Exercícios para fazer em casa na quarentena

Epidemia de obesidade à vista: médica e modelo fitness ensina exercícios fáceis para praticar em casa, enquanto aguarda a onda do coronavírus

Redação

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu que as pessoas evitem multidões, e se possível, que fiquem em casa. Diversas empresas atenderam a esse pedido e colocaram seus funcionários em modo home office. O grande público também está deixando de ir às academias, local de grande risco, tento em vista o revezamento massivo dos aparelhos diariamente.

Com o grande número de pessoas dentro de casa trabalhando de forma remota, a sugestão da médica e modelo fitness Camilla Lewin é que aproveitem esse tempo que não será usado em deslocamento, para a realização de atividades físicas.  Esses exercícios simples ajudam a adquirir resistência, ter mais disposição e ocupam a mente.

Ela preparou uma série simples e muito funcional, que pode ser feita em qualquer espaço de casa. Confira a série de exercícios:

Agachamento: O agachamento é muito bom para a melhora da postura, fortalece os músculos das coxas, define os glúteos e ajuda a ter uma barriga sarada. Com certeza é um dos exercícios mais completos que existem e é super fácil de fazer.

Para realizar o exercício você precisa separar os pés na largura do quadril e colocar os braços para frente, flexione os joelhos e agache, faça três séries de 20 agachamentos com 30 segundos de intervalo entre uma série e outra.

Flexão de braço: Utilizando o peso do seu próprio corpo, a flexão de braço fortalece a parte superior, garantindo um bíceps mais firme.

Faça a posição de prancha como na imagem abaixo, estique e posicione os braços a uma distância levemente superior à largura dos ombros, deixe os pés juntos e o joelho encostado no chão.

Desça o tronco até que o peitoral quase toque o chão e depois volte para a posição de início. Faça 3 séries de 20, com o tempo de pausa de 30 segundos.

Afundo: Esse exercício utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer as pernas, braços e para secar a barriga. Ele deve ser feito em uma superfície plana e dura.

Fique com as pernas posicionadas paralelamente uma da outra e levemente afastadas, coloque a mão no quadril, dê um passo para a frente com o pé direito e deixe o pé esquerdo ligeiramente para cima, dobre os dois joelhos ao mesmo tempo, mantenha a coluna ereta e o abdômen contraído como na imagem a abaixo. Faça a repetição dessa atividade umas 20 vezes em cada perna.

Prancha: A prancha é um exercício de concentração de força, você deve ficar por um período de tempo firme e equilibrando o peso do corpo em seus braços e pés.

Apoie os cotovelos e antebraços no chão e alinhe ao ombro, apoie a ponta dos pés no chão e alinhe aos cotovelos. Você deve ficar com o corpo ereto e contrair o abdômen, fique nessa posição por 15 segundos e repita pelo menos umas 3 vezes.

Polichinelo: Esse exercício aeróbico faz boa parte do corpo se movimentar acelerando a queima de gordura corporal e o metabolismo, resultando no rápido emagrecimento.

Fique numa superfície plana e mantenha os pés juntos com as mãos encostadas no quadril, dobre os joelhos e salte levemente no ar, abra as pernas na largura do ombro e levante os braços acima da cabeça, como na imagem abaixo. Repita esse exercício umas 3 vezes com pausa de 20 segundos.