Informações que você precisa saber sobre os rins

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Responsável por filtrar o sangue e elimina do corpo o excesso de água e resíduos na urina, o sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres (um para cada rim), tubos que conduzem a urina dos rins para a bexiga urinária, e a uretra. Músculos controlam a emissão de urina pela bexiga.  Os rins são órgãos vitais e suas principias funções são: eliminar toxinas resultantes do metabolismo corporal, manter o constante equilíbrio hídrico do organismo com a eliminação do excesso de água, sais minerais e eletrólitos e produzir hormônios que participam da formação dos glóbulos vermelhos (hemácias), do metabolismo ósseo e do controle da pressão arterial.

Se descoberta precocemente, o desenvolvimento da doença renal pode ser interrompido ou adiado. Como geralmente a doença não apresenta sintomas clínicos visíveis, os testes de triagem em pacientes de alto risco são o primeiro passo para uma melhor prevenção e, consequentemente, a diminuição de terapias invasivas como a diálise ou o transplante de órgão. Dentro do grupo de pacientes com alto risco para doenças renais estão as pessoas acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e pessoas com histórico de lesão renal aguda ou com histórico familiar para estas doenças.

Informações que você precisa saber sobre os rins

– Os rins são dois órgãos em forma de feijão localizados abaixo da caixa torácica, nos dois lados das costas.

– O corpo tem dois rins, mas apenas um é suficiente para manter a função normal, mesmo quando o outro é lesado ou retirado.

– Os rins filtram o sangue proveniente da aorta e das artérias renais e o devolvem ao sistema venoso.

– A urina produzida é movida e eliminada através do trato urinário, formado por ureteres, bexiga e uretra.

– Os rins controlam a quantidade e a composição dos líquidos do corpo. Além disso, produzem hormônios que controlam atividades em outros órgãos: a renina participa do controle da pressão arterial, e a eritropoietina estimula a formação de hemácias.

– Quando falha a função renal, água e resíduos podem se acumular até níveis perigosos, causando risco de vida. As substâncias que têm níveis sanguíneos controlados pelos rins incluem sódio, potássio, cloretos, bicarbonato, cálcio, fósforo e magnésio.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!