Humor, fé, música e dicas sem sair do sofá

Projeto #fiqueemcasa e saia do aperto #comigo faz parte da campanha do YouTube para levar informação e entretenimento ao público

Em tempos de pandemia, artistas de todos os segmentos têm se engajado para levar entretenimento gratuito para as pessoas que estão reclusas em casa. Mas não é só música e entretenimento.

Como forma de contribuir com as medidas de prevenção e combate ao avanço da Covid-19, o Sesc mantém suas unidades fechadas em todo o país. Mas os serviços continuam de forma virtual. Lançado no dia 30 de março, o site #Sesccomvc (http://www.sesc.com.br/comvc) reúne desde informações sobre o novo coronavírus, até atividades que podem ser feitas em casa, por toda a família. São aulas com exercícios físicos, dicas de brincadeiras para distrair a garotada, shows e muitas outras ações, que têm como objetivo ajudar o público a passar por este período de isolamento social.

A plataforma traz informações do Sesc em todo o Brasil, contando com a participação de profissionais da Instituição, que mesmo distantes vêm mantendo uma rotina de atividades com alunos do Trabalho Social com Idosos, academias e práticas esportivas, entre outras, por meio de aulas virtuais. Quem não é frequentador das unidades também pode desfrutar dos serviços. Na área do site intitulada Na sua casa, os internautas encontram shows, entrevistas com artistas do Palco Giratório e do Sonora Brasil, vídeos de receitas saudáveis do Mesa Brasil, playlists, entre outras atrações.

Em outra seção, o público tem a oportunidade de acompanhar o que o Sesc tem feito em parceria com o poder público e as autoridades para ajudar no cenário da pandemia e levar serviços básicos a comunidades em vulnerabilidade social.

A saúde é outro destaque no hotsite, com divulgação notícias sobre o novo coronavírus, esclarecimentos sobre fake news, medidas de prevenção, todas embasadas em informações de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Fiocruz. Nesta mesma área, o usuário também encontra dicas sobre como se cuidar no regime de home office e como manter o equilíbrio mental durante o período de isolamento.

Saiba mais em: www.sesc.com.br/comvc.

Neste domingo (5), às 10h, é a vez da jornalista Nathalia Arcuri comandar uma live sobre como manter a saúde financeira, física e mental durante a crise. A transmissão já tem mais de 10 convidados confirmados, como o humorista Fábio Porchat, a especialista Cátia Damasceno e a criadora Nátaly Neri.

O projeto intitulado “#fiqueemcasa e saia do aperto #comigo” faz parte de uma campanha do YouTube para levar informação e entretenimento ao público nesse período em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, aos que podem, que fiquem em casa.

Um dos objetivos da transmissão é esclarecer, de maneira simples e leve, dúvidas que a população enfrenta neste momento. Dados do Google mostram que, com as mudanças recentes no convívio social e na economia, muitos brasileiros têm buscado informações sobre finanças. O termo “pagamento”, por exemplo, atingiu o nível mais alto de pesquisa desde 2004. Comparado à semana passada, o interesse cresceu 23%. Já “como adiar”, nunca foi tão buscado quanto em março. Em relação a fevereiro, o interesse cresceu 560%.

Programação

A live vai ter três blocos, com debates entre Nathalia Arcuri, especialistas e criadores. No primeiro, sobre saúde física, participam o infectologista Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, o professor de biologia Jubilut, a criadora Gabi Oliveira e Nathaly Dias, do canal Blogueira Baixa Renda. Eles falam sobre os principais cuidados neste período de pandemia e fatos e mitos sobre o COVID-19.

A segunda parte da programação foca na saúde mental e traz a especialista em sexualidade Cátia Damasceno e a psicóloga Gisele Isquierdo, que abordam questões referentes à ansiedade e isolamento, além da participação da criadora Nátaly Neri e membros do canal FitDance para uma conversa sobre equilíbrio físico e mental.

