Hemorio alerta para baixos estoques de sangue

A demanda no estado aumentou em cerca de 15%, no entanto, número de doações caiu no Hemocentro

Doação_Sangue_Hemorio

O Hemorio volta a alertar para a queda do número de doadores de sangue nas últimas semanas. Os estoques de todos os tipos estão abaixo do necessário. O hemocentro tem capacidade para receber 400 pessoas por dia, mas tem coletado, em média, apenas 150 bolsas diariamente. Em todo o estado, a demanda por sangue aumentou aproximadamente 15% nos últimos meses.

 “Abastecemos as emergências dos hospitais e maternidades do SUS em toda a cidade e, se necessário, enviamos sangue até para municípios mais distantes. Contamos com a ajuda da população carioca, sempre tão solidária, para nos ajudar a normalizar os nossos estoques, para que possamos atender, de forma satisfatória, à demanda atual”, esclarece o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.
O Hospital Municipal Salgado Filho, em parceria com o Hemorio, realiza campanha de doação de sangue  nesta terça-feira, 17  de outubro, das 10h às 15h. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a população do Méier e de toda  Zona Norte, inclusive acompanhantes e funcionários da unidade, para a importância desta causa.  A ação ajuda a repor os estoques de sangue da unidade, necessários para o atendimento de pacientes, especialmente os da emergência, como acidentados e baleados, entre outros. A campanha acontecerá no hall de entrada do hospital que fica na Rua Arquias Cordeiro 370, no Méier.
Pré-requisitos para doar
Doar sangue é seguro e rápido. São retirados até 450 ml, coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano. As mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes ao ano.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.  O modelo da autorização pode ser adquirido através do site do Hemorio.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Situações que impedem provisoriamente a doação de sangue são: febre acima de 37°C, gripe ou resfriado, gravidez atual (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana), amamentação (até 1 ano após o parto), uso de alguns medicamentos, anemia, cirurgias, extração dentária (7 dias), tatuagem (1 ano sem doar), vacinação (o tempo varia de acordo com o tipo de vacina) e transfusão de sangue (impedimento por 1 ano).
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h e a ligação é gratuita.
Fonte: SES e SMS-RJ

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais