Mamografias, exames preventivos e consultas de graça

Ao longo do Outubro Rosa, vários hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios oferecem procedimentos gratuitos para colaborar no diagnóstico do câncer

Redação

Em comemoração ao Outubro Rosa, que chama a atenção para o câncer de mama e colo do útero, vários hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios resolveram realizar exames e consultas gratuitas para a população. Além disso, outras unidades criaram uma série de atividades para garantir o acesso à informação de qualidade sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero. ViDA & Ação selecionou algumas dessas iniciativas. Confira:

Pelo Brasil

Domingo Rosa oferece mamografia e vários exames gratuitos

Fleury Medicina e Saúde e a a+ Medicina Diagnóstica, marcas do Grupo Fleury, oferecem gratuitamente exames como ultrassonografias nas modalidades transvaginal, tireoide, abdômen total, ressonância magnética de mama, tomografias, mamografia, densitometria óssea, ecocardiograma e exames de análises clínicas para pacientes do SUS, mediante apresentação de pedido médico da rede pública.

A ação “Domingo Rosa” acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Pernambuco, atendendo instituições de saúde parceiras previamente definidas. Com mais de 400 voluntários espalhados pelo Brasil, a expectativa é realizar cerca de 5 mil exames em todo o País.

Em São Paulo, a ação ocorre em 20 de outubro, domingo, das 7h às 18h, nas unidades Fleury República do Líbano II e a+ Tatuapé Henrique Dumont. As pacientes foram previamente agendadas por instituições parceiras, como Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Horas da Vida, ONG Américas Amigas e Centro Assistencial Cruz de Malta.

Além disso, colaboradores do Grupo Fleury indicaram pacientes elegíveis à ação por meio do programa de saúde ocupacional da companhia, o Viver Melhor. Para a realização dos procedimentos, será necessário apresentar o pedido médico por meio das unidades do SUS e documentos de identificação (CPF e RG). Os pacientes receberão os resultados dos exames no mesmo dia do atendimento.

No Rio de Janeiro, a ação ocorre nos dias 6 e 27 de outubro de 2019, das 7h30 às 12h30. O atendimento será realizado em duas unidades: Clínica Felippe Mattoso, no Jardim Botânico, e Labs a+, em Copacabana. As vagas são limitadas, por ordem de agendamento. Os pacientes interessados em participar devem entrar em contato com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ), parceira das marcas na ação e responsável pelo agendamento dos exames, pelo e-mail sgorj@sgorj.com.br até dia 22 de outubro, para exames no dia 27 de outubro.

Mutirão da mama oferece 1.900 mamografias

Pelo quarto ano consecutivo, a Fujifilm, líder mundial no desenvolvimento de soluções para o diagnóstico por imagem, promove a campanha Mutirão da Mama. A ação, que ocorre durante o Outubro Rosa, tem como objetivo contribuir para que as mulheres que não podem pagar por uma mamografia preventiva tenham acesso ao exame de forma gratuita, desafogando, ao mesmo tempo, as longas filas no sistema público.

A empresa estabeleceu parcerias com clínicas e hospitais que operam com os mamógrafos digitais da Fujifilm Amulet, de vários estados do Brasil, para os quais destina filmes radiológicos que serão usados nas mamografias. Além disso, a empresa contribui para a confecção dos laudos médicos. Nesta edição, participam parceiros dos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Ao longo das quatro edições, a campanha já conseguiu ajudar mais de 5 mil mulheres, que se submeteram à mamografia em um prazo de poucos dias. A expectativa é que 2,2 mil pessoas sejam beneficiadas por essa ação neste ano. Cada clínica, entre as 19 que aderiram ao mutirão este ano, terá capacidade para realizar 100 mamografias, sendo que uma delas, por participar com uma quantidade maior de aparelhos, chegará a fazer 300 atendimentos e o agendamento é feito diretamente no estabelecimento.

Nos casos de diagnóstico suspeito, as pacientes são encaminhadas para o sistema público de saúde. Assim como acontece no Brasil, a Fujifilm também promove ações relativas ao Outubro Rosa em outros países, como o Japão e os Estados Unidos.

Doação de 200 mamografias – A Lez a Lez, marca do Grupo Lunelli, lança campanha For More Self Love, que tem como objetivo a doação de 200 mamografias e a criação de duas camisetas com estampas que fazem alusão ao Outubro Rosa. A entrega dos exames preventivos acontece essa semana e tem como público alvo a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul e as colaboradoras da própria empresa.

Agendamento de mamografias – O Pátio Alcântara, em São Gonçalo, promove de 14 a 31 de outubro agendamento de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS). O agendamento do exame, realizado em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, é feito de segunda a sexta, das 9h às 17h, no segundo piso. É necessário levar o pedido médico do SUS, originais e cópias do cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

Consultas gratuitas em vários lugares do país

Durante todo o mês de combate ao câncer de mama, um grupo formado por 150 médicos e dentistas de atuação na saúde privada, vai oferecer consultas sem custo a mulheres de diversas regiões do País. A ação intitulada ‘Doctoralia Solidária pela Saúde da Mulher’ é vinculada ao Outubro Rosa e conta com o trabalho voluntário de profissionais de seis especialidades: ginecologia, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, cirurgia plástica, além de odontologia. A iniciativa é da Doctoralia, maior plataforma de agendamentos de consultas do mundo.

Para agendar a consulta sem custo, basta acessar o site ou aplicativo da Doctoralia, clicar no banner da campanha e marcar seu horário pela plataforma de acordo com a disponibilidade de especialistas na cidade em que a paciente está. Nas localidades que não são cobertas pela campanha, o banner não será exibido. A primeira edição da Doctoralia Solidária aconteceu em junho de 2018, em alusão ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher. No mesmo ano, a empresa realizou também a campanha voltada para os homens, aproveitando o Novembro Azul.

Câncer de colo: preventivo de graça

Aproveitando as comemorações pelo Outubro Rosa,  a Clínica  Neurovida, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, realizará uma campanha pela saúde da mulher. No período de 7 a 20 de outubro, as consultas ginecológicas contarão com o exame preventivo gratuito. As inscrições para participar da ação podem ser feitas pelos telefones 3738-9800/ 97513- 2413 (whatsapp). A Clínica Neurovida fica na Av. Lúcio Costa, 17.970, esquina com a Rua Gilka Machado – veja no site www.clinicaneurovida.com.br.

Segundo a ginecologista Laura Iorio, da Neurovida, a campanha é voltada para mulheres que tenham vida sexual ativa e histórico familiar de câncer de colo.  Para a coleta adequada do exame preventivo é necessário: já ter iniciado a vida sexual; não estar no período menstrual; evitar relações sexuais e uso de medicação intravaginal (como cremes e duchas vaginais) nas 48 horas que antecedem o exame.

AÇÕES EDUCATIVAS

Evento gratuito para população de Niterói

Já estão abertas as inscrições para a 3ª Jornada de Mastologia Pro Onco Mulher, que acontecerá no dia 26 de outubro, na Associação Médica Fluminense (AMF), em Niterói (RJ). O evento é gratuito, aberto à população e tem como objetivo disseminar informação de saúde para colaborar com o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que sua detecção na fase inicial da doença, em grande parte dos casos, aumenta as possibilidades de tratamento e as chances de cura.

A programação conta com palestras para profissionais de saúde e para o público leigo sobre temas como: métodos de imagem em mastologia; exercícios físicos e câncer; reconstrução da mama; cirurgia oncoplástica; sexo e câncer; testes genéticos: quando indicar? e preservação da fertilidade, entre outros tópicos. A jornada também contará com oficinas de ioga, nutrição e música, lanches, vídeos e depoimentos de mulheres que vencerem a luta contra a doença.

O slogan da jornada traduz o otimismo em superar essa doença: “Para quem já teve dias punks, #NossoDiaPink. O evento conta com o apoio da INPAR, do Centro de Imagem Icaraí, da Liga Fluminense contra o Câncer (LFCC) e da Oncomed.

EMS: apoio na luta contra o câncer

O laboratório farmacêutico EMS participa, pelo sexto ano consecutivo, da campanha ‘Outubro Rosa’. Desde terça-feira (1º), a fachada de 4 mil m² da empresa, em Hortolândia (SP), mudou sua iluminação como uma das iniciativas da campanha ‘O nosso Outubro é Rosa. Faça do Rosa o seu Outubro também. EMS: sua saúde merece esse toque’. Além de despertar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, o objetivo da iniciativa é divulgar, para o público interno e externo, informações relevantes sobre esse tumor.

A farmacêutica investe, por exemplo, em banners espalhados pela unidade no interior de São Paulo e na produção de flyers com dados sobre prevenção para distribuir aos 5 mil colaboradores. Campanha em meio digital, com assinatura de e-mail, fundo de tela e intervenções com o público externo – como banner no site e conteúdo de relevância nos canais oficinais da empresa no Facebook e Instagram -, também estão inseridos entre as ações de comunicação.

Pró-Saúde une Outubro Rosa e Novembro Azul

Uma das maiores gestoras de serviços hospitalares do país, a Pró-Saúde vai levar para seus mais de 1,1 milhão de pacientes atendidos todos os meses e 16 mil funcionários nas unidades que gerencia, uma nova abordagem de prevenção ao câncer de mama e de próstata. A entidade filantrópica lança nesta semana o seu Outubro Rosa e Novembro Azul, unindo na mesma campanha a temática feminina e masculina. Com  o slogan ‘Prevenção do câncer é um assunto de família’, a campanha mostra mulheres dizendo frases de alerta e de apoio para que homens possam realizar o exame preventivo ao câncer de próstata e vice-versa.

Com Assessorias (atualizado em 19/10/2019)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.