Loja enche vitrines de lixo para falar de reciclagem

Confira esta ação da Boticário e outras ações sustentáveis em nosso roteiro de Boas Ações

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Saem a perfumaria, os cuidados pessoais e maquiagens e entra a conscientização. Durante 20 dias, O Boticário vai dar um banho de sustentabilidade e amor ao meio ambiente no Rio de Janeiro. A marca escolheu um dos principais pontos turísticos da cidade, a Praia de Copacabana, para falar de um assunto muito importante: a reciclagem do lixo. As estimativas sobre o assunto mostram que o brasileiro produz, em média, 1 quilo de resíduos poluentes por dia. Mas apenas 58% deles são reciclados de maneira correta.

Em um espaço totalmente dedicado ao Boti Recicla, o maior programa de reciclagem do Brasil em pontos de coleta, a marca vai convidar os cariocas a refletirem sobre a destinação adequada de embalagens vazias de cosméticos. A ação se soma a outra, que está sendo realizada no BarraShopping e em mais duas lojas em São Paulo e Bahia, onde as vitrines chamam a atenção para a quantidade de resíduos produzida todos os dias.

A logo da empresa será substituída pela marca Boti Recicla – maior programa de reciclagem do Brasil em pontos de coleta. E ao invés de produtos, as vitrines estarão cheias de frascos, potes e bisnagas vazias, coletadas ao longo das últimas semanas nas lojas. A ação é parte de uma grande campanha sobre o assunto que O Boticário manterá até o fim do ano. E reforça a comunicação do seu programa de logística reversa, criado em 2006 – todas as mais de 3.700 lojas da marca no país são pontos de coleta de embalagens de cosméticos pós-uso.

As lojas do BarraShopping (RJ), Shopping Ibirapuera (SP) e Salvador Shopping (BA) ficarão nesse formato entre os dias 22 de outubro e 10 de novembro. Além embalagens pós-consumo, cada vitrine vai trazer uma mensagem sobre o impacto gerado pelas pessoas. Em São Paulo, por exemplo, o espaço vai reunir cerca de 2 mil embalagens – o mesmo volume produzido pela população da cidade a cada segundo.

Além da mudança visual, a jornada de compra dos consumidores nesses pontos de venda será alterada. A equipe está sendo treinadas para, a partir dessa campanha, enfatizar as práticas sustentáveis da marca em seus produtos – não só em relação à reciclagem, mas também sobre pontos como: uso de matérias-primas  recicladas em suas embalagens e até mobiliários de lojas, formulações ecoeficientes e veganas e o compromisso de não testar produtos em animais.

Noiva Praia RJ lança campanha #casarnapraialimpa 

Casamentos sustentáveis e sem uso de materiais plásticos são os principais objetivos da campanha Casar na praia tem se tornado um tendência cada vez mais forte no mercado de casamentos, especialmente em cidades que têm o mar como pano de fundo. Apesar do cenário paradisíaco, um assunto, em especial, tem merecido atenção de quem trabalha no segmento: a sustentabilidade.

Afinal, grandes festas, como casamentos, normalmente geram uma enorme quantidade de resíduos descartáveis quando terminam. E quando falamos em eventos realizados em ambientes naturais, a quantidade, o tipo de material e a maneira como esse descarte será realizado é ainda mais importante. E é exatamente para levantar essa discussão que o coletivo Noiva Praia RJ lançou a campanha #casarnapraialimpa.

Criada pela executiva de negócios carioca Vanessa Cavalcante, o Noiva Praia RJ faz parte da Plataforma Circuito Diamond, que tem como objetivo reunir fornecedores especializados em casamentos desse perfil na praia. Além da campanha #casarnapraialimpa, Vanessa tem se reunido com empresários do segmento para lançar um selo que ateste a preocupação de fornecedores com a questão do meio ambiente e sustentabilidade.

Atualmente, marcas como Chocoink, Lee Moscardini, Soraya Estêvão, Antonio Maciel Cakes, Brigaderia da Su, Papier Convites, Etc Coisa e Tal, a estilista Morena Andrade, o buffet do Restaurante Cigalon, em Búzios, entre outros, já estão reformulando ou chamando atenção para o fato de seus produtos e serviços estarem de acordo com a campanha, levada dia 25 de outubro, ao Angra Fashion Hotel, em Angra dos Reis, e dia 5 de novembro, na Pousada Camarote Itaipu, em Niterói.

Voluntariado revitaliza escola pública do Rio

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Campos Salles, primeira escola de educação infantil pública do Rio de Janeiro, completou essa semana 110 anos com alguns de seus espaços repaginados. Localizada nas proximidades dos prédios administrativos da Petrobras, a escola foi escolhida para participar de uma ação do programa de voluntariado. Em 5 dias de ação, cerca de 100 colaboradores colocaram a mão na massa: lixaram, pintaram, emassaram, aplicaram adesivos e organizaram o espaço ao longo dos finais de semana de outubro. A reforma dos espaços foi concluída em 2 de novembro.

Nesta sexta-feira (8), em comemoração ao seu aniversário e para a  inauguração da reforma, será realizada uma oficina de música com o quinteto de metais da Orquestra Sinfônica Petrobras. As crianças conhecerão instrumentos como trompetes, trompa, trombone e tuba e aprenderão algumas notas. A ação faz parte do programa de voluntariado da companhia. Os colaboradores dedicam seu tempo e trabalho e a verba para os materiais é custeada pela Petrobras Localizado dentro do Campo de Santana, no Centro da cidade, o EDI Campos Salles atende cerca de 140 crianças, de 3 a 6 anos.

Grife cria campanha para incentivar doação de sangue

Com o propósito de incentivar a doação de sangue em todo o Brasil, a grife Acostamento criou uma campanha inédita no segmento da moda no país, que convoca consumidores e também os parceiros de todo o varejo. O comprovante de doação de sangue de qualquer banco de coleta do Brasil vale um voucher de R$ 100 em compras no e-commerce da marca. Já, vendedores e lojas multimarcas acumulam pontos na Rede Alcateia, uma plataforma que usa a gamificação para fortalecer o engajamento e a conexão com as diretrizes da marca.

Para participar, basta se dirigir a qualquer serviço de banco de sangue de sua região, realizar a doação e enviar o comprovante para a Acostamento. A marca responderá com um voucher de R$ 100 e o código deve ser inserido para receber o valor ao final da compra. O comprovante deve ser enviado para o e-mail: salvovidas@acostamento.com.br

A Acostamento também acaba de anunciar o lançamento da Rede Alcateia, uma plataforma gamificada totalmente inédita no mercado da moda que, por meio de um aplicativo no smartphone, incentiva o engajamento do varejo com a marca. Vendedores das lojas multimarcas acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios ou doados a uma instituição de caridade da preferência do usuário. Para pontuar, além de tarefas que buscam o relacionamento dos vendedores com a Acostamento, como metas de vendas e treinamentos online, também farão parte do desafio ações sociais, como o voluntariado e a doação de sangue.

Podem ser doadores pessoas de 16 a 69 anos (maiores de 60 anos precisam já terem doado pela primeira vez antes dos 60), com peso mínimo de 50 kg, estar alimentado e ter dormido ao menos seis horas na noite anterior. O intervalo mínimo entre a doações é de dois meses para os homens e três meses para as mulheres. É necessário levar documento de identificação com foto. Estão impedidos de doar pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, quem tem evidências clínicas ou laboratoriais de doenças transmissíveis pelo sangue (Hepatites B e C, AIDS, Doença de Chagas e doenças associadas ao vírus HTLV 1 e 2).

Também estão previstos impedimentos temporários para a doação, como gripes, resfriados, gravidez, pós-gravidez até 90 dias, amamentação, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes do procedimento, ter realizado exames de procedimento endoscópico nos últimos seis meses, ter se exposto ao risco de doenças sexualmente transmissíveis, ter sido vacinado contra febre amarela ou sarampo nas últimas quatro semanas ou passado por tratamento dentário cirúrgico nos últimos sete dias. Em caso de outras dúvidas ou mais informações procure o posto de coleta ou acesse: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/.

Caxias Shopping tem Feira de produtos saudáveis

Quem gosta de comprar produtos frescos e cultivados sem uso de agrotóxicos não pode perder a Feira Caixas Shopping que em novembro tem edições nos dias 3 e 17. A feira conta com uma série de produtores que fazem parte dos programas da agricultura familiar de Duque de Caxias e trabalham com um cultivo natural, sem uso de agrotóxicos. Quem visitar o evento, das 12h às 18h, vai encontrar frutas, verduras, legumes, café orgânico, plantas não convencionais e até chocolate vegano.

Além de ser um “point’ para venda de alimentos saudáveis, a Feira Caxias Shopping, que faz parte do projeto de responsabilidade socioambiental “Caxias Shopping Sustentável” lançado em 2010, é um importante espaço para a divulgação da importância do cultivo natural e sustentável, que respeita a safra dos alimentos. O Caxias Shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895.

Com Assessorias

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!