Eventos marcam a Semana Mundial da Saúde

A depressão e a ansiedade são doenças da atualidade que afetam cada vez mais a população. A vida moderna provoca estresses diários e a rotina corrida faz com que o ser humano esqueça que o cérebro precisa de um descanso. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a depressão é o transtorno mental mais prevalente no mundo, sendo conhecida como uma das inimigas que mais atormentam a saúde humana. O paciente com depressão definitivamente não está sozinho em sua angústia, que necessita de medicação. Atualmente, mais de 320 milhões de pessoas sofrem da doença e até 2020 será a enfermidade mais incapacitante no mundo.

“A depressão está relacionada a fatores genéticos que predispõem o aparecimento da doença. Mas ela também está relacionada a um contexto social ou a um episódio pelo qual a pessoa está passando. A depressão é uma doença que deve ser tratada com atenção e o mais rápido possível. A família tem papel central na recuperação do indivíduo. As pessoas precisam entender que o depressivo não é alguém preguiçoso ou que está tentando testar o limite das pessoas”, explica Ana Café, psicóloga e coordenadora do Núcleo Integrado.

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial de Saúde e o tema deste ano escolhido pela OMS é depressão. Segundo especialistas, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são essenciais para combater a obesidade, um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. Em comemoração à data, uma série de atividades foi programada para esta semana, no Rio de Janeiro e Região Metropolitana. Confira:

Barra da Tijuca – O Grupo Oncologia D’Or promove o evento “Cuide da sua saúde”, na sexta-feira, dia 7, das 9h às 12h, na Oncologia D’Or Barra da Tijuca. O objetivo é promover um debate sobre como práticas saudáveis podem ajudar na prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A manhã de palestras contará com a participação da nutricionista Georgia Oliveira, que fará uma apresentação sobre como manter uma alimentação saudável na correria do dia a dia; e da oncologista clínica Ana Carolina Nobre, que dará dicas de como cuidar da saúde durante o tratamento oncológico. O evento é gratuito e aberto ao público.

Recreio dos Bandeirantes – Em homenagem à data e, por conta da importância de conscientização sobre a doença, o consultório do Recreio dos Bandeirantes do Núcleo Integrado, coordenado pela psicóloga Ana Café, vai oferecer atendimento gratuito em psiquiatria e psicologia entre os dias 3 e 7 de abril. Além disso, serão realizadas as seguintes palestras:

4/4 às 19h – Transtorno Borderline e depressão: como tratar

5/4 às 19h – Como o treinamento de habilidades pode ajudar no tratamento da depressão

6/4 às 19h – Depressão: o que precisamos entender e por que a doença tem crescido tanto em todas as sociedades?

7/4 às 15h – Depressão na adolescência

São João de Meriti – O Shopping Grande Rio realizará, em parceria com alguns lojistas, a ‘Semana da Saúde’. A ação acontecerá de 3 a 7 de abril,  no térreo do prédio de onde fica  o Rio Poupa Tempo  e no estacionamento do empreendimento, em que serão oferecidos serviços úteis de saúde ao público, além de atividades de ginástica com o objetivo de estimular e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e cuidados para ter uma melhor qualidade de vida, por meio de exames variados e exercícios físicos.

In the news
Leia Mais