Lives debatem saúde mental e dependência química no contexto da pandemia

Confira as iniciativas para apoiar saúde mental na pandemia e também papel das famílias no ensino

Redação
Imagem de Gordon Johnson por Pixabay

No atual contexto de pandemia de Covid-19, os casos de depressão e ansiedade têm aumentado. De acordo com pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), divulgada em maio do ano passado, o número de pessoas com depressão aumentou em 90%, já o índice de casos de ansiedade teve incremento de 71%. Dentre as causas, estão o isolamento social, que nos tirou a possibilidade de contato físico com pessoas queridas, aumentando, assim, a sensação de solidão.

Neste contexto, o profissional da saúde deve estar preparado para lidar com pacientes nestas condições. O programa MackVIDA, organizado pelos professores dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizará uma palestra, no dia 22 de abril, às 15h, com o tema Promoção em saúde mental na atualidade: desafios e possibilidades.

A palestra contará com a presença da professora de Psicologia da UPM, Sandra Amorim, especialista em Psicologia Hospitalar. Ela também é mestra em Ciências da Saúde, atuou em instituição hospitalar na coordenação de Serviço de Interconsulta em Saúde Mental em diversas áreas, e também em instituição psiquiátrica. Sandra é, ainda, autora de capítulos e organizadora de obras na área da Psicologia da Saúde e Psicologia Junguiana.

Além de apresentar os desafios para os profissionais de saúde, o encontro discutirá ações e atitudes que ajudam a melhorar a saúde mental dos estudantes neste período pandêmico. A moderação do encontro será feita pela professora de Psicologia da UPM, Camila Cruz Rodrigues, que conta com experiência nas áreas de memória, aprendizagem, neuropsicologia, distúrbios do desenvolvimento, dislexia e sono. O encontro será on-line, é gratuito e será transmitido pelo YouTube.

Live Dependências – O aumento dos transtornos mentais e a preocupação com a saúde mental nos dias de hoje é o tema da próxima quinta-feira (22), às 18 horas, o Café Filosófico CPFL apresenta ‘Dependências’, a nova live “Fica em casa” com participação do psiquiatra Marco Bessa. No encontro, o médico abordará as dependências, as substâncias e as outras condições acerca deste transtorno mental. O episódio faz parte da série “Transtornada mente – uma visão da psiquiatria”, sob curadoria do psiquiatra Neury Botega.

Marco Bessa é professor adjunto de psiquiatria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e conselheiro do CRM-PR. O Café Filosófico CPFL é um programa de reflexões produzido e realizado pelo Instituto CPFL, com transmissão gratuita pelo Youtube e pelo Facebook. Informações: institutocpfl.org.br.

A ideia é responder as perguntas mais frequentes sobre esse tema, trocar experiências sobre autocuidado e dar dicas para monitorar a saúde emocional de si e de pessoas próximas. O bate-papo traz, ainda, mais informações sobre

SulAmérica oferece 35 mil atendimentos gratuitos de psicologia

Na ação social “Apoio Emocional na Pandemia”, a SulAmérica, por meio do Psicologia Viva, está oferecendo atendimento psicológico gratuito para familiares de internados e vítimas da Covid-19, bem como profissionais da linha de frente do combate à pandemia. Os agendamentos das sessões virtuais podem ser feitos pelo site até o dia 11 de maio. A expectativa é realizar até 35 mil atendimentos.

Nesta quinta-feira (22), Raquel Imbassahy, superintendente médica e de gestão de saúde populacional da SulAmérica, conversa sobre saúde emocional e seus desafios no atual momento da pandemia. Daiana Garbin, jornalista e escritora especializada em saúde e bem-estar, é a convidada da live transmitida pelo Instagram @sulamerica às 20h.

Como educar seus filhos em tempos de pandemia?

O último ano de aulas virtuais aproximou pais e responsáveis do ensino diário dos filhos. Pensando em auxiliar os familiares que têm acompanhado os estudantes durante esse processo, o SAS Plataforma de Educação realiza o evento “Aqui em Casa”, com Marcos Piangers, Cris Poly e Camila Cury. O congresso gratuito e aberto ao público será realizado nesta terça-feira, dia 20 de abril, às 19h.

