Mães têm avaliação gratuita para cirurgias reparadoras no Rio

Serviço na Santa Casa acontece esta semana, exceto quarta-feira. Veja outras iniciativas em nossa Agenda Positiva

Redação

De 13 a 18 de maio,  com exceção de quarta-feira (15 de maio), o corpo médico do CP-Rio (Instituto de Cirurgia Plástica do Rio) avaliará gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia, mulheres que desejam fazer cirurgias plásticas reparadoras. A iniciava faz parte da campanha anual em homenagem ao Dia das Mães na Santa Casa da Misericórdia, no Centro do Rio. As datas de campanha serão de segunda a sábado, com exceção de quarta-feira (15 de maio), das 8h às 15h.

As pacientes serão avaliadas por uma equipe de médicos-cirurgiões e, somente a partir daí, encaminhadas ao procedimento técnico necessário a um pré-operatório: marcação de consultas, pedidos de exames detalhados, e realização do orçamento.

É uma excelente oportunidade de o paciente esclarecer suas dúvidas, saber se realmente a cirurgia é necessária e aconselhável, conhecer quais as melhores opções e também os riscos. Este ano, devido ao sucesso da campanha anterior, aumentamos o número de médicos engajados na campanha e atenderemos também no sábado”, diz o diretor-médico do ICP-Rio, Francesco Mazzarone.

O Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro abriga, há cerca de 70 anos, seu tradicional Serviço de Cirurgia Plástica (atualmente denominado também de Instituto de Cirurgia Plástica do Rio), que neste ano atingiu a marca de 100.000 pacientes atendidos. Somente na campanha de Dia das Mães do ano passado, foram 5.000 pacientes.

Seguindo a filosofia do seu fundador, o professor Ivo Pitanguy, o objetivo do Instituto é proporcionar um atendimento de qualidade ao maior número de pessoas, com condições acessíveis a todas as camadas sociais.

Uma grande novidade deste ano é a realização dos procedimentos cirúrgicos reparadores por meio de planos de saúde, garantindo um atendimento integralmente gratuito do início ao fim a este grupo de pacientes”, completa o médico.

Mais informações e dicas para as grávidas cariocas

Estar grávida é viver um período cheio de mudanças, novidades, mas também de medos e insegurança. São tantas dúvidas, que dicas de uma fonte segura podem ajudar a ter uma gravidez mais tranquila. Juntamente por isso, no mês das mães, as cariocas ganham um programa de acompanhamento gestacional com informações sobre o pré-natal. Para acolher as gestantes, o Sérgio Franco Medicina Diagnóstica e a CDPI apostam no Programa Ninar, que se utiliza do ambiente digital para promover uma comunicação personalizada com a grávida.

Paciente dos laboratórios, a influencer digital Jade Seba, grávida do seu primeiro filho, o Zion, foi eleita embaixadora do Programa Ninar Sérgio Franco e CDPI.

“É incrível poder participar de um projeto que vai ajudar tantas mamães. Eu como mãe de primeira viagem, acho indispensável ter um guia com cronogramas na gestação. Assim conseguimos nos organizar melhor sem perder nenhum passo importante nessa jornada de cuidados inicial que é fundamental para toda criança”, ressalta Jade.

Na página sfcdpininar.com.br, a futura mamãe poderá se cadastrar, informando nome, e-mail, data de nascimento, semana gestacional e laboratório de preferência (Sérgio Franco ou CDPI). Após finalizar o cadastro, ela receberá um e-mail com informações de acordo com a semana gestacional. Os laboratórios também oferecerão cursos presenciais de orientação sobre os cuidados com o bebê, como por exemplo, dicas de amamentação e como dar banho no recém-nascido.

Ebook gratuito sobre saúde da mulher

Lançado para comemorar o dia das mães, o e-book gratuito disponível para download no site http://vitacheckup.rds.land/lp-ebook-guia-completo-para-a-saude-da-mulher visa ajudar mulheres de todas as faixas etárias e, principalmente, aquelas que cumprem as exaustivas duplas jornadas de maternidade e trabalho.

Um estudo recente do Vita Check-up mapeou a saúde de cerca de 3 mil executivos (66,4% homens e 33,6% mulheres), na faixa de 46 anos em média. A pesquisa revelou que 33,3% das executivas tem circunferência abdominal elevada, contra 27,8% nos homens, o que indica tendência maior delas sofrerem de problemas cardíacos.  As mulheres também estão mais propensas à obesidade tipo III, chamada mórbida, que é a de maior risco para a saúde. E detalhe, 44,7% delas não praticavam atividade física regular.

A importância da saúde da mulher, os cuidados essenciais, a saúde feminina muito além dos aspectos ginecológicos, os cuidados para uma vida feliz e uma rotina saudável são alguns dos temas abordados pelo guia da Saúde da Mulher, elaborado pelos profissionais do Centro de Medicina Preventiva Vita Check-Up. A produção do material contou com a consultoria de médicos de diversas áreas, que atuam há mais de 20 anos com medicina preventiva.

