Fórum no Rio vai debater importância do voluntariado na Saúde

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Plenário da Câmara Municipal do Rio recebe encontro que discute voluntariado na saúde pública (Foto: Divulgação)
Plenário da Câmara Municipal do Rio recebe encontro que discute voluntariado na saúde pública (Foto: Divulgação)

Como o serviço voluntário de médicos e outros profissionais pode impactar na saúde pública? Para o Observatório da Saúde, os voluntários atuam de forma complementar, doando não apenas um serviço, mas também atenção, alegria, respeito e esperança para aqueles que precisam, fatores fundamentais para promoção da saúde e do bem estar. E a abordagem de valores altruístas na atual conjuntura social é de extrema importância.

Neste sentido, a entidade, que defende melhorias na saúde pública e quer fomentar uma cultura de prevenção, promove neste dia 24 de agosto o fórum “Voluntariado na saúde: a importância da participação cidadã”. Aberto ao público, o evento vai acontecer na Câmara Municipal do Rio de Janeiro,  tem como objetivo não apenas expor a importância do trabalho voluntário, mas também debater as dificuldades de acesso à saúde, enfrentadas pela população mais carente. Além disso, o fórum irá traçar um paralelo entre a responsabilidade do poder público e o trabalho dos médicos voluntários.

Entre os palestrantes estarão os médicos Luiz Roberto Londres, presidente do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) e autor do livro “Sintomas de uma época: quando o ser humano se torna um objeto”;  João Ricardo Ribas, da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal do Rio; Félix Zyngier, voluntário na comunidade do Morro Azul e Alexandre Charão, cirurgião plástico da Médicos Sem Fronteiras, que atuou em mais de dez projetos, incluindo Burundi, Iraque e Haiti.

“Os profissionais em geral, mais especialmente aqueles das áreas de ciências exatas e de saúde, costumam ficar muito limitados a um conhecimento específico, e isso acaba nos impedindo de pensar, refletir sobre nosso trabalho. O comportamento profissional não pode ser apenas um reflexo, tem que ser uma reflexão”, destaca o médico Marcio Meirelles, diretor executivo do Observatório da Saúde.

Serviço:

5º Fórum Observatório da Saúde

Tema: Voluntariado social na saúde – a importância da participação cidadã

Data: 24 de agosto de 2017

Horário: De 9 às 12 horas

Local: Auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Palácio Pedro Ernesto – Praça Floriano, s/n – Centro, Rio de Janeiro

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!