Marcos Piangers, autor do livro “O Papai é Pop”, conversará com as famílias sobre a importância da parceria com a escola e como auxiliar crianças e jovens neste novo formato de ensino imposto pela pandemia. Em seguida, Cris Poli, apresentadora do programa Supernanny, participa de mesa redonda com Camila Cury, psicóloga e fundadora da Escola da Inteligência, ao lado de especialista do SAS, Geise Alves,. Os interessados podem se inscrever pelo link https://sasedu.co/aquiemcasa .

Série de vídeos relata cuidados de pais com seus filhos durante a pandemia

Com a pandemia, o cuidado com a saúde, educação e bem-estar de crianças precisou ser refletido constantemente por toda a família. Se por um lado as narrativas sobre masculinidades nem sempre envolvem o engajamento com os cuidados, por outro há um movimento de homens, pais e educadores que desejam reescrever essa história e colocar o cuidado com as crianças no centro de suas biografias.

Pais convidados pelo Sesc 24 de Maio vão relatar suas experiências de cuidados com suas crianças, suas rotinas e inquietações frente ao contexto de pandemia que envolveu isolamento social e, consequentemente, a intensificação do convívio familiar. A série de vídeos Homens e os Sinônimos de Cuidado conta com a participação de João Canola (foto)Pedro MattosoRenato Moriconi e Jean Manuel. A ação acontece às quintas-feiras, de 22 de abril a 13 de maio a partir das 15h pelo Instagram e Facebook da unidade. 

Simpósio para pais e mães de filhos autistas

Em alusão à campanha Abril Azul, de conscientização sobre o Autismo, o Instituto PENSI por meio do programa Autismo e Realidade, promove no sábado, dia 24, às 8h, o 7º Simpósio do Transtorno do Espectro do Autismo. O evento, que já é tradição entre os interessados ao tema, conta com especialistas e pais com filhos autistas. Em formato 100% virtual, com transmissão feita Via YouTube, o encontro será gratuito, os participantes terão direito a certificado e as aulas ficarão gravadas. Para se inscrever, basta acessar o site.

Composto por temas de interesse geral como a história do Autismo no país, inclusão no mercado de trabalho, direitos de pessoas com TEA, atualizações sobre a ciência e intervenção medicamentosa, o evento contará com um espaço exclusivo para debates e discussões. O encontro contará com quatro mesas e mais de 10 palestrantes renomados com embasamento e competência para falar sobre o assunto. Serão apresentadas 11 aulas e 1 simpósio patrocinado.

Em 2015, o Autismo e Realidade passou a fazer parte da estrutura do Instituto PENSI. Desta forma, o autismo se tornou uma área estratégica, com pesquisas científicas, cursos, materiais informativos, campanhas de sensibilização e simpósios. Todos o trabalho desenvolvido nesse segmento é realizado por meio do Programa Autismo e Realidade. O Simpósio do Transtorno do Espectro do Autismo é um grande marco anual entre todas ações realizadas.

Quais são os direitos da pessoa idosa em tempos de Covid?

O Congresso Internacional dos Direitos da Pessoa Idosa acontecerá entre 22 e 24 de abril, das 8 às 13 horasO encontro é organizado pela Associação pelos Direitos das Famílias e das Sucessões (ADFAS) e Instituto Brasileiro do Direito da Pessoa Idosa (IBDPI). As discussões ocorrerão de forma online, pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=EkxPH_-E8mc

Nos três dias de evento, serão 22 temas de discussão e, ao final de cada dia de evento, haverá uma rodada para perguntas do público. A proposta do Congresso é abordar assuntos interdisciplinares em relação aos direitos e à saúde das pessoas idosas, principalmente em tempos de pandemia de Covid-19. Entre os tópicos tratados estão a solidariedade intergeracional nas políticas públicas familiares, direitos e de obrigações do idoso, a tecnologia e as pessoas da terceira idade e ainda, questões relacionadas à saúde e bem-estar. 

Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, por exemplo,  realizará uma palestra sobre a importância da vacinação em idosos em tempos de pandemia, dia 22. Todos os temas tratados durante o evento serão voltados a garantir políticas públicas familiares, a valorização das pessoas sênior numa sociedade, promoção do direito à longevidade entre outros.

