Janeiro Branco tem seminário online gratuito sobre dependência química

Webinar internacional debate psicanálise e dependência química dias 9, 16, 23 e 30. Veja mais destaques da primeira Agenda Positiva de 2021

Redação
Imagem de Лечение Наркомании por Pixabay



“Freud, Lacan e drogas”
é o tema do webinar que a Clínica Jorge Jaber, especializada na prevenção, tratamento, pesquisa e ensino da dependência química e transtornos mentais, promove neste mês de janeiro. Voltado a profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, o seminário será gratuito, com transmissão pela página de cursos da Clínica no Facebook. O webinar terá encontros nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 15 horas.

À luz dos conhecimentos deixados pelo médico neurologista e psiquiatra Sigmund Schlomo Freud, o Pai da Psicanálise, e do psicanalista francês Jacques-Marie Émile Lacan, o webinar vai abordar temas como “O inconsciente freudiano e o sujeito do inconsciente” e “A constituição do sujeito na psicanalise lacaniana”, entre outros. Para assistir aos encontros, basta solicitar a inclusão no grupo pelo link.

Jorge Jaber, psiquiatra (Foto: Divulgação)

Para o psiquiatra Jorge Jaber, o seminário reforça o compromisso da Clínica com a formação de profissionais e a transmissão de saber, ajudando na prevenção e tratamento dos transtornos mentais. “É um olhar psicanalítico sobre a questão da dependência química”, afirma o médico, que tem especialização em dependência química na Universidade de Harvard, é professor da PUC-Rio e grande benfeitor da Academia Nacional de Medicina.

Rosane Trapaga, psicanalista (Foto: Divulgação)

Coordenado por Jaber, o evento terá a participação do psicanalista argentino Gaston Sal, formado pela Universidade de Rosario e professor de psicologia da Cruz Vermelha, e Rosane Trapaga, doutora em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e psicanalista da IPA.

“Os participantes, através dos conceitos de sujeito do inconsciente, gozo e pulsão de vida e de morte, analisarão a relação intensa e exclusiva do sujeito com o objeto droga”, explica Rosane.

Gaston Sal, psicanalista (Foto: Divulgação)

Vamos abordar a relação entre a carência e o desejo, mostrar como as pessoas convivem com o uso problemático de drogas, analisar questões como a importância da relação mãe-filho na construção do desejo e sua incidência na dependência química”, acrescenta Sal.

Esse será o segundo curso online da Clínica – o primeiro, promovido entre setembro e dezembro, teve mais de três mil participantes. A instituição tem um longo histórico na área de ensino: atua, por exemplo, com o CCE (Cursos de Especialização e Extensão) da PUC-Rio, funcionando como centro de treinamento prático e teórico para alunos da Pós-Graduação em Psiquiatria da universidade.

Mais informações no site e redes sociais da Clínica.

Inscrições para mentoria gratuita a jovens cientistas brasileiros

Yale-Proxima Mentorship Program, iniciativa de mentoria gratuita para desenvolvimento de skills em jovens cientistas, está com inscrições abertas para sua primeira edição. O programa, que começa em março e vai até dezembro de 2021, selecionará 25 estudantes brasileiros de graduação ou mestrado que busquem conhecimento e excelência em ciências biológicas e biomédicas.

Eles participarão de uma série de workshops virtuais e discussões sobre as práticas, estratégias e habilidades necessárias para se tornarem líderes na sua área de pesquisa – e assim contribuírem para fortalecer a cultura científica no país. Serão abordados assuntos como comunicação efetiva, estratégias de persistência e planejamento de carreira.

Além desses treinamentos, os participantes também serão divididos em grupos menores, de até cinco pessoas, para discutir temas específicos e relevantes para suas carreiras, com o apoio de um mentor selecionado entre os bolsistas do Programa Capes-Yale de doutorado em Ciências Biomédicas.

A proposta é que os mentorados não apenas recebam orientações práticas, mas possam também explorar diferentes possibilidades de carreira e ingressem na comunidade científica, com oportunidades de networking e acesso a outras experiências profissionais.

Em dezembro, ao final do programa, está previsto o encontro presencial no Seminars in Biomedical Sciences, no Brasil, simpósio internacional realizado com sucesso há vários anos e que tem como objetivo conectar jovens talentos brasileiros a líderes científicos do mundo inteiro.

O Yale-Proxima Mentorship Program é coordenado pela doutora Mariana Nigro e faz parte do Iniciativa Proxima, que busca transformar a pesquisa científica no Brasil por meio de projetos que promovam um ambiente inclusivo de discussão científica e, ao mesmo tempo, inspirar e qualificar jovens para atuarem no mais alto nível das pesquisas.

A iniciativa é liderada e dirigida pelo professor-associado da Yale School of Medicine (YSM), Marcelo Dietrich, em parceria com o Yale Combined Program in Biological and Biomedical Sciences (BBS), Yale Office of International Affairs (OIA), Capes-Yale Graduate Scholars Program e Yale Poorvu Center for Teaching and Learning.

Para se inscrever, o candidato deve preencher os seguintes requisitos: demonstrar interesse em ciências biológicas ou biomédicas; ser um estudante de curso de graduação ou mestrado, ou ter recentemente conquistado o mestrado; e não estar inscrito em nenhum programa de PhD nem ter doutorado. Além disso, deve residir no Brasil e planejar continuar no País durante o programa. Ter experiência em pesquisa, mesmo que em áreas diferentes, é um ponto favorável para a admissão.

As inscrições são gratuitas, e poderão ser efetuadas entre 1º de janeiro e 1º de fevereiro a partir do link https://www.iniciativa-proxima.org/mentorshipprogram. Os documentos necessários são:

  • Uma curta biografia em vídeo, com no máximo dois minutos de duração, na qual o candidato poderá falar um pouco sobre si e suas expectativas (o link deve ser copiado e colado a partir de um upload no YouTube);
  • Um texto em português, com no máximo 250 palavras, trazendo um exemplo de alguma iniciativa em que o candidato tenha tomado parte e que possa ser considerada única, com impacto em sua vida ou em sua comunidade;
  • Um breve texto em inglês, com no máximo 300 palavras, com a descrição de sua experiência anterior em ciências e educação, e como a participação no programa poderá impactar em sua carreira;
  • Uma descrição em inglês, com no máximo 50 palavras, de seus interesses atuais e futuros;
  • Currículo; e
  • Histórico acadêmico oficial.

Mais informações sobre o Yale-Proxima Mentorship Program em https://www.iniciativa-proxima.org/mentorshipprogram. O Iniciativa Próxima também possui contas no Twitter (https://twitter.com/iniproxima) e no Instagram (https://instagram.com/iniciativaproxima?igshid=e5vi6soe7u1w).

Curso sobre marcadores tumorais

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) abre inscrições para o primeiro curso de Educação à Distância de 2021, o “NT-ProBNP e Marcadores Tumorais: o que há de novidade?”. O curso será no dia 12 de janeiro de 2021, das 9h às 23h30. Para garantir a vaga é necessário acessar o site http://ead.sbpc.org.br/ .

As aulas serão ministradas pelos médicos Adagmar Andriolo, professor associado da disciplina de Clínica Médica e Medicina Laboratorial da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) e ex-presidente da SBPC/ML, e Carlos Eduardo Ferreira, atual Presidente da SBPC/ML.

Com Assessorias


In the news
Leia Mais