Escrevendo por um mundo mais justo e melhor

‘Expressões da Alma’ traz 78 diálogos-confissões de advogado criminalista sobre vivências, experiências e reflexões que renovam essa esperança

Redação

Escreva sempre quando alguma coisa está explodindo dentro de você. Quando for uma necessidade visceral de colocar para fora. Deste material, você poderá tirar lá na frente que será algo bom e produzirá mensagens para as pessoas.”

A dica é do advogado e agora escritor Ricardo Duran, que acaba de lançar seu primeiro livro “Expressões da Alma” (Editora Albatroz). Ele defende a escrita acima de tudo, dedicando este ato para a construção de um mundo melhor, sempre como maneira de expressar-se e manifestar-se, podendo assim colher os resultados da referida experiência.

O livro é uma coletânea de textos curtos, na forma de “diálogos-confissões” com e para o leitor, nos quais, através das suas vivências, experiências e reflexões, ele expressa, desde seus 15 anos, sentimentos e angústias. No total, são 78 textos, onde há também poesia e prosa poética.

A obra traz uma mensagem muito clara: por mais sofrida que seja a sua experiência, sempre haverá um ponto de esperança. Todos os escritos têm uma mensagem explícita e implícita de esperança. Nos diálogos-confissões de Duran, o amor homem e mulher, o amor romântico, o amor absoluto e a VIDA, como oposição ao fato de que não existe morte, também estão contemplados.

Tudo o que escrevi tem a ver com a vida de todos nós, pois o livro trata da minha alma e da alma de todas as pessoas que se dão a oportunidade de sentir o que têm dentro delas”, afirma o advogado criminalista Ricardo Duran, residente na cidade de São Vicente (SP).

Na orelha do livro, o advogado André Simões Louro, ex-presidente da OAB de Cubatão (SP,), argumenta sobre os benefícios da leitura da obra: “Além de ser uma excelente forma dos mais próximos conhecerem as entranhas do autor e sua busca por um mundo mais justo e melhor, pode-se também considerar uma boa opção de leitura para momentos em que o tempo é curto”.

O livro é um sopro de otimismo num momento da humanidade em que o panorama mundial dá cada vez mais sinais de piora. Mas a mensagem final dá conta de que, de fato, só um homem melhor poderá construir um mundo melhor.

Algumas pílulas dos escritos do autor

Autor autografa seu primeiro livro na Livraria da Travessa, no Rio (Foto: Divulgação)

Superar-se – “A mentira lançada, reiterada e sustentada para unicamente acobertar a própria vergonha em assumir o que se fez, só poderá ser superada com a coragem de expor-se com a força da energia da verdade!”

Mude – “Quando as circunstâncias que oprimem e angustiam permanecem inertes, sem qualquer sinal de mudança, provavelmente somos nós que precisamos mudar.”

Tudo pode acontecer – “Cuide bem do seu coração. Nele estão gravados todos os segredos: os seus e de todo o universo…Saiba ouvi-lo…respeite-o…saiba segui-lo… Ao segui-lo, obstáculos poderão surgir…a dúvida poderá lhe assombrar…Entretanto, não olvide-se…em muitos momentos da caminhada, a paciência deverá ser a irmã mais querida. Aguardar o que inevitavelmente irá acontecer é…É paciência. Isso diz o coração. TUDO pode acontecer. Inclusive eu e você”.

Eu e você – “Fosse eu apenas o que sou, e você apenas o que é…na essência fôssemos, na verdade, acionássemos… Nada mais precisaríamos ser, a não ser FELIZES”.

Pedaços de nós

Pessoas que têm que ficar, ficam e sempre ficarão…

Mas há pessoas que vão…

E ao irem, parecem levar pedaços..

Não só parecem.

Levam

Pedaços que são substituídos

Por falta angustiante

Vazio que apavora

Dor que toca a porta do insuportável

Lágrimas que não tem fim

Até que uma nova compreensão se faça

Se estabeleça

Num coração que aceita e agradece

Sobre o autor

Ricardo Duran é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes, pós-graduado na Universidade Católica de Santos (UniSantos) e mestrando em Direito na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Exerceu inúmeras funções públicas e privadas em entidades de classe, além de lecionar e atuar como comentarista de rádio.

Ficha Técnica

Título do livro: Expressões da Alma

Editora Albatroz

Número de páginas: 88

Preço sugerido: R$ 35,00.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.