Empresas produzem álcool para doar a hospitais

Diante da falta de álcool gel 70% no mercado, empresas de diferentes segmentos anunciam produção para combater o novo coronavírus

A melhor forma de se prevenir contra o novo coronavírus é lavar bem as mãos com água e sabão e evitar ao máximo o contato social. Na impossibilidade de ter água por perto, o álcool gel 70% é uma solução prática e totalmente eficaz na eliminação do vírus das superfícies, sobretudo das mãos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda o uso do antisséptico em gel para prevenir infecções, mas devido à demanda intensa nas últimas semanas por parte dos consumidores, houve uma grande escassez do item recomendado pelo CDC em residências e estabelecimentos de saúde.

Encontrar álcool no mercado está cada vez mais difícil. Diante da situação de emergência causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), diversas empresas de cosméticos e até de outros setores decidiram produzir álcool para doação. O objetivo principal será auxiliar a redução da proliferação do vírus no nosso país e principalmente oferecer um item tão importante para higienização.

AVATIM – A Avatim, com sede em Ilhéus – Bahia, anunciou que direcionou 100% de sua capacidade fabril para a produção de itens de higienização, tais como sabonetes e álcool em gel. Mais de uma tonelada do álcool em gel 70% e outros 300 litros de sabonete líquido foram doados a órgãos públicos locais, estaduais e federais, além de instituições filantrópicas como abrigos de idosos, grupos de apoio a crianças com câncer e cidadãos da Vila Cachoeira, comunidade do entorno da fábrica.

O Grupo Pierre Fabre, que no Brasil detém as marcas Eau Thermale Avène, Darrow e Ducray, também anunciou a produção de um Gel Higienizador à base de Álcool 70% para doar a hospitais. Nas próximas semanas, parte da produção de sua fábrica do Brasil, localizada em Areal, no interior do Estado do Rio de Janeiro, será destinada a hospitais que atualmente sofrem com a escassez do item de higiene no mercado por conta da crise.
A ação também já está em curso na França, país sede da empresa, e cumpre protocolos e exigências dos governos e entidades de saúde locais. O novo Gel Higienizador fará parte da linha Soapelle, da Darrow Laboratório, marca especializada em assepsia hospitalar no Brasil há mais de 50 anos. A linha antisséptica da marca Darrow, Soapelle, conta também com sabonetes líquidos e em barra.

AMEND – A Amend Cosméticos passou a produzir álcool em gel na sua fábrica, em Diadema (SP). A empresa está produzindo milhares de unidades do antisséptico, que serão doados para hospitais públicos, privados, asilos e comunidades carentes em São Paulo. A empresa se comprometeu a distribuir todas as unidades até o dia 30 de março em mais de 70 pontos no Estado de São Paulo.

Os frascos serão disponibilizados em tamanhos de 75ml para uso pessoal dos profissionais da área de saúde e população em geral. A marca está direcionando a entrega para diversos hospitais, asilos e comunidades carentes, como o Hospital São Paulo, a Santa Casa e o Hospital Pérola Byington, ambos da capital e os asilos Instituição Assistência Nosso Lar e o Abrigo Bezerra de Menezes, além da Central Única de Favelas (CUFA), para distribuição em comunidades carentes.

O BOTICÁRIO – O Instituto Grupo Boticário vai doar 1,7 tonelada de álcool em gel Cuide-se Bem para o sistema de saúde pública de Curitiba, onde está localizada a sede da companhia. A marca também iniciou uma campanha de incentivo para a doação de álcool em gel. O movimento convida as pessoas que têm acesso a água e sabão em casa, e podem fazer a lavagem correta das mãos – principais agentes na prevenção contra o novo coronavírus – a doarem álcool em gel para quem realmente precisa.

Para conscientizar as pessoas, foi criada uma série de informações divulgadas nas suas redes sociais, incentivando essa conscientização e senso coletivo. O Álcool Gel Cuide-se Bem possui concentração de 78% de álcool etílico, que elimina cerca de 99,9% das bactérias.

SALON LINE –Salon Line, empresa do setor de beleza de cosméticos capilares e elétricos, firmou uma parceria com a Rappi e irá doar parte da produção de álcool em gel de suas fábricas aos entregadores parceiros do superapp. A iniciativa começa a valer a partir de 31 de março. As unidades de 300ml do antisséptico irão ajudar esses profissionais nos cuidados com a higienização das mãos durante as entregas, que se tornaram ainda mais essenciais nesse momento de quarentena, tanto para o consumidor quanto para o mercado.

