Friozinho volta a incomodar: 6 dicas para evitar crises alérgicas

frio-chuva

 

Bastou os termômetros no Rio marcarem menos de 20 graus para todo mundo tirar aquele casaco cheio de ácaro do armário. E com a temperatura fria e chuvosa dos últimos dias, o carioca fica mais caseiro e prefere passar mais tempo em locais fechados. O resultado disso tudo é a volta de problemas de saúde bem conhecidos, como as alergias, principalmente as rinites alérgicas e a asma, que costumam incomodar nesse período do ano. Mais de 25% da população mundial têm alergia: a asma (ou bronquite) e a rinite alérgica são as mais comuns.

Jessé Reis, médico integrante do corpo clínico do Lâmina, explica que a alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico de pessoas predispostas quando entram em contato com certas substâncias denominadas alérgenos. “A asma é a mais grave delas e sua frequência vem aumentando – algo em torno de 10% da população mundial tem a afecção. A doença é mais prevalente em crianças e adolescentes do que em adultos e acomete 20% delas,  entre 6 e 14 anos”, explica.

Ainda segundo ele, crianças, adultos e idosos com transtornos crônicos devem ter cuidado especial nessa época do ano, evitando locais fechados e pouco arejados e com grande concentração de pessoas e a utilização de casacos de lã e de cobertores que ficaram guardados no armário por longos períodos, pois podem conter ácaros e fungos de mofo. “Nossa saúde pode ser influenciada pelas mudanças de temperatura. Portanto, alguns cuidados, como a vacina contra a gripe, são essenciais para evitar o agravamento de doenças crônicas”, comenta.

Mas algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar crises alérgicas. Confira as dicas de prevenção, a seguir.

1 – Operação desapego – Retire de casa, principalmente do quarto, objetos que acumulem poeira: bichos de pelúcia, livros, revistas, caixas, cortinas e tapetes.

2 – Lava, lava, lava – Antes de usar as roupas que estavam guardadas, é bom deixá-las ao sol, em ambiente ventilado, e lavá-las antes de usar.

3 – Faxina? Sim, sempre que possível – Mantenha a casa arejada e combata a umidade; para a limpeza, utilize panos úmidos e evite o uso de vassoura ou espanador e aspirador de pó, porém, se necessário, utilize-os com filtro HEPA.

4 – Não durma com o inimigo – Ácaros e outros alérgenos se escondem em colchões e travesseiros, por isso, deixe-os expostos ao sol – se possível – e forre-os com capas impermeáveis que permitam a limpeza diária.

5 – Sem exagero no perfume – Fuja de odores fortes como os de material de limpeza na casa ou perfume no corpo.

6 – Fumar? Nem pensar! – Não fume ou fique próximo de fumantes. Fazer isso é um benefício a mais para seus pulmões e vias aéreas. Previna-se!

Fonte: Lâmina, com Redação

In the news
Leia Mais