Semana da Enfermagem tem atividades no Rio

Duas ações marcam no Rio de Janeiro a Semana da Enfermagem, por conta do Dia Mundial da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, e do Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio). A Casa de Saúde Saint Roman, especializada em tratamentos de transtorno mental e dependência química, promove um evento comemorativo no dia 16 de maio, quinta-feira, das 8h30 às 16h.
O principal objetivo é proporcionar visibilidade da enfermagem junto à sociedade, integrar a equipe multidisciplinar, aprimorar o conhecimento técnico-científico e a valorização da categoria. Haverá uma ação de saúde gratuita de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações e cuidados.
Nos dias 16 e 20 de maio, a Univeritas – Centro Universitário Universus Veritas realiza a III Semana de Enfermagem com o tema: “A prática de enfermagem humanística como caminho para a equidade em saúde”. O evento vai contar com apresentação de trabalhos científicos, mesa-redonda e palestras ministradas por profissionais da FioCruz, Unirio, Inca, entre outras instituições. Haverá ainda cerimônia de Imposição de Insígnias e Prêmio Univeritas Rio de Premiação dos Trabalhos Científicos.
A semana vai realizar mini-cursos gratuitos sobre “Como fazer uma revisão integrativa” e “Cuidados de Enfermagem à Criança Vítima de Queimaduras”. Os interessados podem se inscrever enviando nome e contato por meio do e-mail enfermagem@univeritas.com, até o dia 18 de maio. Os interessados nas palestras e demais atividades podem comparecer diretamente nos dias 16 e 20 de maio, das 9h às 12h e das 18h às 21h.

Fórum do Observatório da Saúde debate saúde do trabalhador

As condições de Saúde dos agentes de segurança pública com foco em políticas públicas de saúde voltadas para e melhoria na qualidade de saúde dos agentes de segurança pública é o tema que vai pautar o VII Fórum do Observatório da Saúde RJ. O evento é uma realização do Observatório da Saúde do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Castelo Branco e com diversas instituições de Segurança Pública do Estado, e será realizado no dia 16 de maio , das 9h às 17h, no auditório do Hospital dos Servidores do Estado(HCE), na Rua Francisco Manuel 126- Benfica.
.
Nesta 7ª edição do Fórum, a ideia é debater o Panorama da saúde do trabalhador e as políticas de saúde para os profissionais de segurança tendo como base a Lei 7883/2018”.
A palestra sobre Saúde do Agente de Segurança Pública será ministrada pela Dra. Cynthia Maria Simões Lopes, Promotora do Ministério do Trabalho; o tema “Políticas para os Profissionais de Segurança Pública” será abordado pelo Coordenador-Geral de Políticas para os profissionais de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública ligada ao Ministério de Justiça e Segurança Pública, Coronel Allan Fernando Quint. O médico e conselheiro do Observatório da Saúde, Ângelo de Souza  falará sobre a autogestão em saúde. Entre as instituições convidadas para o evento estão: SEPOL, SEPM, SEAP, SEDH, CBMERJ, DEGASE.

 

Terapeuta ayurveda faz palestra gratuita em Cabo Frio

O terapeuta Ayurveda, escritor e professor de Yoga Fábio Goulart estará no espaço Cereall em Cabo Frio, na quinta-feira, dia 16 de maio, às 18h30, para uma conversa esclarecedora. No evento, com entrada franca, ele vai compartilhar suas vivências com o Ayurveda no Brasil. Fábio, que faz sua 11ª viagem a Índia em setembro deste ano, foi convidado para palestrar na edição 2019 do ELAA – Encontro Latino-Americano de Ayurveda que acontecerá em São Paulo no mês de outubro.

Anualmente o professor Fábio Goulart leva alunos para estudos na Índia e faz imersão na Clínica e Instituto de Pesquisas Ayurveda do Chakrapani, na cidade de Jaipur. Autor do livro “Índia – Entre homens e Deuses”, Fabio Goulart recebeu em dezembro de 2018 uma homenagem na ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio, pela sua atuação com Ayurveda no PSF de Magé nas PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Fábio integra ainda o corpo docente de dois cursos de Pós-Graduação e viaja para diversas cidades do Brasil ministrando aulas e cursos.

Com uma abordagem envolvente, o terapeuta e professor Fábio Goulart falará sobre o sucesso do tratamento com a medicina indiana. O objetivo do encontro em Cabo Frio é traçar um panorama sobre a viabilidade da Ayurveda no país e apresentar alguns resultados instigantes com a aplicação da prática tradicional, conhecida como a ciência da vida.

A palestra vem ao encontro da expectativa de admiradores que sonham em trazer para a Região dos Lagos, um curso de formação de Terapeuta Ayurveda, e que em breve será uma realidade. Mais informações pelos telefones (22) 99839 -3640/ (22) 999083807. O espaço de eventos do Cereall Gourmet fica à Rua José Bonifácio, 28, no centro de Cabo Frio.

Da Redação, com Assessorias

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.