Junho Vermelho alerta para baixos estoques de sangue

Campanhas em todo o país chamam atenção para importância de doar sangue nessa época do ano. Conheça ações da Abrale, da Abrasta e do Hemorio

Doação de sangue no Hemorio é fundamental para manter estoques durante período de inverno (Fotos: Maurício Bazílio / SES)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Com a queda da temperatura e a aproximação do inverno, há tendência de queda de estoque nos bancos de sangue. A reposição frequente é necessária, não apenas para urgências, mas também para tratar anemias crônicas, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer (como as leucemias agudas) e outras doenças graves.

Por isso, a  Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e a Abrasta – Associação Brasileira de Talassemia realizam mais uma iniciativa para estimular a doação de sangue em todo o país. Neste Junho Vermelho, mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06), as entidades se unem para fazer o chamado: “Doe sangue. Salve pessoas!”

A campanha conta com 73 postos de coleta parceiros, em 11 Estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). A lista completa dos hemocentros está disponível em https://www.abrasta.org.br/junhovermelho/

“Trabalhamos para garantir que os pacientes com doenças do sangue tenham o melhor tratamento e informações sobre suas patologias. Uma das ações fundamentais é a campanha para doação de sangue para sensibilizar a população e mobilizar mais doadores”, afirma a médica sanitarista e CEO da Abrale, Catherine Moura.

Em junho, esta iniciativa ganha força especial e a ideia é homenagear o doador também. “Vale lembrar que, a cada doação, quatro pacientes são ajudados. É uma oportunidade de doar mais vida, mais saúde àqueles que precisam”, diz a médica.

Pacientes que sofrem de anemia grave agradecem

As transfusões fazem parte do tratamento da talassemia maior, um tipo de anemia grave. Os pacientes recebem sangue, em média, a cada quinze dias. É o caso do presidente da Abrasta, Eduardo Fróes.

“Por sermos pacientes que utilizam periodicamente transfusões sanguíneas, sabemos da importância de todos os hemocentros manterem seus estoques em níveis seguros, garantindo que não falte sangue para quem venha a precisar. Doar sangue é um ato de amor e altruísmo”, define.

Durante todo o mês, as redes sociais da Abrale e Abrasta terão conteúdos atualizados sobre doação de sangue e posts de artistas e influencers apoiadores da causa, dentre os nomes confirmados estão Rafa Kalimann, Felipe Andreoli, Sophia Abrahão e os ex-BBB Vyni e Gustavo Beats.

Em 14 de junho, serão distribuídos kits especiais aos doadores de sangue que comparecerão nos hemocentros parceiros. O prédio da Fiesp, na Avenida Paulista, também receberá uma iluminação especial na data, com os dizeres da campanha.

No dia 26 de junho, será realizada a 1ª Corrida/Caminhada Um Só Sangue, no Campo de Marte, em São Paulo. Os mais de 600 kits para o evento foram vendidos ainda na fase de pré-lançamento.

A iniciativa da Abrale e da Abrasta tem o apoio do Metrô de São Paulo, da CPTM e da ABHH – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. Mais informações estão disponíveis em www.abrale.org.br ou www.abrasta.org.br

Shopping do Rio vira ponto de coleta no fim de semana

Entre os dias 3 e 4 de junho, o Ilha Plaza, na Ilha do Governador, será ponto de coleta para doação de sangue. A campanha, em parceria com o Hemorio, celebra o Junho Vermelho, mês da conscientização sobre a importância do gesto para salvar vidas.

No posto de coleta, que funcionará das 10h às 15h, no piso G3 do shopping, homens e mulheres não grávidas, com idade superior a 16 anos, pesando mais de 50 kg e saudáveis, que queiram participar em prol da campanha, serão muito bem recebidos pela equipe de profissionais selecionados, sem a necessidade de agendamento.

Durante o mês de junho, com o objetivo de reforçar ainda mais a causa e sensibilizar os insulanos, a fachada do shopping receberá uma iluminação especial na cor vermelha.

No estado do Rio de Janeiro outros 25 postos públicos estarão disponíveis para coleta de sangue coordenados pelo Hemorio. Para saber mais basta acessar o site: www.hemorio.rj.gov.br. Outras informações e esclarecimento de dúvidas: Disque-sangue: 0800-282-0708.

Doação de sangue no Hemorio é fundamental para manter estoques durante período de inverno (Fotos: Maurício Bazílio / SES)

Doação de sangue no Hospital Salgado Filho

O Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF), no Méier (Rua Arquias Cordeiro 370), realiza, na quinta-feira, dia 9 de junho, das 10h às 15h, uma campanha de doação de sangue. O objetivo é reforçar o banco de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para os hospitais da rede pública. No momento, os estoques do hemocentro estão baixos e há risco de desabastecimento.

O diretor do HMSF, Paulo Rodrigues, fala da importância da ação: “Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Temos muito orgulho da parceria do HMSF com o Hemorio, trazendo a possibilidade de se tornar um doador para mais perto das pessoas e, assim, auxiliar no abastecimento do hemocentro. Convidamos quem nunca doou sangue a viver essa experiência solidária que salva vidas. Aos doadores, agradecemos e parabenizamos pelo apoio nessa ação fundamental para a saúde pública”.

Quem doa sangue ajuda a salvar vidas. A cada bolsa coletada, quatro pessoas são atendidas. Doar sangue é seguro e eficaz e em 24h o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas. Assim, dentro de oito semanas para homens e 12 para mulheres, o sangue já está como antes da doação e uma nova pode ser feita.

Como fazer para doar sangue

Segundo a Abrale, para a doação, é recomendado ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário, para evitar aglomerações. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. O modelo estará disponível no hemocentro. É necessário pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original, com foto recente.

O Hemorio complementa que é necessário pesar mais de 50kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Gestantes e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing deverão esperar seis meses para fazer a doação. Quem teve covid-19 deverá aguardar 10 dias após estarem recuperadas. E em caso de alguma doença transmissível não poderá participar.

Com Assessorias (atualizado em 7/6/22)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!