Símbolos do Rio de Janeiro se iluminam de amarelo em alerta ao suicídio

Iluminação especial do Palácio Tiradentes, Shopping RioSul e outros prédios e monumentos lembra a campanha mundial Setembro Amarelo

Redação
O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, recebe iluminação amarela pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, do Movimento Setembro Amarelo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Palácio Tiradentes, um dos mais belos edifícios históricos no Centro do Rio de Janeiro, já recebeu iluminação especial este mês para celebrar o Setembro Amarelo, movimento mundial de prevenção ao suicídios. A ação marca a adesão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) à campanha nacional criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV).

Um dos principais ícones do Rio e palco de algumas das principais campanhas de saúde, o Cristo Redentor também vai se iluminar de amarelo em defesa da causa. Uma cerimônia deverá ser realizada no monumento nos próximos dias, seguindo as ‘regras de ouro’ de prevenção ao novo coronavírus, segundo informou a assessoria.

A tradicional iluminação especial na cor amarela, que acontece no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), teve que ser adiada por conta do estado de saúde do Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor. Ele contraiu Covid-19 e teve que ficar internado por nove dias. Padre Omar, de 41 anos, desenvolveu uma pneumonia bacteriana sem falência orgânica. Internado inicialmente no Hospital Pró-Cardíaco, ele foi transferido para o Hospital São Francisco na Providência de Deus, de onde recebeu alta no dia 12. O sacerdote realiza tratamento ambulatorial médico e fisioterapêutico em casa e passa bem.

O Cristo Redentor recebe todos os anos iluminação especial no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro (Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro)

Em Botafogo, na Zona Sul do Rio, a entrada principal do Riosul Shopping Center, na Avenida Lauro Sodré, já recebeu iluminação especial em homenagem ao Setembro Amarelo. Até o dia 30 deste mês, a fachada do shopping refletirá a cor amarela por uma das principais ruas do bairro diariamente, das 17h às 2h. A iniciativa tem como objetivo lembrar a importância do período de conscientização e prevenção.

Shopping Riosul, uma referência na cidade, iluminado de amarelo (Foto: Divulgação)

Clínica no Rio também se ilumina

Tradicional clínica psiquiátrica localizada em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro, a Casa de Saúde Saint Roman também se vestiu de amarelo e iluminou sua fachada e alguns espaços internos e externos. O alerta é a necessidade de identificar o problema e agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país. 

Fachada de tradicional clínica psiquiátrica no Rio recebe iluminação amarela (Foto: Divulgação)

Alerta para a importância de pedir ajuda

Segundo a psicóloga clínica e psicanalista Natália Frossard, da equipe de psicologia da clínica, o suicídio não é um ato só de tirar a vida, mas também é uma tentativa de aniquilar uma dor, um sofrimento que chega a ser insuportável. “É muito importante que essa pessoa que esteja em sofrimento saiba que ela pode pedir ajuda e evitar um ato que é tão doloroso para si e para as pessoas que a amam”, alerta.

Então, é importante conscientizar as pessoas de que é possível pedir ajuda e que não se está sozinho num momento tão difícil.  “Peça ajuda aos familiares, aos amigos e saiba que também existe uma equipe de profissionais que pode auxiliar e compartilhar com esse sofrimento nessa caminhada”, finaliza.

Para mais informações sobre a campanha, acesse www.setembroamarelo.com  

Com Assessorias