Hospital no Rio faz campanha de doação de sangue

Miguel Couto, na Gávea, recebe doadores nesta sexta-feira (26). Veja outras atividades na Agenda Positiva da semana

Redação
Doação de sangue no shopping Via Brasil Doação de sangue no shopping Via Brasil para ajudar o HemoRio (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (26) o Hospital Municipal Miguel Couto realiza mais uma edição da campanha “Doe Sangue, cada doação salva até quatro vidas”. A ação terá início às 9h e terminará às 15h. O objetivo é repor os estoques de sangue e hemoderivados, que ficam reduzidos após períodos de festas e feriados prolongados em função do aumento do número de acidentes nas estradas.

Para doar, os interessados deverão atender alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Pessoas que passam por tratamentos médicos, que necessitam de transfusão de sangue e cirurgias complexas podem aumentar a necessidade de bolsas de sangue em procedimentos médicos.

Quem for ao hospital deverá levar o documento oficial com foto e deve ter repousado pelo menos seis horas na noite anterior à doação. Caso tenha almoçado, deverá aguardar duas horas para passar pelo processo de captação do sangue. Também deverá evitar a ingestão de comidas gordurosas nas três horas que antecederem o procedimento. Menores de 18 anos precisam do consentimento do responsável e pessoas com idades entre 60 e 69 só podem doar se já tiverem passado pelo procedimento antes.

Indivíduos que tiverem com gripe, febre ou resfriado devem aguardar uma semana após o término dos sintomas. Pessoas que tenham feito tatuagens ou colocado piercings deverão aguardar 12 meses para participar da doação. Mães em fase de amamentação só podem doar após 12 meses do parto. Já os que possuem infecções sexualmente transmissíveis ou que tenham injetado no corpo drogas ilícitas, não podem doar sangue.

Os doadores poderão receber declaração de comparecimento e dispensa médica para apresentar no trabalho. Já o resultado dos exames será entregue dentro de 30 dias. Os doadores deverão comparecer no hospital que fica na Rua Bartolomeu Mitre, na Gávea.

Aulas de zumba e futebol de areia de graça

O Sicoob realizará neste domingo, dia 28, das 9h às 12h, em frente ao quiosque Nativoo/Sicoob, no Posto 4, na Praia de Copacabana, atividades abertas ao público, com foco em educação e esporte. Com presença do ex-jogador de futsal Falcão, considerado o melhor do mundo na modalidade, a ação programou aula de zumba, futebol na areia e de sabão. Tudo gratuito. O evento contará com 80 crianças e adolescentes participantes de projetos educacionais e socioesportivos da cidade.

Maior artilheiro mundial de todas as seleções de esportes ligados ao futebol, Alessandro Rosa Vieira, Falcão, desenvolveu – em parceria com o professor e treinador Fernando Ferretti – um método pedagógico de ensino e treino de futsal visando a inclusão dos jovens na sociedade e no esporte. Ele conta com mais de 50 escolinhas pelo país, somando mais de cinco mil alunos.

Vacina contra gripe para quem pode pagar R$ 90

Para quem trabalha ou mora na região da Barra da Tijuca, o Vita Check up oferecerá, até o fim dessa semana  (26) a vacina contra a gripe por R$ 90, o que representa um desconto de 30% em relação ao preço praticado no mercado. Nesta quarta-feira, 24 de abril, o centro vacinou mais de 200 pessoas, que trabalham no Le Monde Office, edifício no qual o centro de medicina preventiva está instalado. A gratuidade é para os funcionários do prédio, seguranças e manobristas.

O objetivo da ação social do Vita Check up é alertar para importância da campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde, cuja meta é imunizar 58,6 milhões de pessoas até o dia 31 de maio. O centro também oferece diversos tipos de vacinação como tétano, herpes zoster, hepatite e a pneumocócica, HPV, meningite, sarampo, etc, dentro do serviço de check-up.

Já o Ministério da Saúde anunciou que oos profissionais das forças de segurança e salvamento, que totalizam cerca de 900 mil pessoas, a partir deste ano, passam a fazer parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Esses profissionais, assim como os demais já contemplados na campanha, são expostos em atividades de risco em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza.

Para garantir essa ampliação, o Ministério da Saúde está adquirindo mais um milhão de doses da vacina, além das já previstas, com o Instituto Butantan, responsável pela produção do imunobiológico. Leia matéria completa em saude.gov.br

Novo medicamento para Atrofia Muscular Espinhal (AME)

As pessoas que vivem com a doença rara Atrofia Muscular Espinhal (AME), tipo 1, os mais presentes no país, terão à disposição no Sistema Único de Saúde (SUS) o medicamento Nusinersen (Spinraza). O insumo, único no mundo recomendado para o tratamento de AME, passa a ser incorporado, nesta quarta-feira (24), pelo Ministério da Saúde. Os demais subtipos da doença estão sendo analisados dentro de um novo modelo de oferta de medicamentos para os pacientes portadores da doença, o chamado compartilhamento de risco. Leia o conteúdo na íntegra em saúde.gov.br.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.