O último bloco leva o debate para a área financeira, e reúne Emicida, Blogueira Baixa Renda, Fábio Porchat, Nilce do canal Coisa de Nerd e Mandy Candy para dar dicas de como fazer uma faxina financeira e reduzir contas. Também vão rolar dicas para pequenas empresas, autônomos e pessoas que buscam emprego se organizarem melhor diante da crise econômica.

A transmissão ao vivo terá duração aproximada de 2 horas (de 10h às 12h, horário de Brasília) no Me Poupe! e também no canal do YouTube Brasil. Nos dias seguintes à live, mais de 30 criadores da plataforma e especialistas realizam debates colaborativos com transmissão ao vivo em seus canais. Os efeitos do COVID-19 na educação e na cultura, a situação das mães no isolamento e como lidar com crianças em casa, e as lições aprendidas com o coronavírus em diferentes áreas são alguns dos temas em pauta.

 

Ciência: especialista explica a pandemia na TV

Após a repercussão e o sucesso de audiência do Roda Viva, na última segunda-feira, com o biólogo Atila Iamarino, a TV Cultura irá reapresentar a entrevista neste domingo (5/4), às 20h. Doutor em microbiologia pela USP, com pós-doutorado em Yale, Atila mostrou em sua entrevista que entende como poucos de doenças como o coronavírus.

Fundador da maior rede de blogs de ciência do País, o Science Blogs Brasil, Iamarino afirmou que se não forem tomadas as devidas providências, o mundo vai enfrentar um cenário terrível, e alerta que o Brasil precisa parar e só devem ser mantidas as atividades essenciais. Falou também sobre a importância do País investir mais em ciência e renovar a credibilidade na imprensa.

A entrevista com o biólogo alcançou a maior audiência do programa desde julho de 2018. No ranking de audiência das TVs abertas, a TV Cultura manteve a quarta colocação. No Twitter, o programa ficou em primeiro lugar nos trending topics mundial e no Brasil com #RodaViva. No YouTube, até o momento, a entrevista com o biólogo já ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações.

Comandado por Vera Magalhães, o programa contou com uma bancada de entrevistadores formada por Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio Varella; Marcelo Soares, jornalista e diretor da plataforma Lagom Data; Herton Escobar, repórter do Jornal da USP; Fabiana Cambricoli, repórter do jornal O Estado de S. Paulo e mestra em saúde pública pela USP; e Nilce Moretto, jornalista e youtuber. Teve ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.

Até religiões se unem

Até as religiões se unem nessa quarentena. Seguidores do Padre Fábio de Melo e do pastor Caio Fábio se uniram em ato de fé nesse momento tão difícil que o mundo vem enfrentando em função da instabilidade que se instaurou no Brasil devido ao coronavírus.

Caio Fabio, ficou conhecido no Brasil no final da década de 80 por pastorear pessoas falando de Jesus, sem falar de religião, explodindo no início da década de 90 com o projeto “Fábrica de Esperança”, que se tornou a maior ONG da América Latina, onde alimentava em média de 30 mil pessoas por dia, e até hoje segue na missão de transformar vidas por meio da fé.

Caio também ficou conhecido por subir em favelas onde fazia amizades com bandidos perigosos no Rio de Janeiro e também pelos presos de Bangu 1, ajudando-os na sua reabilitação. Logo depois, teve um programa na Rede Globo, que ficou no ar por cerca alguns anos, depois criou seu próprio canal de TV, intitulado como “Vinde TV”, além da “Vinde Revista”.

Nessa quarentena, o pastor – que não prega vínculo a nenhuma igreja – resolveu criar conteúdos em suas redes sociais que trouxeram tranquilidade emocional aos seguidores diante deste momento crítico. Para a live do último domingo, ele convidou  personalidades como a atriz Heloisa Perissé,  o cantor Orlando Morais e a apresentadora e digital Influencer Michelle Pandora.

Com Assessorias

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais