Feira oferece tatuagem gratuita a diabéticos e hipertensos

Pessoas com alergias ou que desejam marcar na pele seu tipo sanguíneo receberão tatuagens de segurança. Vigilância Sanitária dá dicas para tattoo segura

Pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão ou mesmo alérgicos e até quem deseja marcar seu tipo sanguíneo poderão receber doação gratuita de tatuagens de segurança durante a 8ª edição da Tattoo Week Rio, maior convenção de tatuagem do mundo, que acontece de sexta a domingo (10 a 12 de janeiro), no Rio de Janeiro. Mulheres que tiveram câncer de mama também poderão reconstruir aréolas e sobrancelhas. Serão oferecidas 250 tatuagens de segurança no evento na KlanTattoo sob coordenação do tatuador Paulo Fera. Inscrições devem ser agendadas pelo site da Tattoo Week.

Com foco na saúde, o público poderá participar gratuitamente de rodas de conversa com técnicos da vigilância sanitária e tatuadores, todos os dias às 15h, para receber informações e tirar dúvidas sobre como fazer uma tatuagem segura. A ideia é disseminar informações sobre segurança na saúde nos procedimentos de tatuagem e piercing.

Tatuadores nacionais e internacionais disputarão nos três dias do evento o conceituado concurso de tatuagem da Tattoo Week Rio, em 27 estilos. Cada dia, serão escolhidos os melhores trabalhos e, ao final do evento, a tatuagem campeã. Este ano, o evento inova ao introduzir o concurso do homem tatuado mais bonito e estiloso do Rio. Estão na final, dez candidatos e os jurados analisarão os quesitos beleza, harmonia das tatuagens e estilo. Também 20 candidatas disputam o título de Miss Tattoo Week Rio. Somam-se à arte e aos negócios, apresentações musicais.

Vigilância Sanitária capacita tatuadores

Pela primeira vez em oito edições, a Tattoo Week terá os profissionais capacitados pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária do Rio. A atividade será na manhã desta sexta-feira, dia 10, antes da abertura do evento, que acontece a partir das 12h e vai até domingo, 12, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Além da qualificação especial dos tatuadores e piercers que vão atuar na feira, técnicos da Superintendência de Educação da Sanitária farão às 15h uma roda de conversa voltada ao público em geral, com orientações sobre higiene e dicas de procedimentos de tatuagem e piercing com segurança.

De olho na prevenção de riscos à saúde pública, equipes das coordenações de Alimentos e de Saúde realizaram na tarde desta quinta, 9, inspeção prévia no espaço da Tattoo Week. Com ações voltadas às condições higiênico-sanitárias, os fiscais conferiram as estruturas de assistência à saúde e de pontos de venda de alimentos na convenção, que tem a expectativa de receber 25 mil pessoas.

Os técnicos orientaram sobre a necessidade da instalação de cobertura parcial no teto do posto médico montado no local como forma de dar privacidade aos pacientes. Eles alertaram também sobre questões voltadas aos alimentos, como os processos de conservação e a obrigatoriedade de rotulagem em todos os produtos alimentícios que serão comercializados.

No dia a dia, a Vigilância do Rio vistoria e licencia os estúdios de piercing e de tatuagem na cidade, mantendo cursos de capacitação gratuita de boas práticas de higiene para todos os profissionais da área, com direito à carteirinha.

 

Confira algumas orientações e fique de olho

Os instrumentais e adornos devem ser embalados e lacrados individualmente, esterilizados em autoclaves e abertos somente durante o atendimento;

As agulhas devem estar estéreis e ser descartadas em coletores próprios, imediatamente após o uso;

As tintas de tatuagem devem ser registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

Os resíduos das tintas precisam ser descartados após cada sessão;

O estúdio deve ter lavatório de mãos na área de atendimento para uso do profissional e dos clientes, com dispensadores de sabão líquido e de papel toalha, além de lixeira com tampa e pedal;

O profissional deve usar equipamentos de proteção individual, como luvas, gorro, máscara e avental, todos descartáveis;

Os protetores descartáveis das cadeiras e das macas precisam ser trocados a cada atendimento, com as áreas e equipamentos não esterilizáveis sendo também desinfetados;

Além de privacidade, o ambiente deve ser iluminado e climatizado;

Para facilitar a desinfecção, pisos, paredes e tetos devem ser revestidos com material liso e impermeável;

Itens como cabos, borrifadores e botões devem ser protegidos por plástico filme, a serem descartados após o uso;

Todos os clientes devem ter cadastro com data, nome, idade, endereço, descrição, localização da tatuagem e identificação do profissional;

A licença sanitária deve estar na validade e exposta ao público.

Mais sobre o evento

A 8ª Tattoo Week Rio está no calendário oficial de eventos do Rio. Trata-se de uma convenção de tatuagem, que objetiva trazer entretenimento ao público, informações em saúde , promover o intercâmbio cultural entre artistas do mundo todo e fomentar negócios. Com público esperado de 25 mil pessoas, a Tattoo Week Rio terá 220 estandes e 1.100 artistas do Brasil e de várias partes do mundo. E os amantes da arte na pele terão a oportunidade única de fazer a tattoo de seus sonhos com os mais conceituados artistas, reunidos em um só lugar.

O evento traz o renomado concurso de tatuagem, em 27 estilos, que escolhe o melhor trabalho entre as modalidades Realismo, Lettering, Pontilhismo, Colorido, Aquarela, entre outros. Serão três jurados fixos e um específico para cada categoria.

Organiza o tradicional concurso de Miss Tattoo Week Rio 2020, sendo lançado nesta edição, pela primeira vez no Rio, o concurso do Mister Tattoo, que escolhe o homem tatuado mais bonito e com tatuagens de maior expressão. Serão eleitos a Miss e o Mister, com 1º, 2º e 3º lugares, mais a premiação para Miss Simpatia. São 20 finalistas ao concurso de Miss e 10 ao concurso de Mister Tattoo Week.  Os vencedores – 1º lugar da Miss e do Mister – ganham o direito de participar da Convenção de Tatuagem, em Buenos Aires, Argentina. O concurso acontece no sábado, às 17h30.

Mercado – O Brasil cresce a passos largos no mercado da tatuagem. Segundo o Sebrae, o crescimento anual é de 25%, com cerca de 200 mil estúdios de tatuagem no país e 269 convenções de tatuagens realizadas em várias cidades brasileiras. O mercado movimenta uma grande cadeia de produção, que envolve o segmento de máquinas, tintas e agulhas, cosméticos e a moda tattoo, já que a tatuagem reflete um estilo de vida. Empresas brasileiras de tintas e máquinas, que nasceram em fundo de quintal, hoje exportam para mais de 40 países na Europa e EUA.

Doações de alimentos para Retiro dos Artistas

Nesta sexta-feira, 10 de janeiro, das 12h às 22h, o ingresso será gratuito desde que o visitante doe 1 quilo de alimento não perecível (com exceção de sal e atenção para o prazo de validade do alimento). No sábado e domingo, o ingresso custa R$ 60 e, levando 1kg de alimento não perecível, sai pela metade do preço, ou seja, R$ 30 (ingresso social). Todo o alimento arrecadado nos três dias do evento será doado para o Retiro dos Artistas, que atende atualmente a 52 artistas.

Fundado em 1918, o Retiro recebe atores e atrizes, músicos, compositores, artistas plásticos e artistas do circo entre outros, que passam por necessidades financeiras ou psicológicas ou vivem o abandono de suas famílias.São oferecidos na entidade fisioterapia, aulas de Yoga, tratamentos odontológicos, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e cinco refeições diárias.

 

 

 

 

 

Fotos: Divulgação Retiro dos Artistas – Antes e Depois

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais