Longevidade: como lidar com o mercado que mais cresce no Brasil

Um terço da população será de pessoas acima de 60 anos em 2060. Uma pesquisa inédita será apresentada durante fórum promovido por seguradora em São Paulo

Redação
longevidade

O Brasil é hoje um dos países que mais rapidamente envelhecem no mundo. Segundo projeções do IBGE, o país terá mais um milhão de idosos a cada ano, nos próximos dez anos, e chegará a 2060 com 73,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o equivalente a um terço de uma população estimada em 218 milhões de habitantes. A expectativa de vida ao nascer já alcança 76,2 anos, contra 45,5 em 1940.

Mas como alcançar vida longa, com qualidade em diferentes aspectos? O desafio é pauta da 13ª edição do  Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, que vai reunir no dia 21 de novembro, em São Paulo. especialistas e personalidades nacionais e internacionais.

Durante o evento será apresentada pesquisa inédita realizada pelo Instituto Locomotiva: Grey Power, sobre como a sociedade e as empresas devem se preparar para lidar com o mercado que mais cresce no Brasil e já movimenta R$ 1,6 trilhão por ano.

Ainda durante o evento, serão anunciados os vencedores da oitava edição dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros. Serão reconhecidos os trabalhos nas modalidades de Jornalismo, Histórias de Vida e Pesquisa em Longevidade.

Nosso principal objetivo é difundir para a sociedade brasileira a importância da conquista da longevidade em seu conceito mais amplo e discutir os impactos nas diferentes esferas da vida. Se vamos viver mais, temos que nos preparar para aproveitar esse bônus de longevidade da melhor forma possível, com saúde, bem-estar e planejamento financeiro”, destaca Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

Destaques da programação

Com o tema ‘O Futuro da Longevidade’, o evento traz Stephen Johnston, mestre em Economia pela Harvard Business School e um dos fundadores da Aging 2.0, plataforma global de inovação para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Ele abordará a importância da inovação para quem vive mais.

Alexandre Kalache, médico, professor, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e consultor de longevidade da Bradesco Seguros, falará sobre o futuro da longevidade. Já a especialista em Gerontologia Denize Mazzaferro, membro do Conselho Gestor do Olhe (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento) e diretora da Angatu IDH, abordará a preparação para viver 100 anos.

A médica geriatra Maísa Kairala participará do painel “O Futuro da Saúde: Gestão e Coordenação do Cuidado”, ao lado de Marília Berzins, doutora em Saúde Pública pela USP e Mestre em Gerontologia pela PUC – SP.

Haverá ainda presença especial da Baronesa Sally Greengross, vencedora do Prêmio OBE, uma das maiores honrarias da coroa britânica. Ela soma mais de 40 anos trabalhando com envelhecimento saudável e políticas para idosos.

Fonte: Bradesco Seguros, com Redação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.