O seminário terá interpretação simultânea em libras e tradução em português, inglês e espanhol, pois a rodada de conversa contará, além dos palestrantes nacionais, com a presença dos convidados internacionais Alicia Garcia de Solavagione, Maria José Bravo Bosch, André Dias Pereira, Ricardo Domingo Bepmale, Karin Ross, Maria Leoba Castañedas Rivas, María Somalo San Juán e Graciela Medina Arenale, representando países como Argentina, Espanha, Portugal, Estados Unidos, México.

Alguns dos destaques são da presidente da Comissão Argentina da ADFAS, Alicia Garcia de Solavagione, que abordará o tema: ”Capacidad regressiva en la velez o pedidos judiciales abusivos?”; da presidente da The Love and Kindness Project Fundation, Karin Ross, convidada para a palestra: “Be kind to elders, you will be an elder someday too” e da Professora do Departamento de Derecho de la Universidad de La Rioja – Áreas de Sociología del Derecho y Filosofía Política, María Somalo San Juán , falando sobre: “Cambios en el modelo de cuidados a personas mayores em España tras la pandemia”. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Pressão estética sobre atletas mulheres

O Museu do Futebol apresenta nesta terça-feira (20), às 17h, a Mesa #03: Apagadas para debater a pressão estética sofrida pelas atletas para se adequarem a um padrão de beleza imposto e como isso apaga as conquistas esportivas das mulheres. É mais um módulo do webinário “Proibidas e Insurgentes | Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte”, ciclo de palestras que relembra o aniversário do decreto que proibiu brasileiras de disputarem diversos esportes considerados “impróprios” para o corpo feminino, como o futebol.

Participam desta edição a judoca Edinanci Silva, primeira a se classificar para quatro Olimpíadas consecutivas; a ex-jogadora de basquete e campeã mundial Alessandra e a ex-atleta do pentatlo moderno e medalhista olímpica Yane Marques. A mediação é de Joanna Burigo, cofundadora do Guerreiras Project e do Gender Hub e fundadora da Casa da Mãe Joanna, de comunicação e educação feminista sobre gênero. Também haverá participação especial de Gabriela Bastos, gerente do projeto Uma Vitória Leva à Outra, da ONU Mulheres.

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol realiza o evento gratuitamente no YouTube e Facebook, com emissão de certificado para quem se inscrever previamente neste link: bit.ly/3dh1aUK.

Especialista tira dúvidas sobre Nutrição Materno Infantil

A fase da gestação até os dois anos da criança estabelece as bases de uma vida forte e com saúde. Por isso, oferece uma oportunidade única para construção de um futuro mais saudável. Ao mesmo tempo que representa um grande potencial, também é um período de vulnerabilidade. A má nutrição materna, por exemplo, pode prejudicar o desempenho da criança na escola e a habilidade motora infantil.

Para compreender como isso funciona na prática, a Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau realiza nesta segunda-feira (19), às 19h, um bate-papo virtual com a participação da nutricionista Luciana Nunes, especialista em Nutrição Materno Infantil, para comentar e tirar dúvidas sobre o tema. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site extensao.uninassau.edu.br.

Live sobre fertilidade – Nesta quinta-feira, 22, a partir das 20h, a jornalista e apresentadora Rosana Jatobá e a ginecologista Paula Fettback realizam uma live para conversar sobre fertilidade e congelamento de óvulos. Fettback é ginecologista especialista em infertilidade com ênfase em alta complexidade, doutora pela Faculdade de Medicina da USP, e atua com reprodução assistida desde 2006. Para acompanhar, basta acessar o perfil @paulafettback pelo Instagram.

EVENTOS TÉCNICOS

Encontro debate estratégias e parcerias para enfrentar doenças crônicas

As doenças crônicas não transmissíveis constituem sete das 10 principais causas de morte no mundo, de acordo com as estimativas globais publicadas em dezembro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas quatro delas estavam entre as principais causas de morte em 2000 – os novos dados cobrem o período de 2000 a 2019.

Para identificar as prioridades para enfrentamento dessas enfermidades, o 8º Encontro do FórumDCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) promoverá, em 23 de abril, um debate online com a presença de autoridades do poder público, privado e terceiro setor. O objetivo é abordar o importante papel das parcerias em saúde nas questões de prevenção, tratamento e controle de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doenças vasculares e respiratórias, entre outras.

O evento contará com a participação dos representantes das principais instituições de saúde e será uma oportunidade para apresentar dados e estatísticas recentes, além de estudos epidemiológicos e pesquisas que devem contribuir para implementação de abordagens e políticas públicas. Tudo com o intuito de melhorar as estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequando, levando à melhor qualidade de vida dessas pessoas. 

O painel internacional reunirá especialistas para debater e propor ações para o combate e os enfrentamentos das DCNTs contando com a participação ativa da sociedade civil. Haverá ainda o lançamento brasileiro do material da OMS “Nothing for Us Without Us” pelo Dr. Guy Fones, com a moderação de Pedro de Paula, diretor Brasil da Vital Strategies.

Compondo a mesa técnica, Patrícia de Luca fará a mediação dos grupos temáticos ressaltando a importância sobre a relação entre obesidade e demais doenças crônicas, além de enfatizar a questão da alimentação e ambiente saudáveis. Na oportunidade, também será apresentado, pelo Ministério da Saúde, o status do Plano de Enfrentamento das DCNTs 2021-2030, assim como suas estratégias de implementação.

Deborah Malta, médica e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, responsável pela maioria dos estudos sobre prevalência de DCNTs no país, apresentará resultados inéditos sobre o impacto da pandemia de Covid-19 sobre pessoas com DCNTs. Outro destaque será a análise de enfrentamento e parcerias por stakeholders de diferentes setores, com importantes palestrantes. Confira a agenda completa neste link.

Maratona das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial

Antecipando as comemorações pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), o Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza no dia 24 de abril a Maratona das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 2021, a maior imersão em todos os conteúdos relacionados ao tema.

Serão 12h de uma programação ininterrupta, ao vivo, com os maiores especialistas do País, debatendo as diretrizes que foram atualizadas em novembro do ano passado. Cada um dos 18 capítulos será apresentado e debatido em sequência. Cada apresentação de 40 minutos será conduzida pelo próprio coordenador do capítulo. O evento será online, das 9h às 21h e tem inscrições gratuitas, que podem ser realizadas AQUI.

Cremesp discute situação dos hospitais de São Paulo na pandemia

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promove nesta segunda-feira (19/4), a live “Situação dos grandes hospitais públicos do Estado de São Paulo durante a Covid-19”. No encontro online, os palestrantes discutirão sobre a atual condição dos hospitais de referência no Estado, frente ao avanço do novo coronavírus, e demais questões alusivas ao tema.

O bate-papo é conduzido pelo vice-diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP), Edivaldo M. Utiyama; pela diretora de assistência à Saúde do HC da Faculdade de Medicina de Botucatu, Erika Paiva Ortolan, e pela coordenadora de UTI da Disciplina de Dor e Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina (EPM), Fernanda Chohfi Atallah. 

A live será transmitida às 20h, por meio do Instagram @cremesp_crm, Facebook e canal do YouTube do Conselho. Os telespectadores poderão tirar suas dúvidas ao vivo, após o término das palestras.

Covid-19 e vacinas: aspectos sanitários e macroeconômicos da pandemia

O Ministério da Saúde apresentou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em dezembro de 2020. Mas como andam os aspectos sanitários e macroeconômicos da pandemia no Brasil? No webinar Covid-19 e vacinas: aspectos sanitários e macroeconômicos da pandemia, o Insper vai abordar o cenário atual e o que podemos esperar para o futuro.

Para o debate, foram convidados Esper Georges Kallás, professor da Faculdade de Medicina da USP, e Marcos Lisboa, presidente do Insper. A abertura institucional será realizada por Ana Carolina Velasco, gerente de Relacionamento Institucional do Insper, e a mediação do debate por João Carlos de Campos Guerra, coordenador médico no Hospital Albert Einstein. Inscrições no link. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo canal.

Congresso reúne anestesiologistaas de São Paulo

Um dos mais importantes congressos da anestesiologia do país, o Congresso Paulista de Anestesiologia – Copa 2021 acontece de 23 a 25 de abril em formato totalmente online. O evento é organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp) e discute os principais assuntos e novidades e torno do tema.

A farmacêutica sul-africana Aspen Pharma vai proporcionar experiências diversas para médicos e residentes que estiverem assistindo ao evento. Uma delas é o TIVA Experience, um treinamento direcionado para anestesiologistas que utiliza o método inovador de simulação realística. A farmacêutica fará também um workshop virtual do Diprifusor e irá participar de um Simpósio Satélite no dia 24, sala 2, às 13h

Com Assessorias

In the news
Leia Mais