Inovação sustentável: PET vira bengala para cegos

Rosayne Macedo

De olho em soluções práticas para deficientes visuais, alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) desenvolveram uma bengala retrátil a partir de garrafas PET.  A proposta do Recaminhar é reaproveitar garrafas pets de 2 litros e transformá-las em bengalas retráteis para deficientes visuais atendidos no Sodalício da Sacra Família e no Instituto Benjamin Constant.

O professor Alex de Oliveira, especializado em Ciências Ambientais, ressalta que o Recaminhar é um projeto inédito. “O nosso diferencial é a inovação. Transformar garrafas de plástico em bengalas. É um trabalho que começou em sala de aula e se tornou um projeto muito maior”, comemora.

A novidade é levada para o Evento Nacional Enactus Brasil 2017 (ENEB 2017), que acontece nesta quinta-feira, dia 20, no Rio. “Queremos fazer um link entre os universitários e os deficientes de baixa renda”, explica a vice-presidente do Enactus UVA – Rio, Tainá Brito.

Outro projeto desenvolvido na UVA também é apresentado no evento. O Marítima tem como objetivo o reaproveitamento de lixo jogado no mar. Os alunos pretendem utilizar balsas coletoras em locais estratégicos, como manguezais, contando com a ajuda de voluntários para a retirada e reciclagem dos materiais.  Ambos são resultados de um trabalho que promove melhorias no âmbito social, econômico e ambiental.

“O Enactus Brasil é o maior do país no que diz respeito ao empreendedorismo social. Então, somos privilegiados em ser igual a todos os demais times, protagonistas dessa grande comunhão de ideias geniais”, comemora o presidente do Enactus UVA – Rio, Matheus Brito. A iniciativa busca estimular o empreendedorismo sustentável na sociedade. São cerca de 2 mil pessoas envolvidas em projetos já selecionados e com 68 times concorrendo na final.

O evento acontece no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. Para a gerente de Programa da Enactus Brasil, Paula Parra, é fundamental trabalhar questão do empoderamento dos universitários, fazendo com que eles enxerguem o mundo com outros olhos. “O time que chegar à final nacional estará classificado para a etapa mundial, a World Cup 2017, que será realizada no dia 27 de julho, em Londres”, destaca.

Fonte: UVA, com Redação

In the news
Leia Mais