Epidemia de obesidade à vista: 20% dos brasileiros engordaram na pandemia

Nunca a necessidade de um nutricionista foi tão sentida por tantas pessoas: quatro entre 10 brasileiros mudaram hábitos alimentares no isolamento

Redação

Nunca a necessidade de um nutricionista foi tão sentida por tantas pessoas. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, quatro em cada dez brasileiros alteraram os hábitos alimentares durante o isolamento social e em torno de 20% ganharam peso durante o confinamento.

Por outro lado, o setor de produtos orgânicos ampliou as vendas em mais de 50% no primeiro semestre de 2020, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis). A pandemia agrava um quadro que já era crítico no Brasil: dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que quase 60% da população brasileira está acima do peso ideal.

Celebrado nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o Dia do Nutricionista reforça a importância da conscientização alimentar e a busca por uma vida mais equilibrada do ponto de vista da saúde e do bem estar, além, é claro, da importância deste profissional de saúde. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a alimentação diária foi impactada e sofreu alterações profundas, com aumento do consumo de alimentos mais calóricos e pouco nutritivos.

Sobre a data

Desde 1949, no dia 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Criada pela Associação Brasileira do Nutricionistas, a data é uma homenagem a esses profissionais tão importantes para a qualidade de vida e saúde dos seres humanos. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), existem no Brasil cerca de 132 mil profissionais, que podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde hospitais e escolas a clínicas particulares e ginásios esportivos.

Dentre as nossas diversas funções, somos responsáveis por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas visando auxiliar no bom funcionamento do corpo, junto ao bem-estar”, comenta Jessica Santos, nutricionista da Superbom.

“Cabe a um nutricionista avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas diárias e, a partir disso, definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas nutricionais de cada um. Indicamos formas mais adequadas de se consumir alimentos saudáveis, avaliando os hábitos alimentares e identificando certos alimentos que precisam ser eliminados da dieta, os substituindo por alternativas mais saudáveis”, ressalta Jessica.

No entanto, a profissão não se restringe apenas à reeducação alimentar, sendo fundamental nas atividades do âmbito da indústria alimentícia. “O nutricionista garante que o melhor produto chegue até o consumidor, realizando projetos de desenvolvimento e assegurando sua melhor qualidade. O profissional é responsável também pelo processamento de produtos industrializados e pode, até mesmo, auxiliar na área do marketing”, acrescenta David Oliveira, diretor de Marketing da empresa.

Em tempos em que a preocupação com a saúde e bem-estar é uma pauta em alta, é crescente o número de opções disponíveis no mercado que atendam à essa demanda, como é o caso dos produtos da Superbom . “Por trás de todos os produtos diet, light, sem glúten, sem lactose, zero açúcar, com baixo colesterol ou gordura, existe um nutricionista. Somos os responsáveis pelo estudo destes produtos, visando sempre proporcionar aos consumidores alimentos de qualidade e nutricionalmente benéficos ao corpo humano”, finaliza Jessica.

Homenagem a profissionais em forma de desafio

Uma rotina alimentar balanceada e rica em nutrientes impacta positivamente na qualidade de vida das pessoas. A Danone Nutricia – divisão de nutrição especializada da Danone – tem uma longa história e profundo conhecimento sobre o tema e, por isso, trabalha em parceria com os nutricionistas, fundamentais no auxílio do cumprimento de sua missão: transformar vidas por meio da nutrição.

Para celebrar o Dia do Nutricionista, a multinacional, que atua em mais de 120 países e possui um portfólio com mais de 220 soluções nutricionais no Brasil, preparou algumas ações especiais para homenagear e reconhecer a importância desses profissionais na vida dos pacientes. Para enaltecer o grande número de nutricionistas que fazem parte de seu quadro de funcionários, Danone Nutricia lançou o “Eu & Danone Nutricia – Nutrição Transforma Vidas”, concurso interno que desafiou os profissionais a criarem iniciativas transformadoras. As propostas vencedoras, escolhidas por um comitê formado por membros da companhia, serão integralmente financiadas.

São elas a “Cuidador em Ação”, que visa contribuir com as rotinas básicas de cuidados nutricionais de um instituto de Juiz de Fora (Minas Gerais) cuja missão é melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos, e um projeto focado na educação alimentar de crianças assistidas por uma ONG em São Luís (Maranhão) que abriga, atualmente, 50 crianças retiradas das ruas em situação de vulnerabilidade social.

Danone Nutricia preparou também uma homenagem em forma de vídeo. A narrativa representa a rotina intensa dos nutricionistas, que envolve horas de trabalho, estudo e muita dedicação, uma vez que cada paciente necessita de uma recomendação única.

“A nutrição é peça fundamental para se ter uma vida longa e saudável. Em alguns momentos, torna-se ainda mais importante. No caso de pacientes oncológicos, por exemplo, ela pode contribuir na redução de complicações advindas do tratamento. Sem falar nas situações de necessidades específicas, como a APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), que devido às restrições alimentares, demanda um acompanhamento rigoroso da nutrição da criança. E essas são somente duas entre diversas situações em que nutricionistas usam todo o seu conhecimento e o poder da nutrição para impactar a vida das pessoas, o que se conecta muito com nosso propósito. Somos inspirados por esses profissionais e acompanhamos de perto sua rotina, seja em consultórios ou em hospitais, por isso sabemos o quanto seu trabalho merece ser valorizado”, reforça Fernando Lopes, Diretor de Marketing de Danone Nutricia.

Criado pela agência Fresh PR com produção da Phono 21, o vídeo pode ser assistido no canal da empresa no YouTube. Para saber mais acesse aqui.

Live sobre novos hábitos dos brasileiros

Para debater os novos hábitos dos brasileiros e reforçar a necessidade de uma alimentação saudável, a Jasmine Alimentos (@jasmine_alimentos) vai realizar neste dia 31, às 19 horas, a live “A importância do nutricionista no acompanhamento familiar”, com a participação da nutricionista Joyce Ribeiro e da digital influencer de vida saudável Vanessa Wagner.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais