Diante da incerteza sobre a data de reabertura de clínicas, consultórios e centros médicos, idosos e pessoas com dores crônicas ou em período de pós-operatório sofrem com a ausência do tratamento de fisioterapia nesse período de quarentena. E para ajudar muitos brasileiros a enfrentar essa pandemia, com o mínimo de conforto possível, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) lançou em abril, uma plataforma online que oferece atendimento gratuito de fisioterapia.
O atendimento ajuda a tratar dores musculoesqueléticas, como hérnia de disco lombar, hérnica de disco cervical, dor ciática, cervicalgia, joelho e quadril e lombalgia. A plataforma Scal já é usada em 240 clínicas de fisioterapia espalhadas por mais de 20 estados do Brasil. Ao todo, são cerca de 70 mil pacientes que dependem do tratamento para manter o seu bem-estar que usam e aprovam o atendimento virtual.
É o caso do economista Roberto Cunha, de 73 anos, morador de Salvador (BA), que faz parte do grupo de risco do coronavírus e só conseguiu retomar o tratamento de fisioterapia graças à telefisioterapia do ITC. “Achei a experiência de fazer uma fisioterapia virtual excelente, porque exige um maior comprometimento e participação do paciente. Na verdade, o paciente é chamado a participar por si mesmo, para obter o rendimento esperado. Estou muito satisfeito”, conta.
A experiência online também está sendo muito positiva, e importante, para o bem-estar da advogada Naíla Chaves, de 41 anos, moradora de Fortaleza (CE). “Desde que tive que ficar de quarentena, e precisei parar as sessões de fisioterapia, comecei a sentir muitas dores em casa. Dar continuidade ao tratamento, mesmo que pelas videoconferências, foi muito importante para essa melhora na minha saúde. A iniciativa já fez muita diferença no meu bem-estar e já a considero indispensável durante esse período”, explica.
Como usar a plataforma gratuita
A princípio, estávamos desenvolvendo essa plataforma para o uso interno dos nossos clientes e dos três mil profissionais. Mas, com a chegada do novo coronavírus no Brasil, e a permissão de teleconsultas pelo Conselho Federal de Fisioterapia (Coffito), decidimos acelerar os ajustes e ampliar o serviço, de forma gratuita, para todos os brasileiros que precisam de tratamento. Como profissional de saúde e empreendedor no segmento, me sinto no dever prestar essa assistência à sociedade brasileira durante a pandemia”, explica fisioterapeuta e gestor do ITC, Helder Montenegro.
Usar a plataforma é bem simples. Basta acessar o site (www.sistemascal.com.br), fazer o cadastro e iniciar o agendamento pelo Whatsapp (85) 98595-1553. Pela localização (CEP) do paciente, o software agenda a consulta com a clínica ou profissional mais próximo. No dia da consulta, com até 15 minutos de antecedência, o profissional direcionado faz contato com o paciente através de uma sala de videoconferência.
Para utilizar o serviço, basta o usuário possuir um dispositivo com câmera e acesso à internet (tablete, celular, notebook desktop). Caso o paciente não tenha um acompanhante para auxiliar com a câmera, basta posicionar o aparelho em um local com boa iluminação e estabilidade e seguir as orientações do profissional. A plataforma estará disponível, gratuitamente, para todo o Brasil durante todo o período de quarentena.
Inteligência artificial a favor da saúde
A plataforma Scal (www.sistemascal.com.br), utilizada pelo ITCe o Instituto Trata – joelho e quadril – conta com um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) para conectar a agenda dos pacientes com a clínica mais próxima da sua localização (CEP). O agendamento inteligente da consulta é feito pelo WhatsApp. Nele, o usuário é direcionado pela secretária virtual “Mari” para o agendamento da sua consulta. Além da marcação, “Mari” também consegue conversar com os usuários sobre os tipos de dor (joelho, quadril ou coluna), remarcar ou cancelar consultar e direcionar o atendimento para uma secretária humana.
O software também controla todos os leads do ITC e trata para saber onde cada paciente está através do mapa fornecido pela plataforma. Também é possível acompanhar online todos os processos de administração, contas a pagar e receber, DRE, relatórios, calculadora para pagamento de funcionários e colaboradores e outros. Também já está sendo desenvolvida uma atualização que permitirá mapear casos de coronavírus pela plataforma de teleconsultas.
Com Assessoria