Os funcionários da Salon Line e das fábricas que atendem a marca estão recebendo doações de álcool em gel produzidos pela empresa e adotando algumas medidas de prevenção. Em uma ação promocional, durante o mês de abril,onde, na compra de qualquer produto, os clientes ganharão uma unidade do álcool em gel. Além disso, a loja online está com frete grátis para São Paulo e Grande São Paulo e em compras acima de R$ 69,90 para o restante do Brasil.

Fabricante de remédios inclui produto em portfólio

Não é somente a indústria de cosméticos que está sensível ao problema e preocupada com o avanço da contaminação pelo Coronavírus no país. A Cimed, quarta maior farmacêutica do país, direcionará uma de suas linhas de manufatura para a produção de álcool gel 70%. O lote inicial, com 250 mil unidades, será doado a seus quase 5 mil colaboradores e respectivas famílias, à população da região de Pouso Alegre (MG),  cidade que abriga a fábrica da empresa, e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado de Minas Gerais. A entrega do antisséptico será de inteira responsabilidade da empresa, que fabrica 650 produtos.

As UBSs passarão a receber a maior parte das pessoas com sintomas leves do novo coronavírus para desafogar os hospitais que precisam focar o atendimento nos casos graves da doença. Além disso, Minas Gerais antecipou a campanha de vacinação contra a influenza. O objetivo é ajudar profissionais de saúde na triagem de casos para o novo coronavírus. Com o aumento do fluxo nas UBS do estado, a Cimed entende que o álcool gel poderá contribuir na proteção e segurança das pessoas nesses locais.

A farmacêutica, consciente da importância de ações preventivas e da atual necessidade do sistema de saúde, também anunciou que vai continuar produzindo os medicamentos tão necessários nessa época de pandemia. Por isso, uma das linhas de produção da divisão de higiene e beleza será liberada para a fabricação do álcool gel. Assim, a companhia se compromete com a população, e garante que a sua produção não será prejudicada.

Fábricantes de bebidas entram na corrente de solidariedade

Pernod Ricard Brasil, multinacional francesa que fabrica bebidas como Chivas e Absoluta, está produzindo na sua fábrica de Resende (RJ) 36 mil litros de álcool 70° INPM que serão doados para hospitais do Estado do Rio de Janeiro. A estimativa é ajudar cerca de 15 mil pessoas por dia considerando os atendimentos diários informados pelos hospitais que serão beneficiados.

As instituições que receberão o produto são o Hospital Municipal Cais Aterrado (Volta Redonda), Hospital Regional do Médio Paraíba Drª. Zilda Arns Neumann (Via Dutra), Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Volta Redonda), Hospital Municipal Henrique Sergio Gregori (Resende), Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis (Porto Real), Hospital São Lucas (Quatis) e Santa Casa de Barra Mansa.

Para realizar as doações com segurança e seguindo as exigências dos órgãos reguladores, a Pernod Ricard utilizará caminhões que farão as entregas diretamente nos locais indicados. As doações começarão a ser feitas já neste final desta semana.

Em outra frente, a Ambev também começou a produzir álcool em gel para doar a hospitais públicos. A unidade de produção da cervejaria em Piraí (RJ) será usada para fabricar etanol e garrafas onde serão envasadas 500 mil unidades de álcool em gel, que serão doadas a hospitais públicos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Conheça outras iniciativas no país

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as usinas sucroalcooleiras da Bahia vão produzir para a rede pública de saúde do estado 190 mil litros de álcool a 96%. Com a diluição para 70%, a Bahia terá cerca de 260 mil litros para distribuir.

Ainda no estado, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e os sindicatos de Saneantes, de Cosméticos e de Açúcar fornecerão assistência e apoio técnico na desinfecção e higienização para reabrir o Hospital Espanhol, onde serão tratados pacientes diagnosticados com covid-19.

As indústrias ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool) estão produzindo álcool 70% para serem distribuídas em áreas emergenciais a pedido do governo do estado. O primeiro carregamento, com 15 mil litros em mais de 800 garrafões, foi entregue no último sábado (21), na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá.

Ação semelhante partiu dos produtores de cachaça de 11 engenhos que integram a Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA), na Paraíba. Em medida inicial, as empresas doaram 100 litros de álcool para o sistema público de saúde da região.

A Ypióca entregou 100 mil frascos de álcool em gel para o Ceará, estado que também registra número alto de casos confirmados de covid-19 no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Quem também vai doar álcool é o Grupo Cosan, por meio da Raízen, maior produtora de etanol a partir da cana. A empresa obteve autorização da Anvisa para produzir álcool etílico 70%. Cerca de 4 mil litros serão destinados a hospitais da rede pública da Grande São Paulo, região brasileira mais afetada pela incidência da Covid-19.

Com Assessorias (atualizado em 31 de março de 2020)
Por Favor, Compartilhe!
1 Comment
  1. […] Empresas produzem álcool para doar a hospitais […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais