam acompanhar o maior festival de música dos últimos tempos pela internet. Um total de R$ 127,9 milhões de dólares foram levantados com a megalive “One World: Together At Home” (“Um só Mundo: Juntos em Casa”) para ajudar  iniciativas para conter o avanço do novo coronavírus pelo mundo.

Mais de 100 cantores e personalidades da mídia do mundo inteiro, cada um em suas casas, se apresentaram no festival, transmitido por diversas plataformas digitais e também pela TV. A iniciativa foi organizada pela cantora pop Lady Gaga, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a ONG Global Citizen. Ao longo de oito horas de transmissão, músicos de diferentes estilos participaram da ação para mandar recados de esperança ou cantar, como The Rolling Stones, Paul McCartney, Elton John.

  • Domingo de lives no Brasil

    Henrique e Juliano, Roberto Carlos e Ferrugem fazem lives neste domingo (19) – Fotomontagem sobre fotos de divulgação

    No Brasil, a dupla Jorge&Mateus, os cantores Xand Avião e Gusttavo Lima e o DJ Dennis também fizeram sua parte estimulando doações em lives no último final de semana. Levantamento feito pela Stilingue – plataforma de Inteligência Artificial (IA) para o idioma português – entre os dias 1 e 6 de abril, apurou que para as palavras ‘live e artistas’ foram 3.294 menções. Os termos ‘live e doação’ tiveram 1.798 menções.

    Neste domingo de lives, além de Roberto Carlos – que não aderiu à moda de estimular doações para nenhuma campanha em favor do atendimento a vulneráveis durante a pandemia – tem também lives de Henrique e Juliano, Ferrugem e Felipe Dylon. Já a cantora Anitta tem programada uma apresentação de dez minutos no festival Music Lives, às 13h40.  Veja o roteiro preparado pelo site G1. 

    • Fióti – 13h – Link
    • Anitta – 15h50 (Festival Music Lives) – Link
    • Fado Bicha – 14h – Link
    • Felipe Dylon – 16h30 – Link
    • Ferrugem – 16h – Link
    • LollaBR em casa – 16h – Evokings, Ashibah, Fancy Ink, Victor Lou, Chemical Surf, Dubdogz, Vinne, Fractall X Rockstead – Link horários
    • Henrique e Juliano – 18h – Link
    • Keila e La Dame Blanche (Festival Mucho) – 19h – Link
    • Diplo – 19h – Link

    Veja outras oportunidades pela internet

Treinamento de inteligência emocional

Escritor brasileiro mais lido em 2019, com mais de 2 milhões de cópias dos seus livros vendidas, Paulo Vieira também mudou de palco. Deu play nas lives e realizou na quinta-feira (16) uma live para lançar o maior treinamento de inteligência emocional do mundo , que reúne mais de 6 mil pessoas em cada capacitação presencial. Realizou pela primeira vez o treinamento retransmitido em casa por meio de uma TV Smart. Foram 55 horas de imersão no ‘CIS at Home’ pelo Youtube.

O escritor disse que seu objetivo é “revolucionar o Brasil e  romper todas as barreiras para levar o passo a passo de uma vida extraordinariamente feliz e abundante direto para os lares, numa transformação como o mundo jamais viu”. Vieira já influenciou mais de 40 milhões de pessoas em três continentes, através de livros, vídeos e treinamentos, além de colecionar 1,3 milhão de seguidores no Instagram, 695 mil inscritos no canal do Youtube e 1,2 mi de curtidas na página oficial Facebook.

Como fazer a sua máscara caseira?

Neste sábado, 18 de abril, a partir das 18h, a Universidade Anhanguera de Niterói realiza a transmissão online “Como fazer a sua máscara caseira”, evento que auxiliará na criação de máscaras de proteção contra o novo coronavírus, com base nas recomendações do Ministério da Saúde. A ação remota foi uma alternativa encontrada pela instituição durante o isolamento social adotado para conter os avanços do coronavírus.

O evento digital contará com a participação do professor do curso de Tecnologia em Design de Moda da Anhanguera de Niterói, Rafael Almeida, que atua nas disciplinas de Modelagem e Laboratórios de Confecção. A transmissão, que é aberta ao público, ocorrerá pelo perfil oficial da unidade no Instagram.

Webinar gratuito sobre o novo coronavírus

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) realizará, no dia 22 de abril (quarta-feira), das 18h às 20h, um webinar gratuito com o médico Paulo Saldiva. O especialista abordará o tema “Como o SARS-CoV-2 tornou-se tão infectante”. As inscrições podem ser realizadas neste link: https://bit.ly/2xCEegD. O evento online é parte do programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online.

Paulo Saldiva é médico patologista do Hospital das Clínicas/SP, professor da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador brasileiro. Concentra atividades de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de abril de 2016 a abril de 2020.

Busca por lives aumenta nas redes sociais

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Google, a ferramenta digital que mais tem sido muito usada pelas empresas são os vídeos transmitidos ao vivo pelo Facebook, Instagram e Youtube.  Ainda de acordo com um estudo realizado pela Cisco, empresa de certificações profissionais, revelou que até 2021, 82% do tráfego na internet será gerado pelos vídeos. De todo esse tráfego, 13% serão de lives.

No sábado, foi a vez da dupla Jorge&Mateus. A #livejorgeemateus teve mais de 11 mil postagens somente nesse dia. E, os nomes dos sertanejos, mais de 129 mil.

Também chama a atenção a repercussão do vídeo que o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, exibiu durante a live. Foram mais de 2.500 menções. Porém, em sua maioria, por veículos de imprensa. 

As marcas pegam carona na nova tendência para fortalecer sua imagem. A cerveja Brahma, por exemplo, está patrocinando diversas lives. Só no sábado, foram 1.009 das 1.832 menções à marca nos últimos 6 dias, relacionadas aos eventos. Já o YouTube tem sido a plataforma oficial de transmissão e conta com mais de 14.000 menções.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais